~RiHa

RiHa
.doki doki
Nome: Rafaela // Park Ri Ha
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal
Aniversário: 12 de Junho
Cadastro:

~RiHa - .doki doki


넌 내 하나뿐인 태양 세상에 딱 하나
I bloomed for you, but I’m still getting thirsty
― 방탄소년단 'RUN' ―

página profissionalttinstablog

Uma conversa sobre Direitos de Autor

Postado

Aqui serão abordados os seguintes temas: design, edição de imagem, códigos/web design, plágio


Primeiras coisas primeiro: vocês sabem o que são direitos de autor?

Direitos de autor são, resumidamente, os direitos que os autores [de livros, imagens, fotografias, artes, etc.] têm sobre as suas criações. Quase todos - se não mesmo todos, arrisco-me a dizer - os países têm legislação sobre isso. Porque compreende-se que todos os autores de algo devem ter direitos sobre esse algo. Por exemplo, se eu escrever um livro, eu tenho o direito a que ninguém mo copie, seja integral ou parcialmente. Assim sendo, torna-se proibida a cópia desse material sem o meu consentimento.

Direitos de autor aplicam-se também sobre coisas parcialmente nossas. Por exemplos, se pegarmos numa imagem de outrém (por exemplo, um designer usa uma imagem de stock para fazer um trabalho - usemos, por agora, um banner como exemplo), o resultado final será parcialmente do autor da imagem original, e parcialmente do designer que criou a imagem final. É uma matemática simples, certo? Contudo, o designer que pegou na imagem original detinha permissão para o fazer. Com textos funciona quase da mesma forma, em que temos de citar (de forma devida) qualquer excerto que seja retirado de textos de terceiros.

Assim como qualquer tipo de trabalho que tenha por base um trabalho de terceiros deve ter autorização.

Sim, ok, toda a gente tem umas ideias básicas sobre esta história toda. Contudo... não parece. Não parece, e não creio que realmente tenham, porque o que eu mais vejo por aqui - sobretudo na área dos styles - é pessoas a usar o trabalhos dos outros sem créditos e sem autorização. E note-se mais uma coisa: mesmo dando créditos, por vezes continua a ser plágio. Porquê? Porque se está a usar uma arte final e não uma arte original. Isso. Não. Pode. Ser. Feito.

Quando forem usar uma imagem, certifiquem-se que ela não foi editada previamente por outra pessoa - a menos que seja uma imagem de stock (mais abaixo já falo delas). Website como o Tumblr e o We Heart It são sites cujos conteúdos são predominantemente editados. Posso garantir-vos que há 90% de probabilidades de aquela imagem bonitinha que vocês querem usar é editada. E sabem o que isso significa? Não podem usá-la. Não o façam. NÃO. O. FAÇAM.

Simplesmente evitem o Tumblr e o We Heart It. Fujam deles como o diabo foge da cruz. Evitem-nos como evitam o vosso ex. Afastem-se como se fossem um leão furioso. SAIAM DESSA. Sobretudo o We Heart It. WE HEART IT É TERRENO PROIBIDO. Quanto ao Pinterest, nunca tirem as imagens diretamente de lá - vão à fonte verificar se é possível usar. O Flickr também é terreno proibido. Quanto ao deviantART, usa APENAS a secção de "Resources & Stock Images"; todas as outras secções do site são proibidas.

Daí, vocês perguntam: mas Rafaela, esses são, literalmente, todos os sítios de onde vou buscar imagens! Que faço?

Bem, primeiro: se esses são todos os teus sítios, PÁRA. Imediatamente. A sério, PÁRA. Segundamente (?), eu apresento-te as fabulosas e salvadoras de vidas, ~imagens de stock~. Elas são as melhores amigas dos designers e as salvadoras da pátria de toda a gente que não cria o seu próprio material. A sério, people, imagens stock são a melhor coisa que o mundo inventou. Mas primeiro vamos perceber o que são e onde as arranjar, yas?

Vou começar por explicar que fotografias de figuras públicas não são imagens de stock, mas, por norma, tem-se alguma liberdade artística de usá-las desde que não seja para fins comerciais (a.k.a. não vás cobrar dinheiro pela edição que as envolver). É um terreno um tanto movediço e complexo e nem eu posso falar muito ou explicar bem, por isso apenas recomendo algum cuidado (e, sempre que conseguirem descobrir o fotógrafo, citem-no na descrição do trabalho, por uma questão de respeito e prevenção de riscos).

Agora, quanto às imagens de stock propriamente ditas. Imagens de stock são imagens criadas ou disponibilizadas propositadamente para o uso de terceiros. Ou seja, há pessoas que se dão ao trabalhinho de tirar uma foto, ou fazer um desenho, ou digitalizar algo, ou fazer algo, para que outras pessoas possam usar nos seus trabalhinhos (porque nem toda a gente é mestre em multi funções, né? Ámen). However, há dois tipos de imagens de stock (entre os subtipos), como tudo no mundo: e umas são pagas, outras não.

Sobre as pagas: tem de pagar pra usar e normalmente têm marca d'água. Muito simples. Não tirem a marca d'água, por amor de deos. Paguem por elas ou simplesmente não usem. (E aqui o desabafo de fotógrafa: a sério, gente; recentemente um jornal publicou fotografias que eu tirei para um clube, e removeram a marca d'água delas, e deixem-me dizer-vos que isso é muito filha da putagem, sim?)

