Escrever é uma arte, magoar faz parte


Postado

Escrever é uma arte, magoar faz parte

Olá amigos leitores, tudo bem?


Esse jornal inusitado é uma resposta e ao mesmo tempo um desabafo meu em relação há algumas coisas que acontecem no fandom de CDZ, seja ele yaoi ou hentai.
Estou no spirit desde 2014 e sempre tenho lido / escrito fanfics em cdz desde então e sempre ando em meio de discussões sobre diversos aspectos e então uma menina no face desabafa sobre a descaracterização de personagens, aí eu me pergunto: Existe uma forma certa para escrever personagens de fanfics? Bem tudo seria muito lindo e fácil se eu dissesse que não, mas não é tão simples quanto se parece.
Existe uma questão muito polêmica a respeito disso e não cabe a mim se a descaracterização de personagens é certa ou errado, pois de todo modo, ela existe sim, afinal você toma o personagem de base em algo que já exista não? Claro que você como um autor TÊM todo o direito de escrever como você quer e fazer o que quiser com o personagem, você não é obrigado a seguir nenhum padrão, isso é um fato, mas vamos ser sinceros, você utiliza um personagem vindo de algo que já existe, esse personagem têm uma personalidade própria, um contexto e vínculos que cabe a você a explorar ou não.
O que não podemos é fingir que essa descaracterização não existe, ela existe de fato e esse é justamente o problema, afinal devemos ou não usar?
Antes dessa pergunta ser respondida, devemos primeiro pensar: Isso realmente é um problema?
A resposta para essa pergunta é muito simples: Não, isso não é um problema e muito menos torna a vida de quem faz ser algo ruim. Eu fiquei pasmo no facebook esses dias pois a menina simplesmente xingou metade do fandom pois metade dele " descaracterizava o personagem". Ela alegou ser opinião dela, Ok pode ser, mas a partir do momento em que ela ofendeu de forma direta e grosseira, deixou de ser uma pura e simples opinião e passou a ser um ataque direto a quem desagrada a ela ou pela forma que ela vê o mundo.
Esse ponto tem sido muito discutido e acho válido debates, opiniões, críticas construtivas e destrutivas, o problema é quando a coisa para a ofensa. Um amigo meu recebeu diversas mensagens de AMEAÇA por um grupo que não gostou da fic dele. Tudo bem eu sei como é DESAGRADÁVEL quando você se surpreende quando a história não é do seu agrado, já passei por isso antes e é chato demais, o problema é que nessa história em si, ele dá uma série de avisos importantes , ele no grupo e pediu para não ler ( Sim passei uma experiência bem ruim com uma fic dele) e mesmo assim fui la nos anúncios e li. Sabe o que eu fiz? Deletei a notificação ( Sim porque nem a notificação eu quero na time line) e NÃO LI a fic. Estamos felizes e contentes um com outro de bem com a vida e ainda somos amigos.
Então meus caros, qual é a necessidade de ameaçar, ofender, xingar o colega que posta um conteúdo que não é de seu agrado? Nenhum e sabe por que? Pelo simples fato de que NENHUMA HISTÓRIA, NENHUM SHIP É VERDADEIRO e no caso de cdz, só o Masami Kurumada pode saber o que se passa na cabeça dos personagens QUE ELE CRIOU!
Então vamos responder as seguintes questões:
1 - Existe descaracterização de personagem em fanfics? R: SIM, existe, afinal todos nós de alguma forma ou de outra descaracterizamos qualquer personagem em uma fanfic, pois não lemos a mente do criador daquele personagem.
2- Algum problema em fazer isso? R: NÃO, não há problemas pq de certa forma, todo mundo faz isso indiretamente ( Seja muito, seja pouco)

Quanto a questão do título?

Outra questão que está interligada, mas não dependente do assunto inicial. Escrever é uma arte, magoar, faz parte. TODOS nós já nos magoamos com alguma coisa que já lemos, uns mais e outros menos, assim como já fizemos com que alguém ficasse magoado conosco, isso faz parte, não só nas fanfics como na vida de um modo geral, mas vamos nos focar aqui tudo bem?
Eu mesmo tenho consciência o quanto magoei e fui magoado ( Continuo sendo, mas tudo bem ), mas o que adianta ficar com raiva, ofender, xingar? Você não vai se sentir melhor por isso, acredite. Eu mesmo já fui um de criticar duramente histórias que não me agradam ( E não são poucas não ), mas percebi que nada adianta fazer isso, você só percebe o mal que faz a si e a todos que te rodeiam.
Mas o que fazer então quando a mágoa vier em uma fic que você leu? Existem diversas opções:
1- Ignorar e deletar a fic ( Caso você esteja lendo)
2- Conversar com o autor de forma civilizada e caso ele seja seu amigo, mostrar seu ponto de vista ( Desabafar é sempre bom!)
Observe que nenhuma dessas opções se resume a xingar ou ameaçar o autor da fic que você não gosta.
Não gostou? Não leia!
Uma última dica: LEIAM OS ANÚNCIOS DA HISTÓRIA, POR FAVOR, é para isso que eles servem, para te alertar de algo que talvez você não goste, o que não podemos é ler e ir xingar o amiguinho autor por mensagem privada, por pior que a história pareça ser.

Era isso, e só pra constar: ISSO É UMA OPINIÃO MINHA, NÃO ACEITEM COMO VERDADE ABSOLUTA

Beijos do Asdrúbal


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...