~luhangerie

luhangerie
+a n x i e t y+
Nome: .:lu:;
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 6 de Novembro
Cadastro:

FANFICS INJUSTIÇADAS - Explicações sobre e minha humilde opinião


Postado

Oi, galere! Boa tarde!

Apareci aqui, morrendo de fome, para falar de algo muito importante com vocês. Não sei se alguns perceberam, mas muitas fanfics estão sendo excluídas do Social Spirit pelos próprios autores, além de que está havendo muita confusão por aí por causa disso. Quero explicar para vocês o porquê de tudo isso e também expor minha opinião.


ANTES DE TUDO EU QUERO DEIXAR CLARO QUE EU NÃO SOU A FAVOR DE ESTUPRO, RELACIONAMENTOS ABUSIVOS, VIOLÊNCIA, AUTO-MUTILAÇÃO, RACISMO, PRECONCEITO, SUICÍDIO E DROGAS! APENAS QUERO EXPRESSAR MINHA OPINIÃO SOBRE. SE ENTENDEREM ERRADO, LEIAM DE NOVO, PORQUE VIM AQUI PARA EXPLICAR MEU PONTO DE VISTA! ESSA É, ACIMA DE TUDO, A MINHA OPINIÃO E VOCÊS DEVEM RESPEITÁ-LA!


Um grupo de pessoas, o qual eu estou incluída, resolveram se mobilizar e postar jornais sobre algumas coisas que andam acontecendo por aí. Eu pensei bastante sobre o que escrever neste jornal e, principalmente, tomar muito cuidado para não dizer algo que as pessoas possam interpretar de maneira errada, já que isso acontece frequentemente. Eu não estou aqui para causar tretas, fazer um 'escândalo' com isso ou me fazer de vítima. Estou aqui para expressar minha opinião sobre algumas coisas que andam me deixando com raiva.

Há um grupo de pessoas que sempre estão fazendo posts sobre determinadas fanfics, acusando-as de estupro romantizado, relacionamento abusivo e outras coisas que são erradas e contra as regras do Social Spirit. Eu não gosto de assuntos como esses e, como eu disse, eu não os apoio, de jeito nenhum. Contudo, eu e esse grupo de pessoas que se mobilizaram para expressar suas opiniões, pensamos bem e chegamos a conclusão que o que elas estão fazendo é errado. A forma como elas estão abordando isso está errada.

Antes de tudo, eu quero deixar claro que isso não é sobre Belo Desastre e as várias tretas que acabou dando por causa do estupro romantizado que tinha na fanfic. Eu já falei sobre isso em um outro jornal, já admiti que foi, sim, estupro romantizado; já admiti que foi, sim, um erro meu, e eu já pedi desculpas. O foco aqui é sobre outras fanfic que estão passando por problemas parecidos com os meus em Belo Desastre.

Eu acho certo as pessoas enxergarem algumas coisas erradas que acontecem em algumas fanfics, coisas que, infelizmente, são comuns hoje em dia; Acho certo o fatos de algumas pessoas denunciarem histórias que estejam fora das regras do Spirit. O problema é que essa gente não enxerga que elas mesmas estão erradas em avisar os outros de tal forma. Esse grupo, ao em vez de se mobilizar para conversar com a autora, e explicar que coisas desse tipo não são tão bem vistas em fanfics, ou simplesmente denunciar se teve completa certeza de que havia algo fora das regras, elas na verdade apontam os erros nas fanfics para todo mundo, sem pensar se realmente deveriam fazer aquilo e sem realmente pensar e analisar para ver se a fanfic estava realmente fora das regras, e, com isso, acabam fazendo com que algumas pessoas ficassem na defensiva com algumas autoras. E não foi só isso. Caso queiram saber, houveram pessoas que chegaram a mandar mensagens diretas para algumas autoras com mensagens do tipo "espero que você morra estuprada" ou “você deveria passar o que seu personagem passou só para ver o que é bom” e nós temos provas disso.

