Arquétipos de Personalidades Japonesas (Os dere e +)


Postado

ARQUÉTIPOS DE PERSONALIDADE ANIME E MANGÁ




O termo "Dere" significa literalmente "Amoroso/Amável/Apaixonado", então esse tipo de classificação de personagens é geralmente usado para o sexo feminino, mas serve para ambos os sexos e é basicamente a maneira como o personagem interage com os outros, principalmente o de seu interesse amoroso.



* TSUNDERE >

É o tipo mais popular e o mais comum e vistas em animes em geral, presente entre em oito a cada dez Shoujos. O termo "TSUN", antes do "Dere", pode ser atribuído aos significados : brusco /agressivo /revoltado. São pessoas que inicialmente demonstram ter a personalidade forte, impulsiva, durona, mandona, agressiva, hostil, violenta, rabugenta, arrogantes em alguns momentos, até más a primeira vista, um pouquinho "bipolar", por alterar do estado dócil ao agressivo em segundos, entretanto tudo isso é uma forma de esconder seu outro lado, que depois de um tempo se revela ser doce, simpático, gentis, solidário, amigável, modesto e sensível, em alguns casos até tímida, mesmo que tentem esconder. Os casos em que mais revelam o seu lado doce são quando o personagem se apaixona. Quando não faz exceção com a pessoa que gosta, geralmente no começo a tratam mal, sentindo que a presença de quem lhe atrai incomoda, usando a raiva como barreira e a agressão é a única forma que demonstram seus verdadeiros sentimentos, achando que não estão dando sinal de seus sentimentos, quando é justamente o oposto. É normal dos Tsunderes sejam brutinhos, as vezes sadomazô, dominadores e que saibam brigar bonito, sendo comum os vê dando chutes, distribuindo cacetadas e dando socos na cabeça dos desavisados.



* DANDERE >

Derivado de "Danmari" (Silencioso ou que fala pouco) , o termo "DAN", antes do "Dere", pode ser atribuído aos significados : Silencioso / Tímido / Calmo. São pessoas geralmente inteligentes, que passam desapercebido pelos outros, mais quietas por natureza ou de grande timidez, com jeito introvertido, anti-sociais, reservados ou super discretos. Geralmente vistos sozinhos em público, tem poucos amigos ou nenhum, normalmente não falam nada, só se pronunciando se alguém interagir com eles. Só revelam seus sentimentos com pessoas mais próximas, de muita confiança e com certa dificuldade, mas tentam ao máximo sentimentalmente se controlar, parecendo não ter emoções, por sua pouca ou nenhuma expressão deles, no entanto quando estão próximos das pessoas que gostam, se mostram mais doces e conversam mais, as suas emoções aparecendo, saindo devagar de suas casas até parecendo muito fofas (não sendo necessariamente dóceis). Quando se fala em interesses amorosos, mesmo que o personage esteja completamente apaixonado, em muitos dos casos, por fora lutará para não demonstrar, tentando fazer que seus sentimentos não influenciem os outros, porém para interagir com o seu ser amado começa a mostrar seu lado doce e protetor em certas circunstâncias (da sua maneira), podendo expressar o que sentem com grande intensidade, talvez por passar muito tempo se reprimindo, mas no final demonstram que na verdade são amorosos, ternos, legais e amáveis.



* KUUDERE>

O termo "KUU"(Cool), antes do "Dere", pode ser atribuído aos significados : Frio (Cool) / Indiferente. Em muitos aspectos parecidos com os DANDERES, as vezes escrito "Cooldere" ou "Coodere" pelo Inglês, é um termo acrescentado por escritores ou fãs, uma gíria anime / mangá, referindo-se ao estereótipo da personalidade de atitudes calmas, frias, quietas, cínicas, indiferentes, anti-sociais, inexpressivas, discretos, de alguma forma chegam a serem maus, não tendo tato ao falar certas verdades, já na intenção de atingir de forma efetiva seu alvo. Eles geralmente tem dificuldade compreender e demonstrar os próprios sentimentos, tentando achar as razões existentes neles, preferindo não interagir com os outros, também sendo mais calados e de emoções contidas que os DANDERE, mantendo está máscara de frieza, ocasionalmente mostrando seu lado frágil.



