Gêneros - Introdução


Postado

Gêneros - Introdução

GÊNEROS
Introdução



É legal deixar bem claro uma coisa antes de falarmos de gênero: todo texto tem um objetivo.
“Caramba Gabi... Que inteligência da sua parte, que profundidade em suas palavras! Eu te vejo agora como a mulher mais sábia que qualquer filósofo!”, mas é verdade, galera, acredite em mim!
Não adianta falar nessa ironia, porque o texto falado ou escrito tem um objetivo específico para com o leitor, não é só um monte de palavras jogadas que estão ali apenas por estar: é um recado, uma mensagem, um algo a mais que quer ser entendido e descoberto!
Daí é necessário saber o conteúdo para dizer a que tipo de gênero ele pertence, mas a coisa pode piorar, porque quando falamos GÊNEROS, podemos falar dos LITERÁRIOS e os TEXTUAIS.


Os Gêneros Literários são todos aqueles que envolvem a literatura – não me diga? – sendo que são classificados quanto a sua forma, podendo ser VERSO ou PROSA.
Como o próprio nome já diz, os textos em verso são aqueles dispostos em versos com métrica ou não (poemas e canções são exemplos do que seria esse tipo de gênero), podendo ter suas palavras contadas, suas linhas regradas ou não e por aí vai.
Isso você já viu na escola e quase matou sua professora de português, certo? Pois é, comece a dar valor às aulas dela, porque vão ser de grande ajuda aqui, sabiam? E para aqueles que não viram, preparem-se: é um trauma para o resto da vida!
Já os textos literários em prosa, são todos aqueles organizados em frases, parágrafos, capítulos, falas e outros. Vale lembrar que o Gênero Literário faz a seguinte classificação de seus textos: lírico, épico, dramático e narrativo.

Não se preocupem que ao longo dos outros jornais vamos falar com calma sobre um por um, mas por enquanto é só um parecer, beleza?

Agora, quando falamos de Gêneros Textuais, estamos lidando com as diferentes formas de linguagem que cada texto tem, ou seja, a maneira informal ou formal que um vocabulário tem dentro de um texto. Temos que lembrar que dentro de um ensaio, essa formalidade e informalidade podem andar juntas, então não faça cara de espanto quando um texto formal tiver sua parte informal.
Faz parte daquele estilo, ok?
Como eu disse antes, um texto se comunica com você e o gênero que mais faz isso é o textual, porque é a língua em constante uso! Quer exemplos? O Romance é um tipo de gênero textual, a aula chata daquela professora carrancuda é um gênero textual, assim como um conto e uma receita de bolo!
“Mas como pode uma aula e uma receita de bolo ser um gênero textual?”
Simples: dento da receita temos a linguagem formal como uma ordem de passos a serem seguidos. Qual é a função deste texto? Te ensinar a cozinhar um bolo, por exemplo – não liguem, estou com vontade de bolo! Isso é uma indireta pra você, Tay! – e o mesmo condiz à aula. Não que a aula da professora carrancuda te ensine a fazer bolo, mas a linguagem dela pode ser informal e traz até você o conhecimento daquela matéria.
Só que tem um detalhe BEM PEQUENO QUE NÃO PODE SER CONFUNDIDO: diferenças entre LITERÁRIO e TEXTUAL.
Lembra que eu disse logo ali em cima que a gente classifica Gêneros Literários quanto a sua forma em lírico, épico, dramático e narrativo? Pois é... Essa classificação, esses quatro mundos, fecha uma determinada história naquele mundinho e fica ali, entende? Não sai, não expande, não faz nada: só fica ali e pronto!
No Gênero Textual, não! Aqui nós englobamos todo o tipo de texto que possa se comunicar com o leitor, aí olhamos as características que ele tem e o encaixamos num gênero.
Pra que não se confundam com a quantidade de informação, no próximo jornal vamos falar sobre os mundos que esses dois gêneros carregam ok?
Então, vejo vocês no próximo jornal!

Escutando: Requiem for a Dream
Lendo: Human Farm
Assistindo: Blood
Jogando: Plants vs. Zombies
Comendo: Pipoca
Bebendo: Água

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...