Plágio? Nem pensar!


Postado

Plágio? Nem pensar!

Então galera vamos falar de uma situação que pode parecer um absurdo, mas vou abordar um assunto que é mais comum do que se imagina: Plágio. O que é plágio?
Segundo a definição do dicionário Michaelis, plágio vem do verbo plagiar que significa: Cometer furto literário, apresentando como sua uma ideia ou obra, literária ou científica, de outrem: Acusaram Eça de plagiar Zola. 2 Usar obra de outrem como fonte sem mencioná-la. 3 Imitar, servil ou fraudulentamente.

E por que estou falando disso? Bem vou lhes contar uma história muito chata que aconteceu comigo e com uns amigos meus:
Uma mulher cujo se dizia " Autora de fanfics, fez amizade comigo nesses grupos de facebook e o que mais me chamou a atenção, eram as histórias que ela postava. Eram mini fanfics. Eu como veterano no mundo das fics, gostei da escrita dela e achei interessante chama-la para o grupo de whatsapp do Social Spirit. Ela aceitou e começou a fazer amizade rapidamente com todo mundo e assim ela lançou " A sua primeira fic: A Filha de Camus".
Apesar da fic nao estar tão bem escrita assim, eu fiz a minha parte e dei dicas, elogios e tudo mais. Só para vcs terem uma idéia eu confiei tanto nela que pedi para me ajudar a betar a minha nova fic recentemente lançada: Maktub.
Enfim depois disso tudo a casa caiu. Uma menina postou no facebook que plagiaram a fic dela e quando vimos advinhem só? Essa nossa suposta amiga, que tinha " Surtos de inspiração no trabalho" e pedia dicas. Pois é meus caros descobrimos que ela simplesmente coipiou na cara dura uma fic chamada Estoy Enamorado, substituindo apenas os casais Shura X Aiolos por Milo X Camus e Mar por estrelas. E o resto? Tudo igual!
Nosso grupo resolveu investigar mais a fundo e descobrimos que ela não só plagiou essa história como todas as outras histórias dela, inclusive a sua fic principal: " A filha de Camus" copiada de " A filha de Kardia". E sim a fic foi praticamente copiada e não inspirada. Existe diferença em inspiração e você copiar alguém.
Com tudo isso ela traiu a confiança do grupo, a nossa confiança e de quem mais ela pudesse. Mas no final de tudo a casa caiu e a justiça foi feita.Ela foi descoberta. Agora me digam: O que ela ganhou com isso? Eu digo: Nada! Perdeu os amigos, a moral e se tornou a chacota no fandom, para ganhar fama em cima dos outros.
Então você amiguinho que pensa em plagiar ou já faz isso, pense duas vezes porque mais cedo ou mais tarde você vai ser descoberto e aí será o seu fim como escritor!
E você autora? Incapaz de criar uma história decente, tom vergonha nessa sua cara e pare de copiar os outros. Estaremos de olho caso você faça uma gracinha, pois a verdade é sempre descoberta e a mentira tem perna curta.
Portanto se vc é fandom seja de cdz ou qualquer outra franquia, por favor , sejam criativos e inventem suas próprias histórias. Mesmo que elas sejam ruins no início ( ou vc ache isso), elas podem melhorar com pratica e treino. Enfim é isso, abraços e a vocês farsantes: VOADORA DA FÊNIX!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...