NaNoWriMo e a Chave Elemental


Postado


NaNoWriMo


Se você não sabe o que é, vamos apresentar o mais novo queridinho da comunidade literária, NaNoWriMo, será seu companheiro nas aventuras e desventuras do mês de Novembro, em busca do prêmio máximo que é a satisfação pessoal de escrever 50.000 palavras em 30 dias. Sim amendoim, aqui começa sua jornada de herói para escrever um romance.
O Mês Nacional da Escrita de Romances, na melhor tradução literal que meu conhecimento de inglês permite, é um evento que não tem mais nada de “nacional”, pois conquistou o mundo inteiro e ganha novos adeptos a cada nova edição. Se você ama escrever e não conhece, venha ser parte do grupo de calourinhos do NaNo.
Se você não tem certeza de como fazer isso, saiba que: a inscrição no site do NaNoWriMo.org é de graça, você não paga nada para participar do evento. Você pode participar com originais em diversas categorias, ou ainda, com o nosso queridinho. Sim amendoim, você pode participar com fanfic, de Naruto, de Saint Seiya, de Snoopy Charlie Brown.
Se assim como eu você vai prestar ENEM nos dias 05 e 06 de Novembro: lhe desejo boa sorte, e siga a recomendação de chegar ao local da prova com 1 hora de antecedência, leve água que o calor está demais, e não recomendo levar balinhas, o açúcar delas vai fazer você querer mais água e ir ao banheiro.
Se você não vai prestar ENEM, e não vai participar do NaNo, incentive seu autor favorito, e até os menos favoritos a participarem, leia e comente a história que eles estão escrevendo, isso nos diz que estamos indo na direção certa, que estamos nos doando e que somos relevantes para alguém em algum lugar.
Se você ainda está em dúvida se deveria, ou não, participar do NaNo e é sua primeira vez escrevendo, lembre-se que estaremos em Novembro, e que em menos de dois meses eles vão bater a sua porta. Sim amendoim, estou falando dos monstros do natal. Aquelas esfinges de perguntas frequentes, cujas respostas elas já sabem bem.
O que o NaNo te ajuda nisso? Amigo amendoim, você não gostaria de poder dizer “Não. Eu estive muito ocupada este mês de Novembro para fazer isso.” Você sabe a pergunta que vem depois amendoim, você conhece os monstros, eles vão perguntar com o que você esteve ocupado. Não gostaria de ter uma experiência única para contar?
Sim, para você querido amigo amendoim, que conseguiu ou não concluir o NaNoWriMo e agora poderá usufruir das experiências conquistadas, respondendo perguntas não frequentes, cujas respostas você quer compartilhar. Sim, para você que quer escrever uma fanfic, ou original longos e não sabia como começar. Sim, para você que poderá imprimir o seu texto e dar de presente para alguém.
E para você que acompanha minhas fanfic, sim. Infelizmente elas vão demorar mais um pouquinho a serem atualizadas. Uma das regras do NaNoWriMo é a do compromisso de não queimar a largada, ou seja, não vale participar com textos já produzidos anteriormente. Mas é possível sim, planejar o que vai escrever antes do NaNo, e dedilhar teclado durante o evento.
Participando ou não do NaNoWriMo, ficou a dica, a recomendação, o meu grande amor pela nação de escritores criativos, originais, e fantásticos. Escrevendo seus próprios textos, ou fanfic, de fantasia ou suspense, e nossos amados leitores. Sim amendoim, originais de coisa nova, sendo uma fanfic ou não, fantásticos de emocionantes e comprometidos, sendo uma fantasia ou não.


