~MissLamarr

MissLamarr
Nome: Joo 🎈
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
Aniversário: 10 de Maio
Idade: 15
Cadastro:

Dicas para escrever fanfics!


Postado

Dicas para escrever fanfics!

Lá vem eu! HUEHUE
Bem, eu gosto de reler os comentários das minhas fanfics (me achem idiota, eu deixo), nisso acabei percebendo algumas pessoas dizendo coisas do tipo "Ah, como eu queria escrever fanfics, mas eu não sei", então a Miss Lamarr vai tentar ajudar essas pessoinhas. u.u
Queria deixar claro que não sou escritora profissional, nem critica literária, são só coisas que notei com o tempo e gostaria de repassar. Ou seja, se vocês não concordarem, não façam uma macumba para mim.

1 - Auto confiança!
Essa dica não vale só para fanfics. Eu acho que a base para tudo que você faz na vida depende da sua auto confiança.
Não fique com medo de postar fanfics aqui ou em outro site, não fique com medo de postar um vídeo cantando no Youtube, não fique com medo de postar sua apresentação de balé no Facebook. Sempre vai haver pessoas que vão gostar e pessoas que não vão, tenha isso em mente. Sempre! Você pode ser famoso, conceituado, o que for. Sempre vai ter alguém para falar "Nossa, odiei", "Que merda". Quem tem que gostar é você, acima de tudo, o resto que vier é lucro. Inclusive tem uma frase que eu gosto muito que é assim: A floresta ficaria silenciosa se só o melhor pássaro cantasse.
É isso, honey, você gostou, se joga! Haters gonna hate!

2 - Leia! Leia! Leia!
Não adianta, se você quer escrever fanfics ou livros, independente do assunto, você tem que ler. Do mesmo jeito que você só aprendeu a falar depois que ouviu sua família falar, você só vai aprimorar sua escrita depois que ver a escrita dos outros.

3 - Treine!
Escrever não depende só de idéias que surgem na sua cabeça. Escrever exige paciência e concentração. Você acha que Fiodor Dostoiévski saiu da barriga da mãe dele escrevendo daquele jeito?
Quanto mais você faz exercícios, mais você fica magro e saudável, né? É a mesma coisa, quanto mais você escreve, mais sua escrita evolui. Eu mesma, de vez em quando me dá na teia e eu releio a Enough e a Um é pouco, dois é bom, três é demais, minhas primeiras fanfics, eu nem imagino que fui eu que escreveu aquilo, tem uma qualidade muito inferior do que as fanfics que eu poderia fazer agora e eu só alcancei isso porque nunca parei de escrever.
Não tem essa de ter um bom enredo, botar no papel e pronto. Releia, reescreva, apaga, faça tudo de novo, comece amanhã. Se você tiver dedicação e amor pelo que faz, uma hora sai. Temos todo o tempo do mundo. O trabalho duro desbanca o talento, quando o talento não trabalha duro.

4 - Não se compare com outros escritores!
Você tem a mesma letra que os outros? Pois é, você também não tem a mesma escrita que a dos outros e isso não quer dizer que seja ruim. Não é porque J.K. Rowling tem livros bons que Rick Riordan também não tenha.
Esquece isso, às vezes a sua escrita pode agradar mais alguém do que a escrita do escritor que você gosta.

5 - Não se menospreze nas notas iniciais/finais do capítulo! Muito menos na sinopse!
"Sinopse ruim", "Esse capítulo tá um lixo", "Não gostei desse capítulo", "Não sei escrever cenas [INSIRA QUALQUER TIPO DE CENA AQUI]". Pelo amor de Deus, eu vivo reclamando disso.
Cá entre nós, eu, você, sua mãe, seu papagaio, as tias da escola, Deus, TODO MUNDO sabe que você não achou ruim. Se você realmente achasse ruim, você não ia postar. Você quer ganhar comentários e claro, você faz isso porque sabe que sempre tem uma tonta que vai comentar "Não tá ruim, eu adorei [..]". Se você mesmo assim tem plena certeza de que não faz para ganhar comentários, saiba que é chato e que se você não gostou, não pode criar esperanças que os outros gostem. Achou ruim? Faz de novo.
Eu já fiz isso, mas um milagre divino me curou HUEHUE Agora, eu imploro, parem.

6 - Cerque-se de coisas que te inspiram!
Tem sempre algo que desperta seu eu interior, pode ser uma comida, uma bebida, um estilo musical, uma pessoa. O mundo está cheio de elementos para virar uma história, basta você estar apto para pegar. Como minha mãe diz, o universo joga milhares de coisas boas o tempo inteiro, mas você só consegue elas se tiver uma cesta.

7 - Tire da sua lista a opção de escrever com outros escritores!
Eu vejo muitos iniciantes procurando escritores mais experientes aqui no Social achando que por escrever com alguém treinado e com uma quantidade boa de leitores tudo vai melhorar e a fanfic vai sair ótima. Não é verdade.
Eu, particularmente, não sou a favor de dois ou mais escritores, tanto em livros quanto em fanfics, porque acho que, como toda arte, a escrita tem que sair do coração e quando você faz com outra pessoa parece algo forçado, algo do tipo "Nós PRECISAMOS criar uma história".
Falando por um lado mais racional, pense que mesmo que o escritor for excelente e você tenha potencial para ser também, não vai necessariamente dar certo. Chocolate e sopa são ótimos, mas isso não significa que darão certo juntos.

8 - Anote tudo!
Sabe aquela idéia maravilhosa que surgiu de noite quando você estava indo dormir e aí quando você acordou não se lembrava mais?! Um saco quando isso acontece HUEHUE
Tenha sempre um post-it por perto, ou anote no celular mesmo. Sem preguiça. Ajuda a organizar seu cérebro e você pode montar histórias depois com muito mais facilidade.

9 - Faça bom uso da sua língua materna!
Não tem nada mais desconfortável do que ler um "seje", um "concerteza", um "porisso" em alguma fanfic. Ainda mais quando a fanfic é boa. Um erro ou outro, até tudo bem, mas cometer erros que uma criança da quarta série comete dói um pouquinho, viu?!
Ah, lembre-se também que você não está mandando um SMS para seu amigo, não existe "vc", "blz", ou qualquer outra dessas abreviações em fanfics. Por favor, né .-.
Esse é um dos motivos para ser ressaltado o item 2: Leia!

10 - Não use palavras difíceis em fanfics!
Se o tipo de texto que você escreve é leve, não tem droga de razão nenhuma para você colocar palavras complicadas. Isso não faz você parecer culto. Isso é bem chatinho, aliás. Fora que o público alvo das fanfics tem entre 11 e 17 anos, eles provavelmente não vão saber o que significa palavras como sorumbático, eflúvio, jaez, etc.
Fica ridículo, sério! Dá impressão que você faz isso de propósito (e provavelmente faz mesmo).

Acabei. Agora, vai lá, escreva! O mundo precisa de escritores <3


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...