O problema também é que muitas dessas pessoas não estão enxergando que, na verdade, a maioria dessas fanfics não estão fora das regras do site. No terceiro parágrafo do código de conduta do Social Spirit, diz, claramente:

III - Não serão aceitas fanfics que façam apologias, incentivem os leitores, glorifiquem, defendam e demonstrem de forma positiva: Abusos de menores de 14 anos; estupro de vulnerável e abuso de incapaz; estupro; suicídio, automutilação e auto-abuso; Condutas criminosas e violência; racismo, preconceito e discursos de ódio; e o uso de drogas.

Ou seja, não será contra as regras do site caso não faça apologia a esses tipos de coisa. Eu sei que há muitas pessoas que não gostam de tal assunto e ficam super desconfortáveis em ler sobre isso, principalmente quando o assunto é estupro ou relacionamento abusivo, mas eu digo a clássica frase para vocês: Se não gostam, não leiam!

Muitas pessoas acham que isso é uma desculpa e blá, blá, blá, mas não é simples?! Se não gostam do assunto abordado na fanfic, apenas não leia! Não estão ameaçando você de morte se não ler; a autora não está mantendo seus olhos abertos para você ler linha por linha e nem nada! Os avisos estão lá para isso. Para informar os leitores quais serão os acontecimentos na fanfic e alertá-los sobre isso, caso a pessoa não goste desses assuntos. Leiam os avisos com atenção; leiam a sinopse com atenção e leiam as notas do autor, porque muitas vezes ele tem algo para falar sobre isso também, justamente por não querer gerar confusão!

Vou dar um exemplo: Eu, particularmente não gosto de fanfics com extrema violência, e o que eu faço quando acho uma fanfic como essa?! Ignoro e vou procurar por outra que não tenha esse tipo de tema, porque eu sei que tem pessoas que gostam desse tipo de história ou tema justamente por elas terem uma opinião diferente da minha.

Há muitos casos de fanfics que tiveram que ser excluídas, seja pelo autor ou pelo site, porque muitas pessoas não leram os avisos ou prestaram atenção na sinopse, e por isso começaram a denunciá-las. Há muitos casos também de pessoas que favoritaram fanfics e, após ler alguém falando sobre o quanto tal coisa na história era errado e repulsivo, disseram que não iriam mais lê-la, simplesmente por não terem opinião própria e nem terem discernimento de ao menos pensar em ler a história mesmo depois da reclamação de outra pessoa, porque chegou à conclusão que ela podia ter a opinião diferente da sua. E, ao ver a reclamação de uma pessoa e concordar com ela, mesmo nem tendo lido a fanfic, passou a denunciá-la junto de outras pessoas simplesmente porque achou que ela estava certa.

Eu sei que há gente que não gosta desses assuntos por motivos pessoais e abominam isso, e eu entendo que não querem ao menos ver a sinopse dessas fanfics, mas peço que entendam e pensem na dedicação que o autor teve para escrevê-la, pois muitos pesquisam na internet sobre isso para entenderem mais do assunto e escrever algo melhor para os outros; peço que entendam todo o tempo que seria perdido na vida dessa pessoa, simplesmente porque você resolveu denunciar algo por simplesmente não gostar. Esses são assuntos reais e, infelizmente, comuns no mundo atual, então acho que não tem problema fazer as pessoas lerem sobre isso e entenderem o quão ''''''normal'''''' é esse tipo de coisa.

Peço também que vocês que vivem comentando sobre isso por aí, tomem cuidado com o que falam sobre tal história ou tal autor, porque não é legal ficar rebaixando uma pessoa por conta de sua história. A partir do momento em que você começa a xingá-la, você perde completamente a sua moral, e acredite, se o autor realmente levar isso a sério, ele pode, sim, processar você por crime digital! Como eu disse, não gostou? Não leia! O EXO é umas categorias mais famosas e com mais fanfics do Spirit. Tem fanfics de todos os tipos, com os mais diversos temas, é só procurar por algo que te agrade. E caso queiram se atrever a ler uma fanfic com um assunto que não gostam e querem desabafar sobre o que acabaram de ler, vá até o seu amigo, diga a ele o que achou, porém sem rebaixar a autora ou a história. Se quiser fale com a própria autora também sobre isso, expressem a opinião de vocês. Ela(e) vai entender a sua opinião e seus motivos por ter uma visão diferente sobre a história dela e caso não entenda, aí já é outro assunto que você terá que resolver com o autor.