A Chave Elemental


E enfim, depois de algum tempo de pesquisa, gaveta, mais pesquisa, e recentemente um surto de criatividade, apresento a vocês a Chave Elemental. Um cenário de fantasia medieval, inspirado por RPG, anime da extinta Rede Manchete, fanfic SasuHina, músicas de Nightwish, meus professores do curso de Jogos Digitais, parentes e amigos.
A Chave Elemental é uma mistura de experiências em cenários de RPG que conheci na internet e na vida real, eles variam do extinto Orkut, a fóruns de interpretação de cenários variados, até as mesas de colegas e clubes de jogos. Adicionando a essas experiências cenários de animes, mangás, livros e outras mídias.
Se você assim como eu já teve experiências com fóruns de role play na internet, exemplos como Strawberry World, Route One, School of Disaster, e o Alohomora devem soar familiar. Estes foram fóruns de RPG com temáticas distintas, variando entre fantasia medieval, Pokémon, e escolas de magia inspiradas por Harry Potter.
Entre os citados não há um favorito, eles renderam experiências diferentes, em mundos diferentes, com personagens diferentes, com histórias únicas, infelizmente como tudo na vida esses fóruns chegaram ao seu fim por vários motivos. Entre os fóruns acima o único que não foi desativado é o Strawberry, que vocês podem ler se tiverem interesse.
Mas definitivamente nenhum deles foi mais avassalador que o que dá “nome aos bois”, um RPG de orkut do qual nunca participei ativamente, e que chegou ao fim junto com a rede social e o crescente interesse pelas pessoas no facebook. O Elemental Key Project RPG, era o queridinho dos amantes de Saint Seiya, fantasia e RPG.
Havia começado como qualquer outro RPG de Cavaleiros do Zodíaco no Orkut, mas a necessidade de criar um universo próprio fez o grupo mudar várias questões que o tornou algo único. Que eu nunca cheguei a jogar. Tinha uma temática maravilhosa, de batalhas entre santuários e uma pincelada de aventuras medievais fantásticas. Uma mistura perfeita entre CdZ e SdA.
Como eu nunca cheguei de fato a participar do cenário isso gerou muita frustração, o tempo passou, participei de outras mesas, vindo a jogar Tormenta RPG e Vampiro a Máscara. Mas alguma coisa ainda tinha ficado ali, aquela sensação de vazio, e a necessidade de ser preenchido com algo novo, ou pior, algo que não tinha sido.
Recentemente a Route One havia sido reaberta, o que me fez resgatar esses cenários maravilhosos e reencontrar personagens que eu havia criado. Reencontrar pedaços do Elemental Key foi um achado e tanto, mas a decisão de criar meu próprio cenário partindo daquele princípio veio das minhas aventuras, lendo e escrevendo fanfic.
Se você vive no Spirit você, com certeza, curte fanfic, seja qual cenário for, independente do tema, seja como autor ou leitor. E se você é tão fissurado em fanfic a ponto de garimpar página por página a procura de ouro, você conhece as fanfics de ficha. Permita-me dizer amendoim, não há diferença entre fanfic de ficha e RPG.
Quando você joga RPG cria um personagem, para uma aventura planejada por alguém, você tem habilidades, qualidades e defeitos, personalidade, aparência, e todas as outras coisas que te tornam único dentro do cenário do jogo, e suas ações e reações são únicas as adversidades apresentadas pelo narrador. Fanfic de ficha é bem familiar, só que você não rola dados.
Pensando nisso tudo, acabei vindo a tirar o meu próprio cenário da gaveta, ele não é como o Elemental Key original do orkut, nunca será porque eu nunca joguei nesse cenário, toda experiência nele vivida é atribuída a leitura. Ele também não será como os outros cenários que joguei, porque aqueles mundos fantásticos foram imaginados por outras pessoas.
A Chave Elemental é uma mistura de experiências e recordações carinhosas, e tristes, Jussara – a idealizadora do Strawberry – é uma das maiores responsáveis por este texto e do projeto em si. Um texto carinhoso e triste de despedida do Mundo Morango, ela questionava se seu trabalho teria sido realmente importante para as pessoas.
Na época eu não pude responder aquela mensagem, eu não sabia o que responder, ela pediu para as pessoas não responderem, não gerar confusão. Hoje eu posso porque sei a resposta, aqueles cenários, aquelas aventuras, aqueles que foram e os que não foram, todos eles foram únicos e inesquecíveis. Geraram uma aventura a qual eu quero e preciso compartilhar.
Eu ainda não sei que formato usar para o cenário, se virá a se tornar um jogo, se as pessoas vão gostar, se vão odiar, se será relevante para mais alguém além de mim mesma. Se tem alguma coisa que aprendi escrevendo fanfic é que realmente não importa se alguém vai comentar, desde que você dê vazão a sua imaginação.
É como uma droga, viciante e positiva, um exercício contante do criar e reinventar símbolos, que podem ou não fazer sentido para as outras pessoas. Por isso o nome Chave Elemental, chaves abrem coisas, podem ser portas ou gavetas, revelando lugares, tesouros e maravilhas escondidas de tudo e de todos. Elementos que te conectam com algo mais profundo em você.


A Chave Elemental e o NaNoWriMo


Com a chegada do NaNoWriMo, eu acabei por decidir escrever as primeiras linhas para o cenário da Chave Elemental. Um cenário de fantasia medieval, no Plano Material mais conhecido como Unsur. Em Unsur os Humanos vivem a Quarta Grande Era, onde as relações entre raças começa a se deteriorar devido a crescente expansão humana.
Dentro da Grande Ronda, Unsur é apenas mais um dos planos naturais que compõem o universo em equilíbrio, defendidos por seus respectivos governantes, os Planos Elementais liderados pelos Lordes Elementais, separam os Planos Externos do Plano Material, que ainda sem um governante eleito, corre o risco de ser invadido por uma guerra territorial.
Assim a Porta Dimensional e a Chave Elemental foram criadas para proteger os planos e manter o equilíbrio, porém nem todas as espécies concordam com essa visão de harmonia, e tentaram a todo e qualquer custo encontrar e tomar posse da Chave Elemental, iniciando assim a guerra que poderá por fim ao universo como hoje é conhecido.
E enquanto os Lordes Planares preparam seus exércitos para a eminente guerra, tramas, conspirações, rebeliões e revoltas atingem as camadas inferiores de seus próprios planos. As raças de Unsur começam a se movimentar em busca da Chave Elemental, e a Era do Caos finalmente se inicia, esperando bravamente por heróis capazes de restaurar a Ordem na grande ronda.
Vou tentar fazer postagens regulares no jornal, contando a experiência de criar o cenário, e outras coisas mais conforme surgirem sugestões e interesse por parte dos leitores, se estes existirem e tiverem interesse em saber maiores detalhes do processo. As postagens da história devem ser regulares dentro do mês de novembro junto ao NaNoWriMo.
No mais lembrando que as fanfic iniciadas devem sofrer um período de pausa, mas serão concluídas no futuro. Algumas coisas na Chave Elemental sofrem influência direta das histórias das fanfic, assim como a Chave Elemental deve influenciar diretamente ou indiretamente nas histórias. Eu ainda não tenho certeza se apresentarei no formato de original, ou fanfic UA.
Aceitando sugestões de formato, até o dia 31 de Outubro. Aceitando criticas, sugestões, palavras de incentivo e afins referente aos projetos de RPG citados no jornal. Deixando um apelo para encontrar pessoas que tenham conhecido/participado de algum deles e queira trocar pontos de xp acumulados com a experiência pessoal. No mais sorte no ENEM, boas leituras e até mais.

Escutando: Nightwish
Lendo: Relacionamentos Astrais
Assistindo: Bones
Jogando: Stardew Vaely
Comendo: pizza
Bebendo: refri

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...