FEMINISMO


Postado

FEMINISMO

Todos os dias eu me deparo com comentários extremamente machistas e preconceituosos. Não é frescura! Não é misandria! Não é falta de um homem!

Sempre que me deparo com alguma discussão sobre o feminismo uma menina, garota ou mulher diz não ser feminista. Diz gostar do jeito que está. Eu, claro, respeito a escolha delas, mas acho que também devém tentar entender o outro lado da moeda, o lado das feministas.

Hoje eu estou aqui somente para explicar o que é feminismo e parar de ler comentários na internet como: “não sou feminista porque tenho namorado” ou “não sou feminista porque essas mulheres são a favor do aborto”. Primeiro: você pode ser feminista e ter um namorado, segundo, nem toda feminista é a favor do aborto, eu tenho uma amiga feminista que não é a favor do aborto, outra que é a favor da legalização do aborto e contra o ato e eu mesma que acredito que corpo é meu e eu faço o que eu quiser com ele.

Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens.

Sim, isso é o que significa feminismo. Um monte de meninas, tanto aqui no site quanto em diversas outras sociais ou simplesmente que abrem o computador e levam uma vida na internet se dizem não feministas e não machistas, elas querem a igualdade entre os sexos. Nessas horas em que leio essas coisas eu penso em uma coisa: como assim, amiga? Elas basicamente disseram que são feministas, mas que não querem ser chamadas de feministas. Por que? Eu sempre me pergunto. A resposta é simples: as pessoas associam feminismo a superioridade feminina ou o contrário de machismo.

Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.

Não, feminismo não é o contrário de machismo, surpresos? Por incrível que pareça isso surpreende muita gente.

“Não sou machista, mas acho que lugar de mulher é no fogão” Agora homem não pode ser cozinheiro? Coitado do Peeta! Como vai ser padeiro?

Sim, eu sou CONTRA as cotas. Cotas para índios. Cotas para negros. Cotas para mulheres.

Chega disso.

É como se inferiorizassem completamente os negros, as mulheres e outros grupos com características específicas, no meu caso, uma vagina.

Isso é bem errado, saber que precisamos de uma cota para entrar para alguma coisa ou algo do gênero é algo ridículo.

Outra coisa que me deixa com raiva é essa coisa de “mulher de graça até 21h” ou “mulher $18,00 e homem $20,00”.
Enfim, descontos e coisas do gênero para mulheres. Novamente, e posso pagar dois reis a mais, pare de me usar como isca para atrair homens aos locais. Lembro-me quando eu estava no carro com minha mãe e ouvi uma propaganda assim “Só hoje, show em **** mulher free até as 23h” e perguntei o por que. Ela olhou para mim e disse que era para encher o local com homens, não com essas palavras, claro, mas querendo dizer isso. Fiquei meio confusa na época, tenho 13 anos agora, naquela época eu devia ter o que... 7 ou 8 anos? Talvez até menos. Pensava que não fazia sentido e olha, continuo pensando assim.

Claro que sempre tentam falar do feminismo como se fosse apenas para pessoas de sexo feminino. Propagar essa propaganda. Cheio de rosa, sutiã e esconder que os homens também estão nessa. Homens que também precisam do feminismo. Feminismo para poderem ser reconhecidos quando forem na delegacia denunciar um estupro, para terem chance igualitária na hora de ficar com a guarda dos filhos no divórcio ou até mesmo ter o direito de usarem maquiagem sem serem chamados de “viados”. Na verdade, quando mesmo é que ser homossexual virou algo ofensivo?

Para onde eu olho eu vejo a necessidade do feminismo.

Agora, eu lhe pergunto, você é feminista?


Links:
Sobre Machismo
Sobre Feminismo 1 Feminismo 2

Vídeos de youtubers sobre feminismo:
5 Indícios de que você é Feminista - Lully de Verdade
Você é Feminista? - Gabbie Fadel
Mitos do feminismo - Natasha Rattacasso


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...