* YANDERE>

O termo "YAN", antes do "Dere", vem de "YANDERU", que significa "emocionalmente/ mentalmente doente", basicamente são pessoas com instabilidade mental (psicopatas) que a primeira vista são gentis, amorosos, alegres, aparentemente inocentes com seu jeito amável, um pouco impulsivo e que se irritam fácil, podendo até ter um grande círculo de amizade, demonstrando seus sentimentos de forma bem aberta, mesmo que tentem esconder seu lado doentio, usam de extrema violência como uma forma de demonstrar suas emoções, pois sua natureza é destrutiva. Se tratando de como age com relação ao ser amado, desenvolve uma psicopata obsessão (literalmente loucamente apaixonado). Simplesmente o persegue e quer toda a atenção da pessoa para si, capaz de qualquer coisa, até fazer mal a qualquer pessoa que demonstre afeto pelo seu ser amado, sendo ciumento e possessivo a ponto de causar dano ou mesmo matar todos que considera uma ameaça para seu relacionamento, podendo até ser violento com quem está apaixonado. Se sua relação amorosa for danificada é natural a este personagem recorrer a medidas violentas para com ele próprio, os outros e até mesmo seu amor, porém prejudicar a si mesmo ou seu amor é sempre o último recurso, uma vez que prejudicar aqueles que considera como obstáculos à interferir sua prioridade, mesmo que a culpa do fim de enlace amoroso seja do yandere.



* DEREDERE>

O termo "DERE", antes do "Dere", significa "torna-se amável" ou traduzindo de forma um pouco básica "amorosamente carinhoso". São usados para descreve personagens animados, apaixonados, que gostam de tudo, enérgicos, meigos com qualquer pessoa, que mostram todos os seus sentimentos em público e muitas vezes se mostram doces e felizes de uma forma que parece ser algo que irá durar para sempre, mostrando sua verdadeira personalidade sempre a todos.



* HIMEDERE ou OUJIDERE>

As palavras são literalmente princesa (Hime) e príncipe (Ouji) e são usados em personagens que exigem serem tratados como membros da realeza ou pertencentes a nobreza pelas pessoas ao seu redor( Sendo ou não da realeza, na maioria das vezes filhos de pessoas ricas), que são narcisistas e caprichosas, gostando de comandar e governar os outros, tendo em alguns casos um pouco da agressividade da personalidade dos Tsundere.



* KAMIDERE>

O termo "KAMI", antes do "Dere", significa Deus/Deusa em japonês, portanto são os personagens com complexo de Deus, geralmente orgulhosos e arrogantes, considerando os outros inferiores, gosta e quer ser tratado como uma divindade, querendo que todos os idolatrem.



* UNDERE>

O termo "UN", antes do "Dere" é uma forma informal/casual de dizer "SIM", sendo aquela pessoa amigável que geralmente concorda com praticamente tudo que dizem animadamente, como uma forma de ganhar muita intimidade rápido o tanto quanto possível.



* KANEDERE>

São personagens que só se sentem atraídos por pessoas com dinheiro e poder, se considerando superiores aos outros, não se importando de manipular as pessoas para obter seus objetivos.



* DORODERE>

Aquela pessoa que por fora parece aminada e alegre, mas por dentro está cheia de problemas.




* MAYADERE>

São pessoas que normalmente começam na história como antagonistas perigosos, porém trocam de lado após se apaixonarem por um outro personagem, no entanto ainda são extremamente perigosamente mortais e imprevisíveis, para todos e até para aquele que amam, podendo até fazer piada sobre matar a pessoa que tanto amam.



* THUGDERE>

O termo "THUG", antes do "Dere", significa "bandido", sendo uma derivação de TSUNDERE, porém é particularmente masculino. É quando o cara se comporta feito um bandido, mas na realidade é uma pessoa boa por dentro, capaz de atos nobres pela pessoa amada.




* YANGIRE>

YANGIRE é um arquétipo de personalidade similar de muitas maneiras na forma agir com os YANDERE. São personagens que podem começar agradáveis e doces, mas torna-se muito agressivos e psicóticos com o tempo, no entanto ao contrário do YANDERE, não se torna violento por causa de uma atração que sente por um personagem, em vez disso podem se tornar perigosos simplesmente porque estão irritados com um personagem, o motivo não tendo nada a ver com interesse amoroso, como simplesmente por prazer.



