~Triplice

Triplice
Kono Dio da!
Nome: Mayara
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: Indisponivel
Idade: Indisponivel
Cadastro:

Dicas para ficwriters leitores


Postado

Dicas para ficwriters leitores

Oioioi, algumas pessoas me pediram em mensagem privada para escrever um jornal com dicas para ficwriters, então estou aqui atendendo aos pedidos!
Primeiramente queria dizer que não estou aqui para dar 'puxão de orelha' pois acho isso bem desnecessário, portanto vou apenas dar algumas dicas que vocês podem usar ao favor de vocês, e, também dizer que se quiserem me pedir por mais desses jornais podem me pedir sim, não importa se é sobre fanfics ou não, certamente eu atenderei XD


• Sabe o famoso "POV"? Então, muitas vezes alguns leitores se incomodam um pouco com a palavra dentro do texto, portanto darei uma dica: Quando for trocar o POV, a palavra não é exatamente necessária, apenas o nome do personagem em itálico fica bastante agradável e facilita a leitura, e digo por experiência própria, pois em minhas primeiras fanfics eu abusava do uso de "POV", mas certamente mudei sabendo ser ele dispensável.

• Tema; eu sei o quanto é difícil escolher um tema para fanfic, ou quando você pensa em vários e quer misturar tudo em uma só fanfic, mas digo que isso é muito delicado, posso também dizer que focar em um ou dois temas apenas irá ser muito mais agradável para você e o leitor, basta escolher os que mais o agrada.

• Como escolher o personagem certo para cada tema; eu tenho uma tática para isso, e funciona muito bem: separe todos os temas que tem em mente em uma lista, depois faça outra lista com os personagens ou casais que tem desejo de escrever sobre, o que você vai fazer depois é selecionar os temas que combinam com cada a personalidade de cada personagem. Isso já elimina muito do trabalho, provavelmente só vão restar alguns dois ou três personagens para cada tema, e ai é com seu gosto ou sua vontade no momento, o que você mais desejar será o certo a escrever.

• Fanfics baseadas em músicas; essa também é uma fanfic que pode te dar bastante trabalho, mas será mais fácil se fizer o seguinte: você ouviu uma música sensacional, com letra sensacional e quer escrever inspirada nela, primeiramente para esse tipo de fic você deve ter uma base do começo, meio, e fim, isso, você vai ter que ter um resumo da sua fanfic já em mente, pois assim como a música, ela irá acabar um dia, e se não for oneshot, você pode acabar se perdendo da linha de raciocínio da música, por isso é muito importante que só comece a história quando já tiver esse resumo em mente, os detalhes você consegue depois, foque no começo, meio, e fim.

• Sinopses; deve-se considerar a sinopse o principal meio de se atrair um leitor, portanto é uma área que deve ter cuidado, mas quais cuidado? Sigam as informações: tenha muito, muito cuidado com as informações que irá colocar nela, a idade, cor de cabelo, altura, se a personagem é rica ou pobre… são coisas dispensáveis, você poderia estar atraindo curiosidade mas está já descrevendo tudo logo na sinopse, que tal invés de passar essas informações você não instiga o leitor com uma pergunta? Ou um poema metafórico sobre a fic? Um mistério? Garanto que irá ser muito mais atraente para o leitor, mas tem um gênero que não se encaixa nisso, e esse é a ficção científica, nela eu aconselho a colocar algumas (apenas algumas) informações sobre a parte científica da história.

• Capa; a capa também é um dos pontos para se atrair um leitor, mas essa é bem mais simples de resolver: caso não consiga fazer uma capa e nem possuir um amigo que possa a fazer para você, apenas coloque uma imagem que combine com o tema da fanfic, simples né? Sim, eu considero o ponto mais simples.

• Título; agora sim é o que considero mais difícil, o título é a porta de entrada do leitor e se não for bem selecionado, pode ser descartada, meu conselho para isso é pegar a palavra central da fanfic, a única palavra que pode definir TODO seu enredo, e depois se for de seu gosto, a adicionar em uma frase, que tal uma que seu personagem principal diga?