Sobre as não pagas: felizmente, existem em tanta ou maior quantidade que as pagas, e com a mesma qualidade e variedade. E acreditem que muito, muito raramente eu tenho a tentação de aderir às pagas, porque normalmente as gratuitas têm tudo o que procuro. No meu bloguezenho eu tenho uma lista fancy de recursos que se podem usar, mas eu deixo-o aqui também algumas das principais que eu uso: stocksnap, gratisography, splitshire, picjumbo, visualhunt e magdeleine

CONTUDO, ATENÇÃO. Algumas das fotos podem exigir que sejam dados créditos, enquanto outras dispensam-no, por isso tenham cuidado e prestem atenção nesse detalhe na hora de as usar e creditar. Também têm o freepik, para toda uma enorme variedade de outras coisas além de fotografias e desenhos, onde se incluem vectores, psds e recursos vários. E no DeviantART têm uma secção inteira dedicada a recursos de stock (mas APENAS essa secção, sim?).

Sobre imagens, acho que estamos conversados. Agora, que tal falar de códigos, hein povinho?

Eu sei que há pouco tempo (uns meses ou um ano, talvez dois, não tenho a certeza) o Spirit despenalizou o uso de códigos alheios sem créditos. Contudo, eis aqui a dica de amiga: dêm créditos. Eu sei que os administradores do site dizem que não é obrigatório e que 'códigos não têm dono', mas adivinhem? TÊM SIM. Códigos foram criados por alguém, e esse alguém merece o reconhecimento. E mesmo que esses códigos sejam um conjunto de outros códigos, continuam a envolver o esforço e a propriedade intelectual de quem se deu ao trabalho de estar a juntá-los para criar um novo. Sabem como nós juntamos palavras para criar uma frase, e essa frase passa a ser nossa propriedade intelectual? É a mesma lógica.

Códigos dão muito, muito trabalho a serem desenvolvidos (compreenderão isso se tentarem estudar CSS, HTML e JavaScript de raiz, como eu estudo), e quem se dá ao trabalho de estudar isso, criar algo novo e disponibilizá-lo por aí para que nós possamos fazer coisas belas com eles, merece, no mínimo, um simples "código por fulano" na nossa descrição.

Por isso, se vocês encontram um código nalgum site, ou se vão buscá-lo a outra pessoa, por favor, por favor, por favor, metam na descrição um simples "tirei o código do sítio x" ou "código criado pela pessoa y". É uma questão de respeito pelos webdesigners e programadores que estudam e trabalham para desenvolver esses códigozinhos (às vezes de uma linha só) que nos permitem embelezar o nosso trabalho. A sério, povão.

Recapitulando:
Citação:
- Não usar imagens já editadas
- Fugir de sites como o Tumblr e o We Heart It
- Verificar sempre as fontes do Pinterest
- NÃO usar o Flickr
- No DeviantART, usar somente a secção de recursos
- Imagens de stock são os nossos melhores amigos
- Dar créditos a basicamente tudo
- Citar os autores dos códigos


E é isso, pessoal. Caso a minha 'autoridade' nestes assuntos seja questionadas, apenas relembro-vos que sou estudante de design e de multimédia, e freelancer nessas áreas, por isso sei algumas coisinhas (e claro que posso errar e estar enganada numa coisinha ou outra, e se estiver agradeço correções [desde que venham de pessoas da área], mas, de um modo geral, acredito que estou correta).

Obrigada! :)

Permalink Comentários (1)

[07/01/2017] Índice Histórias


Atualizações do Usuário

Usuário: ~RiHa
Favoritei o style
Style: We Don't Believe
Style: We Don't Believe
TV + plant musa
Usuário: ~RiHa
Adicionei um novo capítulo
História: Choco-Latte
História: Choco-Latte
Min Eun vive uma vida tranquila com seu namorado fantástico, até ao dia em que o seu ex-namorado, desaparecido há mais de um ano, lhe envia uma mensagem. Ela ignora essa e as seg..
Usuário: ~RiHa
Adicionei um novo style css
Style: Milky Way
Style: Milky Way
?? vixx não tem de ser só gótico e trevoso / brushes&patter: deviantart / milky way ?? Mostrar Spoiler 1. Possivelmente o melhor banner que já fiz em toda a minha existência ..
Usuário: ~RiHa
Favoritei o style
Style: Krystal (Clear)
Style: Krystal (Clear)
Clear Este banner fez um ano em Janeiro e fez mais de um ano que está à espera de ser usado em style. Eu realmente gosto mesmo dele então thank you sis por realizares o meu de..
Usuário: ~RiHa
Favoritei o style
Style: SICK
Style: SICK
Mostrar SpoilerFLIGHT LOG : TURBULENCE/ sick.


Dados do Usuário

Twitter: @kookierap

Animes Favoritos:
Shingeki no Kyojin // Darker Than Black // Kaichou wa maid-sama // Soul Eater // Fullmetal Alchemist // Kimi ni Todoke // Naruto /

Bandas ou Músicos Favoritos:
Hurts // Mumford & Sons // BTS // BigBang // EXO // 30STM // MCR // BlackPink // KARD // Twice // Red Velvet

Personagens de animes/mangás preferidos:
Hei e Yin (DTB) // Sakura e Sasuke (Naruto) // Maka e Soul (Soul Eater) // Edward (FMA), Mikasa e Levi (Attack on Titan), Hikaru e Kaoru (OHHC)