Vírgula não é enfeite


Postado

Vírgula não é enfeite

Uma coisa muito comum que percebo na maioria das fics que acompanho é o uso indiscriminado de vírgulas. Povo escreve e sai tacando vírgulas em todos os cantos: quando deveria ser ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, quando não era pra ter nada.

Aí, o texto que a pessoa, escreve fica mais ou menos assim, E isso dificulta muito, a leitura, Porque as vírgulas, marcam pausas curtas, no texto, Não são enfeites para serem distribuídas entende, Então se você, escreve assim, ou tem dificuldade de, usar a vírgula vou dar umas dicas ok,

1. Leia o texto em voz alta. As paradas curtas que você deu para respirar geralmente são vírgulas. As longas, pontos finais.

2. Ainda em voz alta, leia o texto com a entonação de acordo com a pontuação que você colocou. Se soou estranho, provavelmente está errado.

Essas agora não são dicas, são regras:

1. Não se separa sujeito do verbo. Nunca. Então "Ana, foi ao parque" está errado.

2. Não se separa o verbo do predicado. Então, "Ana foi, ao parque" também está errado.

3. Vocativos são NECESSARIAMENTE separados por vírgulas. O que são vocativos? É quando você chama alguém, quando você está falando com a pessoa. "João, vem cá!" "Está com fome, Maria?" "André, vamos estudar agora".

=> Perceba que é diferente falar COM a pessoa de falar SOBRE a pessoa. "André, vamos estudar agora" tem vírgula porque estou falando com André. "Ana foi ao parque" não tem vírgula porque estou falando sobre a Ana.

4. Apostos são separados por vírgulas. O que são apostos? É quando você explica alguma coisa no meio da frase. "A minha casa, que é azul, fica no fim da rua". Perceberam? "Que é azul" é uma forma de explicar como é a casa. Por isso, fica entre vírgulas. Assim como "A Terra, o planeta onde nós vivemos, precisa de proteção".

5. A vírgula vai antes do "mas", não depois. "Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro".

=> Exceção: quando o "mas" serve para somar elementos. "Não só ele mas também o filho saíram para almoçar". Isso equivale a dizer "Ele e o filho saíram para almoçar".

=> Na dúvida, troque por "porém". "Que queria ir ao cinema, porém estou sem dinheiro". Viu? Se der para usar o "porém" é porque o "mas" tem vírgula. Isso não acontece na outra: ""Não só ele porém também o filho saíram para almoçar". Muda completamente o sentido da frase. Então, o "mas" não tem vírgula.

Esse é o básico. Claro que existem inúmeros outros casos como vírgula suprimindo palavras, indicando ordem inversa da frase, etc... Mas vamos deixar isso para depois.

E, lembrem-se: revisem antes de postar. É um carinho com o texto porque você elimina os erros. É um carinho com o leitor porque você mostra que está preocupado com a qualidade do que ele lê. E é um carinho com você: ganhará mais leitores e menos críticas que poderiam ter sido evitadas.

Críticas, dúvidas, sugestões, fiquem à vontade nos comentários.

;)


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...