~dustEstrella

dustEstrella
Mage of Heart
Nome: Ariel Rebecca (Rivka)
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Curitiba, Paraná, Brasil
Aniversário: 3 de Setembro
Idade: 16
Cadastro:

Sobre Lemon


Postado

Sobre Lemon

Ah, o Hard Lemon. Amado por muitos e idolatrado por vários outros. Aquele momento da fanfic / audio drama / anime em que o clima está bem quente, os personagens estão se pegando fortemente e a gente que lê / ouve / assiste sente uma pitada de felicidade e constrangimento que só o yaoista entende.

E como todo gênero textual da vida nós sabemos que os lemons tem seus clichês. Eles vão desde "S-senpai, seja gentil" até os gemidos exagerados dos ukes em êxtase.

Agora, se focarmos no quesito fanfics podemos encontrar em diversas ocasiões (além dos clichês já citados) o gênero lemon aplicado de forma completamente errada. O que nos leva novamente ao clichê. Vejamos a seguinte situação:

Há dois melhores amigos num quarto vazio (adoro ewe). A história é narrada pelo seme que está claramente apaixonado pelo uke. Em meio ao enredo, que pode ser qualquer um (eles estão estudando, eles estão vendo um filme de terror, eles estão hackeando o sistema da escola [?]), o narrador se declara. Quase que automaticamente os protagonistas começam a se atracar. Há descrições de sensações ardentes, sons de respiração e o seme pensa que o beijo do amante é mais perfeito do que ele imaginou em seus sonhos. De repente nós lemos uma mão boba aqui, um olhar assustado e / ou sexy ali, e eles estão nus. E o lubrificante? Muitas vezes ele é dispensado. A sensação quase sempre é indolor, ou então "doeu no começo, mas então aquilo se transformou em prazer puro". Errado.

Errado errado errado errado errado.

Adolescentes gays (muitas vezes reprimidos) não transam logo após confessarem seu amor pelo melhor amigo! Esse melhor amigo nem devia corresponder ao sentimento logo de cara! Poxa vida, se seu BFF, best bro, irmão de outra mãe dissesse que te ama você entenderia na hora? Qual a probabilidade do uke ser gay também?

É claro que estamos falando de yaoi, todos são gays nesse universo. Mas me diga, querido leitor, por que não desenvolver um romance bonitinho, certinho, em que os protagonistas vão descobrindo aos poucos sua sexualidade, como acontece na vida real? Falando bem sério agora, se é pra escrever escreva certo.

E nós finalmente chegamos no ponto que eu queria tocar: Por que eu, como escritora ativa do gênero Boys Love, não escrevo lemons?

Veja bem, eu não gosto de clichês mal aplicados. Na realidade repudio toda e qualquer tentativa de pegação fora de hora. Já desisti de fanfics maravilhosas porque os personagens decidiram transar na hora errada. E com "na hora errada" eu quero dizer que o autor forçou a barra. Além do fato de a minha pessoa ser muito exigente consigo mesma, e também não é toda hora que eu me vejo inspirada para uma pegação.

Vale acrescentar também que existem enredos e enredos. Se, por exemplo, seu personagem está numa balada e é (no mínimo) maior de idade, o que o impede de sair distribuindo amor livremente? Quem sabe ali perto na mesma festa ele não encontra com o futuro esposo, não é? Eu não estou julgando quem escreve lemon no primeiro encontro do casal, estou julgando quem faz isso errado.

Então vamos à conclusão disso tudo: Lemons devem ser escritos, devem ser lidos e apreciados por todos. Mas esta é uma categoria que necessita de bastante atenção e cuidado. Então, por favor autores de fanfics Yaoi, sejam gentis com seus momentos hot, usem lubrificante na história para não doer o coração do leitor quando a pegação começar e, principalmente, tratem com amor e carinho suas fanfics, elas podem ou não ser o OTP de alguém e merecem todo o respeito que um seme-escritor pode dar.

A arte de escrever deve ser respeitada, e se você prestar atenção em coisinhas (nem tão) bobas como essa pode enriquecer cada vez mais sua amada fanfic. Este fato é positivo para o escritor, leitor e até para o próprio site.

É isso aí, esse texto foi apenas um desabafo de uma leitora (muito) exigente. Espero que contribua para a vida de alguém.

Até a próxima fanfic.

-Rivka K.-

Escutando: I'll Glub With You - a EriKat song
Bebendo: Café <3

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...