~matthewdaddario

matthewdaddario
Bia
Nome: Beatriz
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 25 de Outubro
Idade: 15
Cadastro:

A FALTA DE COERÊNCIA NAS HISTORIAS


Postado

Diário de escrita #01

Em 2013 eu lia muitas fanfics, muitas mesmo, acompanhava e terminava várias, mas com o passar dos anos eu comecei a me interessar por livros originais e deixei as fanfics um pouco de lado mesmo que eu só escreva fanfics até agora, todos sabemos disso. Antes eu não me importava, mas agora, acho que algumas coisas (eu mesma) amadureceram muito então eu comecei a notar alguns detalhes em histórias e é deles que eu vim falar hoje. Eu não sei se muitas pessoas vão ler isso, mas eu precisava escrever.

Não quero desmerecer a fanfic de ninguém, se você já escreveu ou escreve alguma fanfic com as coisas das quais eu vou falar aqui, não se sinta ofendida. Isso aqui é minha opinião e se vocês quiserem usa-la como dica, fica a critério de vocês, e isso também vai ser uma observação.

As vezes eu começo a ler uma história e okay, os personagens são bons e o enredo também, a história está legal, mas ai, de repente, por talvez uma dadiva dos céus, o grande vilão da temporada que no 1° capitulo já matou pessoas, está bonzinho no 5° capitulo. Ou as pessoas que simplesmente se odeiam estão se beijando em sua terceira cena juntos. A personagem parece ter uma personalidade no começo, mas ela faz coisas completamente diferentes do que dizem respeito ao resto da sua história. As pessoas mudam sim, claro que mudam, mas isso é com o tempo. Uma personagem não pode ter uma ideia e um estilo de vida no primeiro capitulo e no terceiro já estar com outros princípios completamente diferentes, isso não faz sentido. Não é porque são fanfics que elas tem que ser menos reais, as histórias precisam de um pouco de verdade, sentimento... até mesmo as de fantasia. Quando você está construindo uma história, seja ela fanfic ou não, você tem que saber qual personalidade os seus personagens vão ter. Uma coisa boa a se fazer é se basear em pessoas reais, uma pessoa teimosa não deixa de ser teimosa de uma hora para a outra, uma pessoa irônica não deixa de ser irônica do dia para a noite, então, não faz sentido essas coisas acontecerem nas histórias. Por que o vilão da história viraria uma pessoa boa? Isso pode acontecer? Claro que pode, mas precisa de um motivo, uma história, algo que tenha acontecido para que ele precisasse mudar, para que ele fosse mudando aos poucos. Outra coisa que eu sempre vejo é a garota personagem principal da história, ou não, toda decidida, com personalidade forte, conceitos formados e ela é sempre independente, mas ai, se apaixona pelo primeiro garoto que aparece e em um instante fica toda derretida, doce e apaixonada. O carinha que apareceu na história pode também ser importante e se estiver programado no enredo eles tem que sim se apaixonar, mas fala sério, isso é tão fácil assim? Se a personagem tem uma ideia na cabeça, é uma garota completamente “durona” o que faria ela se entregar desse jeito para alguém de uma hora para a outra? Atração à primeira vista, tudo bem, isso é até normal, mas agora no meu conceito, amor a primeira vista é aparência e aparência não é amor, porque você gosta daquilo que você vê e isso não quer dizer que você conheça aquilo de verdade. Na primeira vez que se veem eles se detestam ou nem se conhecem tanto assim e no segundo já estão completamente envolvidos um pelo outro. Um sentimento se constrói com o tempo, e isso você faz com acontecimentos que aproximem os personagens, diálogos e com o enredo da história e não simplesmente faz eles se apaixonarem, acredite, quando você passa um tempo construindo uma forma para os personagens se apaixonarem e se relacionarem mais afetivamente isso deixa a história bem mais interessante e envolvente. Um casal não se conhece há uma semana e na outra já estão transando loucamente em todos os momentos, mas se você conhece pessoas assim, que Deus os abençoe.

Mas casais que se apaixonam do nada não é tudo, as vezes me vejo em cenas que deveriam ser tensas, tristes ou preocupantes, mas os personagens estão rindo como se alguém não tivesse morrido ou alguma coisa horrível não estivesse prestes a acontecer. Ou adultos agindo como crianças de 13 em situações serias e até personagens mudando de ideia em apenas um segundo e não vamos nem comentar sobre os dois personagens que acabaram de se conhecer e já são melhores amigos-irmãos-passamos por tudo juntos-amigos pra vida inteira. Tudo precisa ser construído e tudo é construído, eu sei disso, sei que um escritor não monta um enredo pra nada, mas as vezes a ansiedade faz com que você aprece muito as coisas. Pense que tudo precisa do seu tempo, do tempo dos personagens e do tempo da história. Os personagens podem sim fazer certas coisas nos primeiros capítulos da historia, isso depende de cada autor e da historia, mas essas coisas precisam ser bem construídas.
A historia precisa de um motivo e os personagens também, eles precisam de motivos para fazer o que fazem. Você pode sim fazer os personagens dormirem juntos nos primeiros capítulos, só precisa saber construir o momento, talvez eles se conhecessem em uma festa ou já estão saindo a algum tempo...

Quando você começa a escrever uma história, precisa fazer com que seus personagens sejam reais para os leitores. Precisa fazer com que eles sintam as mesmas coisas que os personagens, você pode, por exemplo, pensar em si própria. Muda de ideia facilmente? Muda de personalidade tão facilmente por conta de alguém? Em uma semana? Se apaixona com intensidade facilmente sem ao menos conhecer a pessoa direito? E lembrando que estamos falando aqui de se apaixonar, não vamos citar o amor pois se não eu vou começar a chorar pela forma banal como ele é tratado alguma vezes. O amor é uma coisa forte, a coisa mais intensa que uma pessoa pode sentir pela outra, não creio que é possível um amor verdadeiro ser descoberto tão facilmente, a não ser que ele seja entre pais e filhos. Quando eu vejo coisas como essa que citei nesse texto eu fico frustrada, a história tem tudo para ser maravilhosa, mas as vezes aquela ansiedade que você tinha em acompanhar o casal principal se apaixonando nem existe pois antes do capitulo 10 eles já estão dormindo juntos. É triste, eu sei. Não precisa se preocupar se eles vão ficar juntos ou não pois o amor deles já é indestrutível, é, nós sabemos.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...