~FoxChan

FoxChan
High-functioning sociopath!
Nome: Fox's Bam
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: Varginha, Minas Gerais, Brasil
Aniversário: 11 de Junho
Idade: 25
Cadastro:

DICAS PARA APERFEIÇOAR A ESCRITA


Postado

DICAS PARA APERFEIÇOAR A ESCRITA

“A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.” Samuel Johnson


Olá pessoas! Meu nome é Suellen e eu fui desafiada pela @LuACosta para continuar uma Tag muito interessante, proposta pela @Tikaett. A ideia consiste em organizar dicas úteis de escrita para quem está interessado em começar a escrever fanfics.
Não passo nem perto de ser uma ótima escritora, mas espero poder ajudar quem ler esse jornal. Sei que ainda tenho muito a aprender, muito mais do que a ensinar, mas farei o possível para passar algo que me ajuda com minha estórias.


1ª DICA - SEMPRE QUE FOR LER ALGO, OBSERVE BEM A GRAFIA DAS PALAVRAS.

Para um escritor (ou futuro escritor, em nosso caso), escrever bem é essencial. Isso é algo óbvio, é claro. Mas não é tão fácil quando parece. Nessa dica, irei me ater apenas na grafia (mas que fique claro que escrever bem é muito mais do que simplesmente não utilizar o famoso linguajar da internet, o “internetês”).
Sempre que estiver lendo um livro preste atenção na grafia das palavras, em como os escritores constroem a frase, na pontuação. Aprimore seu vocabulário e estude o nosso português. Acredito que todos que estão lendo esse jornal, são leitores há algum tempo, então provavelmente devem saber disso... mas saber as regras de ortografia, de semântica, é fundamental para escrever um bom texto, fácil de ser compreendido.
Alguns exemplos de erros que não poderiam ocorrer: usar “mais” ao invés de “mas”, “agente” quando deveria ser “a gente”, escrever “concerteza” junto ao invés de separado, etc. Um dos itens que torna o texto agradável de ser lido é a qualidade da escrita. Então invista nisso. E o primeiro passo é prestar atenção na grafia das palavras.


“É a escrever mal que se aprende a escrever bem.”Samuel Johnson


2ª DICA - USAR UM PROGRAMA ADEQUADO PARA ESCREVER.

Usar um bom programa nos ajuda muito. Nunca escreva uma fanfic diretamente aqui no site, pois isso pode acabar te prejudicando. É normal escrevermos algumas palavras erradas e na pressa de escrever muitas vezes acabamos “comendo” uma letrinha ou outra. E o Microsoft Word, por exemplo, nos auxilia nessa questão. Mas obviamente, até o melhor dos programas deixa passar alguns erros. Por isso, é muitíssimo importante sempre revisar o texto antes de postar.


3ª DICA - TER UM CADERNINHO PRÓPRIO PRA SE ORGANIZAR.


Essa é uma dica realmente muito útil! (Confie em mim rsrs). Eu passei a usar um caderno para escrever minhas anotações esse ano, e fez uma enorme diferença para mim. Eu vi essa dica em um canal literário no youtube (vou deixar o link aqui para vocês assistirem se quiserem):https://www.youtube.com/watch?v=F8UXKWfQ6w8
Cada um tem seu próprio estilo de organização, mas eu uso meu caderno para escrever as características de meus personagens principais, para desenhar mapas do mundo que criei, como funciona a religião, costumes e etc. Mas acima de tudo: eu o uso para anotar todos os nomes que utilizo na fic (seja de personagens, de rios, cidades, etc). E do lado de cada um, eu colo um post-it dizendo de onde eu tirei o nome (pois eu sei que sem nenhuma sombra de dúvida, vou me esquecer disso rsrs).
E não se esqueça de anotar todas as ideias que você teve! (Porque por mais que você diga para si mesmo que lembrará disso depois...bem, digamos que se você for como eu, tem grandes chances de isso não acontecer rsrs). Ter um caderninho com suas anotações te salvará em muitos momentos!



4ª DICA – OS TRÊS C’s: COESÃO, COERÊNCIA E CONCISÃO.


Seja coeso: não repita a mesma palavra diversas vezes no seu parágrafo, pois torna o texto cansativo e faz com que ele perca sua qualidade. Mas isso é algo simples de ser melhorado. Você pode usar sinônimos, pronomes (esse, este, aquele), advérbios, verbos, conjunções, preposições...
(Vou deixar aqui o link de um site que mostra exemplos sobre isso:
http://www.alunosonline.com.br/portugues/coesao-textual.html)

Seja coerente: você precisa ser claro em seu texto, ser lógico, não se contradizer.
Seja conciso: A simples explicação do dicionário para a palavra “concisão” já é o suficiente: qualidade de quem fala ou escreve com clareza e de modo breve; brevidade, precisão: a concisão caracteriza um bom texto.