• Simpatia; algo que posso afirmar é: se você não é uma pessoa simpática, que não sabe tratar as pessoas, que ignora seus leitores, que não se importa com eles, você não está apto para postar uma fanfic, é essencial que como escritor você tenha mil e uma emoções, você é o homem de mil faces, aquele que cria mil personalidades, portanto se tratando disso vocês precisam ter contato humano, desejar ter, e assim vai saber ser legal, afinal é com seus leitores que você irá rir, chorar e se emocionar.

• Críticas; isso também é delicado, pois existe uma grande diferença entre crítica construtiva e crítica que desmotiva, por exemplo, você entrou na fanfic, foi ler seu prólogo, achou a idéia muito bacana, gostou do enredo, porém possui algum erro que pode ser melhorado, portanto você comenta dizendo que gostou mas que a(o) autora pode melhorar em certa coisa, isso é uma crítica construtiva, mas, você entrou em uma fanfic, foi ler seu prólogo, não gostou do personagem, do casal, do enredo e foi comentar criticando toda sua história, isso é uma crítica que desmotiva e é desnecessária, por isso aconselho que se não gostou da fanfic, tudo bem, saia e vá procurar outra, não comente porque só irá demonstrar antipatia.

• Personalidade dos personagens; é essencial que se a fanfic não é original, os personagens tenham aquele Q do personagem de sua obra original, está tudo bem em modificar sua personalidade, mas procure deixar um pouco da da essência maior do mesmo, vai dar uma sensação de nostalgia muito bacana e gostosa, os incentivando a continuar a ler, caso contrário você pode acabar perdendo o fio da meada e apagar completamente a essência do personagem.

• Divulgação; não aconselho mandar mensagem privada para aquele usuário que detesta o gênero que você escreve, tente procurar usuários em grupos interativos sobre o seu gênero ou categoria, vai facilitar bastante, além de se tiver mais redes sociais, ter bastante material de divulgação, basta reservar um tempinho pra isso!

• Licença poética; a licença poética nada mais é do que a permissão para infringir algumas regras de gramática, ou então assuntos que não seriam verdadeiros na vida real (uma doença incurável ter cura dentro de sua história por exemplo), ela abrange principalmente a poesia, mas é também usada em outros campos da literatura, portanto, sim você pode usar a licença poética se não desejar falar sobre um assunto em seus mínimos detalhes reais, mas claro, cuidado com o exagero (pode acabar transformando em algo 'no sense), eu particularmente uso até que consideravelmente a licença poética, é bom explicar que ela existe, e que se tratando do universo ficcional não há limites.

• Procure conhecer onomatopéias que se adequam ao seu contexto. "O que é onomatopéia?" Bom, é basicamente os sons que seus personagens e objetos podem reproduzir, por exemplo: o som de um choro, gemidos de dor ou de... barulho de galhos quebrados, etc… é algo que tem que observar bem, pois nem sempre aquela onomatopéia que tem em mente seria adequada para o momento.

• Não, não há nada de errado em colocar comentários próprios em meio a fanfic, a famosa opnião do escritor que fica entre parênteses, na verdade acho bem legal, em comédia principalmente, por exemplo: João magoou Maria (foi seu grande erro)

• Prólogo; um dos maiores obstáculos do escritor, o prólogo, sendo ele onde deve colocar a idéia central da fanfic muitos desistem ai, portanto tenho algumas dicas como: começar com uma fala crucial, ou então começar com um momento de tensão, pois é isso que irá prender a atenção de seu leitor, depois você o conduz de acordo com o acontecimento do primeiro parágrafo, acabando com um mistério.

• Capítulos seguintes ao prólogo; duas dicas de sequência: primeiro capítulo começa e acaba com um problema, segundo resolve o problema do primeiro e acaba com outro problema, e assim por diante... Ou então pode fazer como eu e dar um espaço de um ou dois capítulos para o próximo problema.

• E para acabar... Ei, você escritor que está desmotivado, não se sinta assim, esse caminho é difícil, vai possuir muitas barreiras, mas somos programados para evoluir! Continue a mostrar seu talento!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...