~ninadh

ninadh
Kentinete/Castiete
Nome: Nina || @kimingyu is my girl
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 29 de Janeiro
Idade: 16
Cadastro:

Como Escrever Um Bom Comentário/Ser Um Bom Leitor


Postado

Olá, galerinha do mal, tudo bom com vocês?



Venho com esse meu primeiro jornal, e eu nem sei se é assim que essa área de "jornal" funciona, falar sobre algo que me chateia barra frustra que são aqueles comentários, tipo, “oi, amei, continua, bjs”. E só isso. Um comentário de uma linha.

Não desmerecendo o esforço da pessoa de abrir a caixinha de comentários e digitar isso na tentativa de fazer um autor feliz, mas > na minha opinião < e provavelmente na opinião de qualquer um que escreva, esses comentários acabam desestimulando mais do que estimulando um autor a continuar. Eu, pelo menos, fico feliz ao receber um comentário, acho massa, mas dou uma bela broxada quando esse é o único conteúdo do review.

É quase tão ruim quanto a falta de comentários e, pra quem tem uma autoestima fodida pra caralho, >> eu << o pensamento que brota na cabeça é algo como: “que lindo da parte desse leitor, mas ele realmente amou? Ele quer que eu continue ou só está sendo educado?”.

Então tá, vamos falar sobre como melhorar isso do lado do leitor.

Leia as notas iniciais e finais do capítulo. As notas, geralmente, é o espaço onde o autor tenta interagir com seu leitor. Onde ele fala sobre os próprios pensamentos a respeito da fanfic, conta as novidades... Um bom jeito para começar um comentário é respondendo a algo que o autor falou nas notas. Mesmo que seja algo wtf, nada a ver com a história, tente opinar a respeito daquilo.

Opine e explique. É, tipo isso. Tudo o que você ler, tente falar no comentário sua opinião a respeito. A personagem está sendo idiota ao trair o carinha principal com o melhor amigo? Fale que ela está sendo idiota! Mas não só isso. Fale que ela está sendo idiota porque isso não se faz, porque o carinha, namorado dela, está com câncer no hospital e é tão errado da parte dela trair a confiança dele daquela maneira. Só que, querendo ou não, você shippa ela com o melhor amigo, porque eles são adoráveis.

Tenha atenção aos personagens. Pode ter certeza que se tem um personagem ali, ele foi criado com cuidado pelo autor. Observe o modo como a personalidade dele foi construída e moldada. Ao longo dos capítulos, ele vai se mostrando aos poucos. Você concorda com as atitudes dele? Sim? Não? Por quê? Você se identifica com ele?

Fale da sua vida. Juro que autores gostam de amiguinhos leitores. Se você se identifica com determinado personagem, conte! Mas... Por quê? A mocinha da fanfic terminou com o namorado e decidiu colocar uma mochila nas costas para viajar pelo mundo, e isso é algo que te lembra uma situação da tua vida! Porque, quando você brigou com uma amiga, quem sabe, você roubou o carro da sua tia e fez uma viagem para o estado ao lado só para espairecer. Às vezes, você nem vivenciou, mas viu isso em uma série...

Não tenha medo da sinceridade. Vocês podem achar que não, mas autor adora crítica. Significa que você se ateve aos defeitos da história dele e, apontando-os, você está o ajudando a melhorar. Então fale, mas fale mesmo!

ATENÇÃO: Não confundir crítica construtiva com ofensa. Apontar algum erro frequente da história, sugerir alguma melhora, é bem diferente do que você chegar chegando e falar mal até da tia avó da autora.

Quote a fanfic. Se você ainda não sabe por onde começar, tente quotar a fanfic. Ache duas ou três frases que foram suas três favoritas, e comente-as. Por que você gostou? Qual foi sua reação diante daquilo?

Ache sua parte favorita. Se você não quer detalhes como uma frase exata que saiu da fanfic, você pode ser mais subjetivo. Atenha-se ao ponto principal do capítulo, ou o ponto que você mais gostou, e fale sobre ele. Mas não fale só “adorei a parte que ela foi caminhar na praia com a avó”, tenha em mente que você precisa de detalhes. “Adorei por conta simplesmente do ambiente... Amo praia, sabe? E amo avós. Foi a combinação perfeita.”, esse tipo de coisa.

Tente ler outros comentários por aí para ver como as pessoas fazem. Olha aí, ver o que a galera anda fazendo pode ser algo que te ajude...

Conte suas expectativas. Sabe, o que você espera para o próximo capítulo? O que você quer? O que acha que vai realmente acontecer?

Acho que é só isso. Tentem se esforçar, sério. Sei que às vezes é difícil, sei que às vezes o celular não colabora e que aquele teclado é um cu, mas não é três minutos da sua vida que vão te matar porque você está escrevendo um comentário. Não precisa ser algo gigante, mas tentem ser mais detalhistas do que simplesmente dizer que estão gostando da fanfic.

E, se você não está realmente gostando, aproveitando, larguem a pegada falsiane e digam. Vocês não sabem que diferença vai fazer... E tenho certeza que o autor fará um esforço para melhorar. No final, você está ajudando alguém.
Então é isso. Espero que isso possa ajudar alguém que não sabe como comentar.



Um beijo de luz preta-emo-gótica, como diz minha amiga, no coração trevoso de vocês.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...