“O escritor é um homem que mais do que qualquer outro tem dificuldade para escrever.”
Thomas Mann



5ª DICA – DESCREVA AS CENAS QUE FOR ESCREVER.

Descrever bem uma cena é algo que aumenta o prazer da leitura. Você não precisa ser um Machado de Assis e descrever cada mínima coisa em mínimos detalhes, mas mostrar para seus leitores, com palavras, o que você está imaginando é algo bem positivo.
Descreva não apenas a aparência dos personagens, mas os pensamentos, as expressões e gestos que eles fazem entre diálogos; escreva pelo menos um pouco sobre o cenário.
Baseie-se em livros que você leu para te ajudarem nessa hora!

Vou dar dois exemplos bem simples, e vocês podem tirar suas próprias conclusões sobre qual é a melhor maneira:
Primeiro exemplo:

−Estamos correndo perigo nesse exato momento. –Alana sussurrou em meus ouvidos. –Não temos tempo a perder.
As luzes no corredor começaram a se apagar lentamente, uma por uma. Eu sentia como se a morte estivesse mais perto. Eu estava paralisada, sabia o que aconteceria em seguida, mas não tinha forças para continuar. Não mais. Não depois de tudo.
−Você quer viver Alice? –Alana segurava meus ombros com força.
−Sim. –Falei com a voz entrecortada.
–Então corra! –Ela puxou-me e começamos a correr desenfreadamente.

Segundo exemplo:

Alana: Estamos correndo perigo nesse exato momento. Não temos tempo a perder.
As luzes começaram a se apagar, uma por uma. Eu estava com muito medo.
Alana: Você quer viver Alice?
Alice: Sim.
Alana: Então corra.
Corremos.

Qual das duas cenas pareceu mais realista? Espero que tenham entendido o que eu quis dizer. E escrever da segunda forma, não é errado (pois cada um tem seu estilo de escrita próprio). Mas penso que o texto flui de uma melhor maneira na primeira opção. Uma cena descrita faz com que possamos imaginar tudo, como se fosse um filme, faz com que sintamos as emoções dos personagens (ansiedade, medo, alegria...). Então por esse motivo, eu acredito que a descrição faz parte de escrever bem.

“Para escrever bem deve haver uma facilidade natural e uma dificuldade adquirida.”Joseph Joubert


*Vou deixar aqui o link de um site com dicas bem legais sobre escrever um livro:http://ficcao.emtopicos.com/escrever/dicas-escrever-melhor-historias/

“Escrever é que é o verdadeiro prazer; ser lido é um prazer superficial.”
Virginia Woolf

Escrever nos faz crescer tanto quanto crescer nos faz escrever.
Jefferson Luiz Maleski

6ª DICA – CRIATIVIDADE PARA CONTORNAR OS CLICHÊS

As dicas a cima já são muito boas e como eu não sou a melhor pessoas para corrigir alguém, vou então falar em temos menos ortográficos e gramaticais.
Nada de clichês... Claro que em um cena ou outra onde o clichê é necessário, você pode usá-lo, mas não torne sua estória em uma enorme clichê; isso fara com que as pessoas saibam o que esperar de sua estória e percam o interesse na mesma.
Estamos em uma época onde muita coisa fantástica já foi escrita e é necessário muita criatividade para criar algo novo, então certifique-se de estar sempre com uma linha de raciocínio nova, que traga o interesse de seus leitores e os faça querer sempre mais do que é escrito.
Uma dica que dou para quem tem dificuldades para escrever e encontrar um modo confortável. Isso vai de cada pessoa, tem gente que gosta de silencio e paz, outras ouvem música, algumas escrevem melhor durante o dia, outras a noite. Então sempre procure saber em qual momento você está mais propicio a escrever. Outra cosa que pode ajudar é escolher temas sobre os quais já conhece ou gosta, pois estes te darão prazer a mais em escrever. Isso pode facilitar os pensamentos a fluírem e contribuem muito para a criatividade do escrito. Ajudando na criação e a fugir do clichê.


Espero ter ajudado em alguma coisa!

Aqui tem um texto bem interessante sobre o assunto: http://homoliteratus.com/o-cliche-de-ser-original-revisado/

“Escreva sobre aquilo que saber e sobre aquilo que adora. Quando nos conseguimos expor no papel, chama-se a isso de boa escrita.”
- Joel Chandler Harris

“Escrever é a única coisa que, quando o faço, não sinto que deveria de estar a fazer outra coisa.”
- Gloria Steinem



Espero que minha dica não tenha sido de tudo inútil! Mas gostei da iniciativa, é algo bem educativa que se fazia necessário por aqui, então vou continuar com ela hehe E vou desafiar a @Lullaby eximia escritora e o @Charizard, que é bastante critico com tudo que lê. Sei que ambos terão muito a ensinar.

Até mais o/

Escutando: Am I Wrong - Nico & Vinz
Lendo: Tanta coisa!

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...