* YAMATO NADESHIKO>

Apenas usado em personagens do sexo feminino, pois seria o ideal de atributos que são considerados tradicionalmente desejáveis nas mulheres do ponto de vista masculino dos japoneses, geralmente atribuído a garotas com educação tradicional, esse ideal japonês vindo de tempos antigos, porém ainda muito presente nos dias atuais em famílias japonesas que ainda escolhem até com quem suas filhas devem casar. Uma Yamato Nadeshiko é aquela mulher cheia de virtudes, prendada em suas habilidades domésticas, educadas, humildades, boas mães, fiéis aos maridos, que não reclamam de nada e fazem tudo pelo bem estar da família, agindo segunda instruções ou no melhor interesse das autoridades patriarcais.



* LOLI(LOLITAS) e SHOTA>

São personagens que tem aspectos infantis, um corpo pequeno delicado e frágil, além de uma personalidade e forma agir que são de um jeito meigo e fofo, não precisando necessariamente serem menores de idade, contanto que pareçam ou se comportem como crianças. (Lolitas são meninas e o Shotas são os meninos)



* MENAGE>

O termo MEGANE significa "óculos" e são basicamente os personagens que usam óculos e eles podem ter várias personalidades, mas sempre tem em comum os óculos e a inteligência de nerds. São rápidos em agir por serem práticos, um calmo ao pensarem devidamente nascoisas, além de recorrer ao seu conhecimento. Se rerindo aos homens, normalmente é aquele personagem sério, esperto, que se mostra mais maduro que os outros e tira as melhores notas da sala, que todos conhecem, ou é aquele tímido, o nerd bobo e desajeitado. Nas mulheres, seria aquela menina gentil e amável, que é tímida, comportada e calma, ou a nerd boba e desajeitada que é considerada feia, mas que fica incrivelmente bonita sem óculos. São geralmente os personagens no enredo de histórias de colegiais, atuando no gênero o/a Linchou (Representante de Classe) ou o/a Seitou Kaichou (Presidente do Conselho Estudantil). Ambos com a característica básica de serem rígidos quando se trata de ordem, tem mão de ferro e se importam muito com o bem estar dos outros alunos de seu colégio ou sala de aula, porém cada personagem pode ter uma personalidade variada tendo o conjunto descrito.( O "Meganekko" é usado especificamente para o gênero feminino)



* BOKUKKO >

O termo "BOKU" é o "Eu" masculino em japonês e "KO" significa Criança/Filha/Menina. São personagens femininos agressivos, que não levam desaforo para casa e tem dificuldades em demonstrar seu lado feminino, sendo as típicas "Meninas Moleques", nós entanto isso não quer dizer que sejam necessariamente Lésbicas, geralmente também tendões um pouco "TSUNDERE" e "PENTTANKO", sendo mais duras e despachadas.



* PETTANKO>

O termo "PETTAN" é uma onomatopéia para coisas que estão/foram amassadas e "KO" que significa garotinha/menina, sendo basicamente uma personagem feminina com pouco peito (As famosas TÁBUAS), no entanto só o fato de ter seios pequenos não faz uma verdadeira "PETTANKO", pois precisam se sentir incomodadas com isso ou praticamente o oposto, sentindo orgulho disso, não tendo uma faixa etária específica para este arquétipo, mas costumam ser adultas ou adolescentes.



* DOJIKKO>

O termo "Doji" significa "Desajeitado". São personagens de ambos os sexos desajeitados ou desastrados, normalmente garotas que derrubam e tropeçam em tudo e todos ( Existe personagens garotos, porém são minoria) , que não tem grandes habilidades ( Como cozinhar e na prática de esportes por exemplo), mas que mesmo com todo esse jeitinho são pessoas fofas e adoráveis, em resumo Kawaii. ( Kawaii é um adjetivo da língua japonesa, que significa lindo, gracioso, adorável, fofo, etc. É uma palavra usada para fazer um elogio. Kawaii é uma expressão muito usada no Japão, pelos jovens, adeptos da cultura pop, onde a qualidade e a estética são bastante valorizadas.)



