ESCRITORES SÃO INVEJOSOS?


Postado

Como sempre alguém diz, escritores são uma raça invejosa. Diga que não. Estou esperando, vamos lá, não tem problema, eu também custei a acreditar no começo, quando ouvi a frase pela primeira vez.

Pense, nós aqui, ainda autores não publicados, se é que um dia seremos, olhando os títulos do site. As fanfics favoritas, populares e amadas, você lê, afinal todos adoram, deve ser ótima. E depois você começa a se perguntar por que fez sucesso? Por que as pessoas gostam tanto de algo terrivelmente clichê cheio de erros ortográficos e capítulos sem sentido ou aquisição a história? Não faz sentido para você, escritor, acostumado a ler textos de Arnaldo Jabor, um dos meus jornalistas preferidos, diga-se de passagem.

Então eu pensei não como a garota que gasta quase todo o dinheiro que ganha com livros ou coisas que estimulam intelecto, tentei pensar como alguém que paga pau pra história ruim. Pensei que talvez as pessoas que lambam o chão onde essas histórias são escritas gostem de clichês. Clichês muito ruins, também diga-se de passagem.

Por muito tempo eu olhava essas fanfics, independente o site, parava, pensava e por fim: nada. Eu não achava nem nunca achei um motivo para serem tão populares.

Tá, eu sei, você não escreve por reconhecimento. Eu também não, mas diga, diga que não fica feliz ao ler um comentário dizendo que estão amando algo que veio da sua cabeça! Pois bem, se você posta suas histórias com toda certeza é por muito mais do que treinamento, mesmo que aqui você desenvolva habilidades de escrita que nem na faculdade você conseguiria. Não é uma estratégia ou sei lá, é só você melhorar os erros, se envolver melhor com o público e quem sabe um dia você esteja em algum lançamento de um livro meu! Quem sabe se algum dia eu esteja no seu lançamento! Nunca se sabe! E como isso começou? Exato, com “ligação on” “flashback on” e trocas de “mais” por “mas” e vice versa e se você ainda usa esses termos, aconselho-lhe a parar.

Uma vez, vagando pelas mais populares de Jogos Vorazes eu achei uma fic. A fic que merecia estar no topo. Bem escrita, estruturada, eu me senti lendo um livro! E é essa a ideia da fanfic, não é? Fazer com que pareça um livro? Eu sempre pensei que fosse. Eu fiquei pensando, se eu fosse a autora ou a conhecesse pessoalmente, como ela se sentia sabendo que um monte de fanfics, desculpa a sinceridade, ruins, haviam passado uma das melhores historias que já li!

Você escritor, leitor ou alguém que esteja lendo esse texto, gosta mesmo dessas histórias? Ruins, cheias de erros, sem nexo e fantasiosas doentiamente? Ou apenas lê porque é costume de escritoras talentosas deixarem de postar frequentemente por motivos diversos? Eu não vou mentir, tenho nas observações fanfics que eu sei que são terríveis, porém mesmo assim leio. E obviamente, aquele sentimento tão ruim, me atinge. “Por que essa fanfic tão ruim é considerada melhor que a minha?”. Eu não vou me fazer de vítima, não vou falar que sou a pior escritora do mundo e que meu talento é igual á de um pato que bateu as patas no teclado e postou. Eu sei que eu escrevo bem. Sei que tenho fanfics consideradas “de sucesso”, que certamente eu também sou invejada por alguma escritora pequena que está começando agora.

Mas voltando a inveja que os escritores sentem dos escritores maiores muitas vezes com conteúdos piores, afinal as vezes é só porque a fanfic é mais lida, quero deixar uma mensagem para quem quer que esteja lendo isso agora. Você já sentiu inveja de um escritor ou escritora? Pense consigo mesmo. A resposta pode surpreender até o escritor amigo de outro escritor que quando o amigo consegue um contrato com uma editora você pense “que legal pra ele” , eu sei que lá no fundo você sentiu inveja. Eu sei.

Dica da titia Ghiamey: Os números não devem ser importantes na postagem de uma história, sua vida vai ficar muito mais fácil quando souber disso. Nunca escreva para os outros, escreva sempre para si mesmo, depois eventualmente, poste.



Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...