~phoebs

phoebs
Smelly Cat
Nome: Caroline
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: Indisponivel
Idade: Indisponivel
Cadastro:

Depressão e Phoebs


Postado

Oi povo, tudo bem com vocês? Esse jornal será um pouco mais sério e quero abordar um tema um pouco pesado, mas que esse “estado” já atingiu tanta gente que parece um assunto normal: A depressão. Bem, primeiro vamos as explicações.

1: O que é (tirando de um site) – “No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.”

2: O que causa – “A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos.”

Então, com minhas palavras: depressão é uma doença que atinge muitos adolescentes hoje em dia. É algo grave, tanto quanto um câncer por exemplo. As pessoas acham que depressão é uma palhaçada, um draminha desnecessário de gente que quer aparecer – como já me disseram – mas não é assim. A depressão de causa uma coisa tão forte, que te puxa pra baixo e se não tiver ninguém no alto para te segurar, você afunda num abismo sem fim. Por que é tão grave quanto um câncer? Com base na minha experiência, a depressão te faz querer morrer. Você se sente inútil, cansado, triste, um peso nas costas das pessoas. E se alguém disser algo ruim (mesmo que seja sem querer) pode acabar piorando. Sem contar as dores físicas (não apenas as psicológicas). É algo que vai te matando lentamente e nem você, nem ninguém conseguirá entender no final se deixar passar.

Por que estou contando isso? Certo. Recentemente uma amiga teve alguns problemas e eu mesma fui reparando suas mudanças. Pedi para ela ir ao psicólogo e depois da consulta ela me disse que estava com depressão. De cara os pais compraram os remédios e eu passei o primeiro mês (esse primeiro mês de ausência do site) tentando ajuda-la do jeito que eu podia. Ela é minha amiga, mas nos falamos apenas por internet. Então ela melhorou, porém o remédio acabou no final do mês e ela teve sintomas piores. Ela passou a ter dores de cabeça, vomitava toda hora, ficava chorando e dizendo que não ia aguentar. Os pais dela demoraram até comprarem a segunda caixa e agora ela está bem novamente.

Me senti inútil por não poder ir lá dar um abraço nela e dizer o quanto entendia tudo aquilo e que ela ia sair dessa como eu saí. Mas reparei que eu fiz algo pelo o menos: e se eu não tivesse dito para ela ir ao psicólogo? Não estou me chamando de heroína, mas talvez ela nem estivesse mais aqui. E todos ficaram se perguntando: Como não reparamos nada? O que quero dizer é: fiquem atentos à si mesmos e às pessoas ao redor. Se um amigo estiver agindo diferente, converse com ele. Se você estiver se sentindo diferente, converse com alguém. Não guarde tudo para você, porque somos como bombas e uma hora iremos explodir.

Então esse meu hiatos de dois meses se devem à isso. Passei esse tempo todo tentando apoia-la e fazê-la se sentir bem. Da mesma forma que um amigo me fez bem quando eu tive depressão. Não é uma brincadeira, não é um teatro. É algo sério. Pode causar a morte, a pessoa fica acabada. Entendam isso.

Obrigada à todos que leram até o final e se você já teve algo parecido, pode me contar tanto como comentário quanto por mensagem privada. Desculpem pelo o sumiço, de verdade – além disso meu computador queimou – e que este mês estarei mais ativa no site.
Para entenderem mais sobre a depressão, cliquem aqui. Muito obrigada por tudo, vocês são demais. Um beijo para quem quiser e até o próximo jornal.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...