~mmbenetti

mmbenetti
Harém é minha paixão
Nome: Mislaine Benetti
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Jacarei, São Paulo, Brasil
Aniversário: 19 de Setembro
Idade: 31
Cadastro:

Quando existe bloqueio criativo!


Postado

Quando existe bloqueio criativo!

Ter uma ideia para um enredo é apenas o primeiro passo.
Tenho visto muitas dúvidas, nas redes sociais de escritoras de Fanfics, sobre o bloqueio criativo.
Tem-se muitas idéias, mas na construção e sequência da história, se desmotivam ou perdem o ritmo, quer seja por que outras ideias surgem, quer seja por que perdeu-se o foco e isso acaba gerando uma interrupção na história.
Pensei assim, em criar esse jornal/dica, para ajudar a corrigir esses pequenos problemas e compartilhar o que aprendi nesses anos com roteiros e criação de enredos e narrativas.

Primeiro passo: Esqueleto

Organizar a história, lê-se enredo, em um esqueleto, ou seja, em estrutura, é o primeiro passo para organizar sua história com começo, meio e fim para que não ocorra a perda de foco da narrativa.
A estrutura nada mais é do que uma ficha técnica onde é aconselhável descrever os personagens principais, a sinopse, os principais acontecimentos que acontecerão no decorrer da trama e se possível todos os pontos de virada que cativará seu leitor para os capítulos seguintes. Descrever, anotar e esqueletar os problemas da trama, soluções e desfechos são importantes para dar dinamismo a história de forma que seja relevante e atraente ao leitor. É algo demorado, porém uma vez feito, é praticamente trinta por cento do texto pronto.

Uma dica!

Na dúvida, sempre use o bom humor para lidar com crises criativas, acredite, ajuda muito!

Segundo passo: Mantenha o foco

Manter foco é difícil, por que cada vez mais, estamos em ritmo hiperativo onde recebemos uma gama de informações muito diversificadas e intensas, que causa automaticamente a perda de foco e falha de concentração, contudo lembre-se, escrever exige concentração, sempre, ou você perderá o fio condutor do texto.

Então, se manter o foco é difícil,o que eu faço?

Use da criatividade.
Algumas pessoas se concentram ouvindo música, outras cantarolando, e ainda tem aquelas que se concentram fazendo outra atividade, o que super admiro pois ao fazer isso exige-se muito dos neurônios, vida longa a sua mente!
Então, sendo assim, encontre seu ponto de apoio, aquilo que te inspira e e te permita alcançar a compenetração necessária e mãos a obra, escrever é treino frequente, é dedicação e paciência, é amor para com seus personagens, eles precisam estar orgânicos para que o enredo flua bem.

Se apaixone pela sua trama, e seus leitores farão o mesmo!

Beijinhos!!!


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...