* MOE>

O termo "MOE" é usado para se referir a personagens inocentes ao ponto de não vê malícia em nada, fofos em todos os sentidos, adoráveis por natureza, gentilmente educados, cativantes em suas maneiras de se portar, ficando muito felizes e satisfeitos com pouco, também chorando por pouca coisa, influenciáveis por sua personalidade fraca, inofensivos do aspecto aos gostos, parecendo ser os mais fracos e vulneráveis, geralmente com voz suave e os olhos parecem querer chorar, mas tentam seu melhor para serem reconhecidos pela pessoa amada, fazendo involuntariamente as pessoas querem os proteger de todos os danos e perigos do mundo, além de serem sentimentalmente carentes e precisarem de muito afeto.



* SUKEBAN/ BANCHO >

Os termos "SUKEBAN" (para pessoas do sexo feminino) e "BANCHO" (para pessoas do sexo masculino), são usados para delinquentes ou líderes fortes que lutam e são chefes de guangues, quadrilhas ou organizações.



* ECCHI / HENTAI >

O termo "ECCHI" significa "Obsceno" e já "HENTAI" é pervertido. Como poucos sabem, na verdade estes termos nunca são usados para se referir a propriamente a atividade sexual "Normal" ou qualquer entretenimento de sexo explícito. ( Vale ressaltar que as palavras tem impacto diferente; Se uma pessoa japonesa chama um amigo de Hentai, é equivalente a chama-lo de tarado ou pervertido, sem uma conotações suja e doentia). Estes tipos de personagens são comuns em animes, pois dão um ar mais engraçado a trama porque são apenas personagens pervertidos, loucos por homens ou mulheres, dependendo de sua preferência sexual, seja heterossexual ou Yaoi (Gays) ou Yuri (Lésbicas).



* GENKI SHOUJO >

São personagens do gênero feminino extremamente enérgicas, alegres, conversadoras, animadas, humoradas impulsivas, extrovertidas, otimistas, expressivas.



* BIFAUXNEN >

É conhecido como um falso Bishonen(Faux + Bishonen = Falso Menino bonito), onde um personagem feminino que se parecer com um menino muito bonito ( Lembrando que a beleza no Japão é baseada em traços femininos). Isto tem a tendência a acontecer em um ambiente onde diferentes personalidades do sexo masculino são limitados, como no YURI gênero, para dar as estudando lésbicas uma menina andrógina para babar. Isso normalmente assume a forma de ser uma "Ladette" ( Uma menina forte de personalidade agradavelmente educada, mais refinada ao estilo príncipe charmoso, pois reúne em si as melhores características masculinas e femininas, normalmente sendo atraente tanto para os homens quanto para as mulheres), mas pode ter outras variações, como uma personagem mais atlética ou até membro de uma banda.



* OJOU SAMA >

Termo honorífico que remete ao tratamento dado a garota com pais muito importantes, nos mangás é aquela personagem linda, educadissima, prendada e rica,( é claro!), que normalmente desperta a extrema admiração e devoção de outros personagens sem querer na maioria das vezes, fazendo com que a protagonista, a garota comum, se sinta inferiorizada



* BISHOUNENS / BISHOUJOS >


Bishounen vem da junção de “Bi” (Bonito) com “Shounen” (Menino). Ou seja, é um termo usado para designar meninos bonitos. Bonitos na visão dos japoneses, claro. E na visão dos japoneses, bonito = Aparencia afeminada. Não do tipo que parece uma "bicha louca" (sem preconceitos), só um pouco afeminado (Bom, em alguns casos você pode acabar confundindo com uma menina). No japão a beleza é assimilada com a figura feminina. Por isso, não é estranho ouvir algum japonês dizer “Ele é tão bonito que parece uma menina/mulher”. Bishoujo é a junção de “Bi” e “Shoujo” (Menina). No caso das Bishoujos, esse termo não é lá muito usado para Personagens e sim para um gênero de Animê/Mangá, pois 90% das personagens de animês são Bishoujos. A maioria dos animês Bishoujos vem de Sim Dates (Simulador de relacionamentos) ou Eroges (Jogos eróticos) Harém, onde existe um homem cercados de belas mulheres, onde enredo fica em segundo plano, ou animês onde personagens masculinos raramente fazem uma aparição.

Se alguém achar algo errado me avisa ;)


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...