Eu não quero que vocês entendam isso como se eu estivesse defendendo absolutamente todas as histórias que abordam assuntos deste tipo. Eu sei que há histórias que não seguem as regras do Spirit com esses temas e apoio o fato de elas terem que ser excluídas, mas, como dito neste jornal, a maioria das que são julgadas estão, sim, a favor das regras do site e não deveriam nem ao menos serem apedrejadas por causa do tema, já que não há nada de errado em abordá-lo em uma história.

Resumindo: Tomem mais cuidado na hora de denunciar uma fanfic ou começar a falar mal de um autor ou de alguma história, pois às vezes nem fora das regras a fanfic está. Conversem com o autor sobre isso, de pessoa para pessoa, e, mesmo que você não tenha gostado do assunto abordado na fanfic, não peça-o para excluí-la a menos que esteja fora das regras, porque, como eu disse, há pessoas que acham interessante histórias que abordam esses temas do cotidiano. E outra coisa, não saíam falando por aí sobre tal cena em uma fanfic a menos que você tenha certeza absoluta que algo está errado na narração. Assim como também não saía editando fotos de uma parte polêmica da história, dizendo que aquilo está errado e a história tem que ser excluída, quando na verdade você cortou as partes em que esclarecem coisas que fazem a fanifc perder completamente essa pose de ser errada e contra as regras. Acreditem, eu já muito disso acontecer. Também não coloque pessoas contra os autores, caso eles não tenham feito algo de errado. Como eu disse, conversem com os autores.

Apenas escritores sabem o quanto é chato perder uma história e horas de dedicação por pessoas deste tipo. Então se coloquem no lugar do escritor e pensem em como você ficaria, caso tivesse seu trabalho jogado fora por motivos bobos e quem nem ao menos foram sua culpa.Pense em como você se sentiria!

Já vi muitas autoras serem apedrejadas por outras pessoas, seja em grupos de fanfic no Facebook, seja no próprio Social Spirit ou seja no Twitter, e não terem tido a menor chance de se defender ou se explicar, porque as pessoas tinham a plena certeza de que estavam certas, quando na verdade não ouviram o outro lado da história.

Eu apenas queria esclarecer isso aqui e aproveitei esse grupo de pessoas que tem a mesma opinião que eu para tirar tudo o que estava preso em minha garganta. Peço que não me xinguem por aí ou nos comentários deste post, assim como as outras pessoas que se mobilizaram para falar sobre isso, caso não concordarem com minha/nossa opinião. Se quiserem falar comigo de um jeito mais reservado me mandem uma mensagem direta no SS ou apenas vasculhe o meu perfil que você achará meus contatos e poderá falar comigo.

Não foram muitas pessoas que comentaram no meu desabafo sobre a treta com Belo desastre - pessoas que não concordam comigo, eu digo -, então eu peço que gastem um pouco do tempo de vocês para comentarem aqui, principalmente aqueles que não concordaram com tudo o que eu disse.

Você pode escrever absolutamente tudo o que quiser neste site, com tanto que esteja dentro das regras. E nenhum desses assuntos que são tão abominados por aí, em determinadas ocasiões, não estão contra as regras. Então deixem os autores serem livres para escreverem o que gostam e deixem os leitores serem livres para lerem o que querem, sem ter o medo de que alguma fanfic que ele gosta, a qual aborda esses assuntos, seja excluídas por essas pessoas. Por favor, melhorem! Vamos acabar com essa de ficar apontando o dedo para o amiguinho, porque ele escreveu uma fanfic que tinha um relacionamento abusivo, por exemplo. Isso não é nem um pouco legal, além de que alguns de vocês conseguem fazer a cabeça de outras pessoas fazendo este tipo de coisa.

Caso queiram ver os jornais das outras autoras que também comentaram sobre isso, aqui está o perfil delas: @bok @_Avallon @psychomisuzu @ChoiBaek @Kroth @Chim_Chim @Starskobisck @Leticia_namjoon @mavis-ne @Kang_Shin_Kim @fulanadetao e outros.


Obrigada se chegaram até aqui!

Beijinhos de Luz <3


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...