~FireboltViolet4 - Clan Dragon

FireboltViolet4
Aayrine I Scalie
Nome: Bianca Bispo I Marida e mãe I Animatronica I Romioner I Sra. Dreemurr I Esposa do Spring
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 7 de Fevereiro
Idade: 22
Cadastro:

DICAS DE COMO APERFEIÇOAR A ESCRITA


Postado

DICAS DE COMO APERFEIÇOAR A ESCRITA

Esta tag foi iniciada pela @Tikaett, e as últimas dicas foram feitas por @Caramelkitty, que me indicou para continuar.
Valeu mesmo, sua peste.
Brincadeirinha, Sofia. sabe que eu te amo nível "se-não-fosse-hétera-eu-casava-contigo"... rsrs
Bom, espero que minhas dicas sejam úteis para os novatos no mundo das fanfics.
Então vamos lá!

______________________________________________________________________________________________

1ª DICA: LEIA TUDO QUE VER PELA FRENTE

Não estou brincando. Leia. Mas leia muito. Leia até os olhos caírem. Nem que seja uma bula de remédio por dia.
Tá bom, parei. Mas é isso aí.
O ponto de partida para saber escrever, como @Caramelkitty indicou, é ter uma bagagem razoável de leituras variadas, desde literatura, até livros técnicos, didáticos, ou mesmo manuais. Não se limite á ler apenas os livros famosos ou grandes: varie seu gosto, explore outros gêneros, invista em clássicos, poemas, crônicas. Quanto mais você conhecer os gêneros textuais, mais estará apto a conhecer as características e o tipo de texto ou história que quer escrever.

2ª DICA: FUJA DO PERSONAGEM PERFEITINHO

Na hora de criar um personagem - ou mesmo desenvolver um já existente - tome cuidado para não construir um personagem perfeito. As personagens que tem poderes que resolvem seus problemas por elas, ou que tem amigos inabaláveis e inimigos fracos, onde sempre se tem certeza de uma vitória contra o mal, ou até mesmo com sentimentos completamente previsíveis, como não perder a cabeça em crises - em resumo, personagens sem problemas - são um perigo para as fanfictions. Os leitores logo se enjoam da menina linda e popular que consegue tudo o que quer, ou do herói poderoso que derrota todos os inimigos, da garota aventureira que não entra em conflito algum com suas emoções ou do mocinho tímido que num passe de mágica arranja uma namorada. Além de precisar ter uma boa estrutura cronológica - e lógica - sua história tem que estar longe de personagens assim, que desgastam o enredo e aborrecem a leitura.
Torne seus personagens humanos e imperfeitos - é isso que faz o leitor se identificar com ele. Bole conflitos interiores, mostre que ele comete erros, desenrole acontecimentos que culminem no que você quer que ocorra na fic, sem esquecer que o ideal é tornar sua escrita realista e emocionante. Mostre o que seu personagem sente.

3ª DICA: ORGANIZE SUAS IDEIAS

O mais frequente de um ficwritter sofrer é a chamada "inspiração fora de hora": você está no serviço, na escola, na balada, ás vezes até dormindo, e do nada, vem aquela ideia fantástica para uma fic, ou uma inspiração de diálogo supimpa. E o seu computador, á quilômetros de distância.
Não hesite: pegue caneta, papel e anote. Não deixe para depois, por que, como acontece comigo muitas vezes, as chances de você se lembrar daquela ideia incrível depois é... minúscula.
Além disso, se for possível, já organize as ideias de enredo. Pode ser em em ordem numérica (por exemplo, anotar em tópicos qual acontecimento ocorrerá primeiro, em segundo, em terceiro...) e marque nomes que lhe vierem á cabeça. Não precisa decidir tudo na hora, mas já deixe tudo pronto para quando puder desenvolver melhor e com calma.
Outra sugestão: faça, primeiro, o final de tudo. Já pense em como sua história terminará. E, á partir daí, desenvolva todos os acontecimentos que culminarão neste ápice. Ás vezes, as fics perdem o foco por que o autor pensou em tudo, menos como terminará - e isso é um ponto fraco assustador, em minha opinião.

______________________________________________________________________________________________

Bom, espero que essas dicas rápidas ajudem a desenvolver melhor a escrita de vocês.
Já que a coisa aqui é jogar praga para o outro (brincadeirinha), eu vou sugerir duas escritoras ÓTIMAS para continuar a tag, se assim quiserem:
@natsb @OlivieneBlack15

Tem meia pá de outras escritoras divas, mas acho que essas duas tem mais, ahn, "disponibilidade" de fazer o jornal... hehehehe

Beijos e até mais!

Escutando: Envy - Am I Wrong (É MARROM, NA NA NA NA... DEIXA O SAL AQUI.. UH UH UH UH UHHHHHHHH) :P
Lendo: Turma da Mônica Jovem 83 (EMERSON SE SUPEROU DESSA VEZ!) *u*
Assistindo: Em Que Lugar da Terra Está Carmen Sandiego (tá no c* da Terra, essa desgraça kkk)
Jogando: MInha Talking Angela (e ela se chama Hermione! :D)
Comendo: Banana (le eu Minion)
Bebendo: Fanta

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...