~Natia-sama

Natia-sama
She's Lost in the Darkness
Nome: L. C. Donatti
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 2 de Janeiro
Idade: 19
Cadastro:

Dois Lados da Moeda: Eu como fic-reader e fic-writer


Postado

Dois Lados da Moeda: Eu como fic-reader e fic-writer

Esses dias eu estava dando uma espiadinha no Facebook e vi dois posts da página do Spirit que perguntavam o que fazia você leitor parar de ler uma fanfic e você escritor largar mão da sua história, essas perguntas me atiçaram e eu respondi cada uma delas pelos comentários, mas não achei suficiente e é por isso que estou fazendo esse jornal: para aqueles que estiverem interessados conhecerem um pouquinho mais sobre meus dois opostos! ^-^

Ok, vamos começar pelo meu lado leitora! :P
Muitas vezes eu paro de ler uma fic, pelo simples fato de realmente achar que a história perdeu a graça... Quer dizer, a fanfic começou bem e eu acompanhei até um determinado tempo, mas então a história perdeu a graça. Nesse caso o problema é comigo e não com a fanfic e isso não costuma acontecer com muita frequência, isto é, eu posso passar um bom tempo tempo sem ler uma história, só que isso não quer dizer que eu abandonei a leitura e sim que eu estou sem tempo.
Outra coisa que me desanima a continuar é quando prolongam muito um mistério só, tipo, a pessoa iniciou a fanfic com aquele mistério e enrola séculos em cima dele. Poxa, gente, você pode até manter um mistério do início ao fim da fic, mas tenta desenrolar outros conflitos ou até mesmo outros mistérios em cima do principal, se o autor fica enrolando numa coisa só eu não consigo continuar, mesmo que eu esteja curiosa para saber a solução.
Tem também o fator autor, se eu não gostar do autor como pessoa eu não vou conseguir continuar a ler a fic, por exemplo, eu não suporto autor que já tá com vários capítulos prontos e fica chantageando os leitores que ele sabe que tem dizendo que vai postar o próximo só quando atingir tal número de favoritos e comentários. Ele está obrigando o leitor a fazer o que ele quer só pra conseguir popularidade e isso é ridículo! Não tenho nada contra contra divulgação e nada contra escritores que pedem a opinião do leitor no final de cada capítulo, mas não suporto quando o escritor fica fazendo chantagens e mendigando as coisas! Outra coisa que me deixa profundamente irritada com um autor é quando ele responde os comentários com uma só palavra, odeio quando eu me dedico para fazer um comentário top e o autor chega com um "Obrigado por comentar" ou então nem responde... Pois é! Eu sou bem chata e também considero o autor nessa questão de continuar a ler ou não uma fanfic.
Quanto à gramática eu não sou muito exigente quando eu vejo que o escritor é realmente bom e só comete aqueles errinhos bobos que a maioria comete - inclusive eu -, porém quando eu vejo que a fanfic já começa com aquele monte de assassinatos à língua eu nem continuo... Bem, às vezes eu percebo que o escritor tem muito potencial e só tem problemas com a grafia, então eu faço umas críticas construtivas e dou umas dicas, aí se ele não tentar nem mudar um pouquinho eu largo mão!
E, por fim, sempre acabo largando aquelas fanfics que começam esplêndidas só pro autor cagar tudo e começar a carregar nos clichês, e não me refiro somente àqueles clichês de casal, quero dizer todo tipo de clichê!

Agora vamos ao meu outro lado! *w*
Eu acredito que quando nós, escritores, publicamos nossas histórias num site para outras pessoas, temos a intensão de evoluir como escritores. Nós queremos receber críticas construtivas para melhorarmos a qualidade do que estamos fazendo, escrever em sites é um trabalho em equipe: o autor expõe suas ideias e espera que os seus leitores o ajudem a evoluir cada vez mais. Só que aí aparecem aquelas pessoas que não te acrescentam em nada, ou elas estão ali de enfeite ou elas simplesmente comentam por comentar, por exemplo, aquelas pessoas que só falam "Amei", "Ficou muito bom" e pronto. Elas fazem o escritor se sentir melhor e mais animado, mas não ajudam no progresso dele e eu vou admitir aqui: Odeio esses comentários! Respondo apenas por educação e na esperança de que algum dia a pessoa apareça com alguma opinião de verdade.
Mais uma coisa que eu acredito que desanima muito é quando um leitor novo ou que favoritou sua história e nunca deu as caras aparece nos comentários só pra dizer "Continua", "Quando sai o próximo capítulo", "Você sumiu"... Por Yatogami! Entendam que assim como vocês leitores têm a vida de vocês, nós autores também temos as nossas e nem sempre vamos estar totalmente disponíveis para postar capítulos periódicos, afinal, para a maioria de nós, escrever é só um hobby que pode vir a se tornar profissão quando acharmos que somos bons o suficiente.
Também quero dizer que nenhum leitor é obrigado a comentar todo capítulo e nem a fazer aqueles comentários-textos - que eu particularmente amo -, mas tentem APARECER de vez em quando e comentem suas críticas ou elogios, se você gosta muito da história e não quer que o autor pare de escrevê-la dê um incentivo, pois, acredite, mesmo que você seja o único comentando na história ele vai continuar por você - pelo menos é o que eu faria por um leitor tão dedicado -, exceto quando há aquele fator do autor já ter perdido o gosto pela sua própria história, quando isso acontece o leitor precisa ser um pouco compreensivo.
Por último eu quero dizer que o número de favoritos não sustenta uma história, então mesmo que o autor tenha um número absurdo de favoritos se ninguém fizer um comentário decente a história vai ser excluída à não ser que o escritor tenha muita força de vontade. De qualquer forma, eu mesma como a escritora que sou posso dizer que prezo muito mais os comentários dos leitores do que o número de favoritos, eu tenho poucas leitoras que comentam fielmente e eu posso afirmar com todo o meu coração que são por elas que eu continuo escrevendo, porque cada capítulo que eu, mesmo estando afogada de coisas para fazer, me viro em mil para produzir é dedicado totalmente à elas e com a expectativa de ver qual vai ser a opinião delas dessa vez. Adoro a ansiedade de esperar um comentário delas após postar um capitulo! ^-^

Certo, eu sei que falei muito mesmo, mas eu sou uma escritora afinal e o fato de eu estar compartilhando um pouquinho dos meus dois lados com vocês me fez caprichar nesse jornal!


XOXO, Natia-sama

Escutando: Bloodstream - Ed Sheeran
Lendo: Dez Anos Em Dez Temas
Jogando: Amor Doce *-*

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...