~AoiHaruki

AoiHaruki
Auto-crítica e curiosa
Nome: Juliana
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 8 de Junho
Idade: 17
Cadastro:

[AVISOS] Atraso de fanfics + doença crônica nova


Postado

Bem pessoas, há mais ou menos duas semanas e meia fui diagnosticada com diabetes tipo 1 (por favor, pesquisem antes de fazer alguma pergunta, não tem nada a ver com a 2 e preciso fazer uso de insulina regularmente), e desde então são idas e vindas na endocrinologista, nas farmácias para comprar tiras-teste para meu medidor de glicose, fazer cadastro no Hospital Regional pra pegar insulina de graça (tomo dois tipos, a Humalog e a Lantus - que é 300 reais), e enfim, minha vida virou uma bagunça.

Eu queria poder sentar no PC com calma e escrever, mas é muita coisa ao mesmo tempo, fora que eu não posso me estressar (faz subir minha glicose), mas minha vó não me dá sossego (sim, eu vivo com ela). E enfim, eu faço contagem de carboidratos pra aplicar insulina, basicamente vejo as quantidades do que vou comer (colher de sopa, xícara de chá, por exemplo) e vejo quanto de carboidrato tem em cada porção, somo, daí o resultado divido por 15 (1 unidade de insulina corrige 15 gramas de carboidrato) e vejo quantas unidades de insulina tenho que tomar, fora a correção, que seria nada mais que o nível da minha glicose no momento (ex: 200) subtraído por 100 e dividido por 50, que seriam as unidades de insulina que eu devo tomar pra corrigir a glicemia alta.

Isso é basicamente minha rotina todos os dias, eu não sou muito boa em matemática, mas só preciso usar as 4 operações básicas e regra de três, que eu sei fazer, então ta ok. Mas sério, às vezes sinto preguiça de comer só de pensar que vou ter que ver quanto de cada coisa vou comer e quantas gramas vai dar, fora a preferência por bolachas integrais, arroz integral, massa integral etc.

Ao contrário do que muitos pensam sobre a diabetes (a tipo 1), se você passar a vida inteira sem comer doces ou passar a vida inteira comendo doces, nada vai impedir ela de aparecer. Não tem como prevenir, só a 2, que é a que dá em adultos, idosos e obesos.

Pra você que é saudável, eu só digo uma coisa: nunca perca seu tempo com dietas e com comida integral pra emagrecer ou ser extremamente saudável, sem comer um sorvete ou um chocolate nunca, ou um copo de refrigerante, porque daí você adquire do além uma diabetes tipo 1 (como eu, que sou a primeira da família com isso) e não pode comer quase nada do que você gostava.

Claro que nunca fiz dietas nem regimes e não levava uma vida desregrada no quesito alimentação, comia as "porcarias" que um adolescente normal come em quantidades pequenas, como sorvete, refrigerante, chocolate etc de 2 a 3 vezes por semana, e lanches como Mc Donalds de 1 a 2 vezes por mês.

Enfim, se eu atrasar com as fanfics, eis aí o porque, eu não estou tendo tanto tempo quanto gostaria, sinto muito.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...