Pensamento do dia


Postado



Sobre a cena do Jon como rei do Norte, eis as minhas impressões, se o que essa imagem diz é verdade.

Motivos pra sansa ser queen in the North:

1 - legítima.

2 - bran está sumido e rickon morreu

3 - viúva do ramsay que até um tempo era lorde de winterfell depois de matar o pai

4 - apoio do vale por intermédio do mindinho, então ela tem o poder militar que ganhou a batalha.


Motivos pra sansa não ser queen in the North:

1 - de certa forma o título da um peso que uma mulher nunca herdou no norte, pelo que me recordo, já que o título so se referia aos king in the North.

2 - ela ainda ta casada com o Tyrion, mesmo que não tenham anulado o casamento por intermédio do septao por não consumarem. Ramsay fez o serviço, mas ela ainda ta casada com o Tyrion. Isso até o momento ta esquecido porque ele fugiu, mas quando voltar o título de esposa do anão ainda permanece, sendo o casamento com ramsay invalidado e a consumação com ele considerado estupro (não que antes já não fosse considerado estupro, claro que era). esse motivo anla o motivo 3 acima.

3 - em casos de confusão de sucessão assim, em tese o recomendado é fazer meio que uma assembleia e isso meio que ocorreu indiretamente ali na reunião quando todo mundo gritou king in the North, escolhendo o Jon em vez da sansa, patriarcado e tudo o mais. Mesmo que segundo a lei, na linha sucessória bastardos não herdem nada, pelo visto nesse caso ele ainda vale mais do que a mulher na cabeça das pessoas da assembleia. Então meio que a democracia (voto da maioria esmagadora, incluindo, estranhamente, o vale, ja que royce tava comemorando ali tambem. eu vi) validou o cargo do Jon, afinal foram os atos dele que o levaram a ser aclamado. se fosse ao contrario, a sansa seria aclamada também, certeza, principalmente agora que a temporada pendeu pro girl power.

4 - Lyanna Mormont gritou apoio ao Jon, mesmo ela estando no mesmo barco da sansa: uma das poucas mulheres que governa no norte, em tese era de se esperar que a Lyanna apoiasse a sansa. Mas mais uma vez, vemos o aspecto militar pesar na questão e não o diplomático, o norte segue os costumes antigos, valorizando a pancadaria então dane-se a estratégia da sansa de só fazer o povo aparecer na hora do aperto (feeling like Tywin Lannister na batalha do água negra). por outro lado, feminismo pega justamente a liberdade, e isso inclui de escolha. mesmo que isso signifique escolhe entre um homem e uma mulher pra governar o norte, se ela fosse obrigada a escolher a sansa só por ser mulher, ela estaria sendo oprimida também. extremismo vai dos dois lados, amiguinhos.

5 - o apoio dos arryn não vale de muita coisa no norte, que é o apoio que a sansa tem pela mão do mindinho, já que o apoio do Norte pende pro Jon.

6 - ela deu o quarto dos pais pro Jon, dando a ele o cargo de lorde de winterfell, eh o que a gente chama no direito de acordo por expressão tácita (se não me engano), a pessoa não deixa meios escritos registrando sua vontade, só a fala. Então a declaração da sansa de que ele, pra ela, é um Stark, confirma que Jon foi "legitimado" pela lady de winterfell pra que assim pudesse ostentar o sobrenome Stark e todo peso da responsabilidade que isso acarreta.

7 - quando e se bran voltar, ele assume o cargo de lorde.

8 - segundo Sophie, sansa realmente não quer isso. Mas também não quer reconhecimento, ao mesmo tempo que quer que ele reconheça os esforços que sansa fez por ele na batalha dos bastardos. Filha, decida-se '-'

Agora a parte que me deixa intrigada, da cena em que a Lyanna fala do Jon até a troca de olhares dela com o mindinho.

Sophie diz que tudo que sansa fez foi por vingança, beleza. Mas logo depois diz que Jon em nenhum momento reconheceu os esforços dela. Minha filha, tu esqueceu o roteiro ou algo assim? Na própria cena em que ela diz que Jon é Stark, ele joga na cara dela que eles realmente não teriam ganhado se não fosse pela sansa ter fechado a matraca sobre os soldados do vale.

em um episódio ela falou em resgatar o rickon e no outro já disse que não adiantava resgatá-lo porque ele iria morrer. Ta bom que ela abriu mão ate de negociar (meio que esse argumento realmente é fraco, ramsay não negocia e a sansa sabe disso, não valeria a pena tentar então entendo a sansa nesse ponto) pra salvar a vida do irmão.

Well, de qualquer forma se ramsay soubesse do exército do vale de antemão e ficasse dentro do castelo cercado, o vale de arryn é bem fértil e poderia suprir tranquilo os suprimentos. E com o mindinho comandando todo mundo, não haveria como eles amarelarem e abandonarem a causa da sansa. se o Jon dizer tudo aquilo pra ela não é reconhecer os esforços dela, não sei o que é.

Sansa, por outro lado, ta com síndrome de mindinho e daqui por diante não vai fazer o que Jon disse, confiar nele. O preço de sua astúcia será sua família logo logo, de novo. Ou melhor, o que sobrou dela. O que seria "reconhecer" pra você? Beijar os pés, andar nu na neve gritando que você é maioral e tal? Well não é pra menos, pra alguém que sonhava em realizar uma lenda, era de esperar que esse reconhecimento do Jon pra com ela viesse de forma glamurosa em forma de confetes purpurinas e berrantes de chifre de dragão.

nao to recriminando a sansa por ter se tornado tão fria quanto o ramsay ('eu sou parte de você agora'), por ter se tornado badass no pov de outras pessoas. mas tudo tem consequencias, assim como o jon pagou o preço por não ter seguido o plano de batalha que ele traçou com davos e tormund, assim como jaime pagou com a mão, sansa vai pagar por se tornar mais astuta, nada vem sem um preço, incluindo o crescimento de um personagem.

Toda essa análise eu fiz ponderando todas as variáveis que consegui lembrar. Independente de eu gostar bastante de got, não significa que eu não possa criticar certos pontos, ficção nem sempre serve só pra entreter, serve também pra aprimorar sua capacidade de análise.

O que eu concluí dessa análise: White walkers serão os reis do norte. aehaehaehaehaehah

(escrevendo pelo cell, porque meu note deu treta no teclado e.e)


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...