~paytuci

paytuci
Onih é minha
Nome: Pyetra Patuci
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 13 de Agosto
Idade: 19
Cadastro:

Para Iniciantes


Postado



Alous. Uma mocinha na ask do DOW pediu para que fizéssemos algo como um tutorial de como escrever fanfic. Bom, eu me responsabilizei por fazer algo que pudesse ajudar, e postarei como jornal para que mais pessoas possam ver também.
Então, vamos lá!

Não existe um padrão certo de se fazer uma fanfic, como não existe um para fazer um filme e só um estilo de fazer capas e afins. O primeiro passo é encontrar o seu estilo. O modo como você escreve, se você é mais detalhista ou mais simplista, se vai melhor narrando em terceira pessoa ou em primeira pessoa.

Uma dica para quando conseguir encontrar o seu estilo de escrita: seja sempre mais sentimental do que politicamente correto. É uma dica um pouco ousada por que tecnicamente eu estou dizendo para cometer erros em prol do sentimento, o que é eticamente errado, e moralmente também qqqq mas quem liga? Não se preocupe em escrever perfeitamente, se seu texto não passar uma sensação gostosa pra si mesmo ou para o leitor de que ele vale?

Bom, ao encontrar o seu estilo, encontre o gênero que mais gosta e tente encaixar nele.
Por exemplo: Eu sou jovial e não muito detalhista, meu gênero favorito para escrever é fantasia e universo alternativo, mas como vou conciliar uma escrita sem detalhes para um mundo onde tudo pode acontecer?
Simples, traga a tona a primeira citação feita: jovial. Sendo jovial, seu pouco detalhe se torna não um espaço branco e vazio, mas um espaço branco onde a mente de quem está a ler vai poder viajar e imaginar mil outras coisas.

Se você conseguir conciliar seu jeito de escrita com o gênero que quer, tudo vai bem. Se você é dramática, e gosta de romance, por que não fazer sobre algum tabu? Por que não escrever sobre vícios e síndromes, algo que realce suas cenas de drama e tragédia.

Encontrando esses dois fatores, e sem ter uma noção básica de como escrever, eu só posso dizer o que o grande mestre Stephen King um dia disse: para ser um escritor você deve ler muito e escrever muito, são fatores realmente importantes. Com muita leitura diária e conhecimento das palavras, a sua facilidade de escrita aumenta, o que também deve ser trabalhada diariamente. E com esse trabalho que não pode ser pulado, vai chegar o momento incrível na sua vida, em que você vai pegar um livro, e dizer: Isso é uma merda. Eu posso fazer melhor que isso. E esse cara foi publicado!

Deu pra entender? Você não pode ser um escritor se não tiver tempo. Você tem que ler muito para analisar como os outros trabalham com as palavras, e escrever muito para ver como você trabalha com as palavras, e, ao conseguir orgulhar-se de seu nível, suas idéias sempre brotando cada vez mais, sim, vai chegar um momento em que lerá algo e não acreditará que aquilo foi publicado.
Vai dizer que não da uma dorzinha no peito ao ver que a sua fanfic tem um enredo e escrita melhor que aquele tal livro? E pra piorar a ferida, ele ainda contém na capa: best-seller pelo The New York Times. É revoltante.

Como conclusão depois do meu monólogo extremamente chato, aqui vão pontos chaves para maior entendimento.

1 – combine seu estilo com seu gênero favorito.
2 – seu enredo deve conter cenas em que deixe claro o seu ponto forte, que mostre no que você realmente é bom, e mostre que você veio pra arrasar.
3 – leia muito.
4 – escreva muito.

E não menos importante: Não tenha medo de se arriscar. Dê a sua cara a tapa. Não desista por pouca coisa. Não se deixe derrubar por meras palavras. Ninguém nasceu sabendo, e estamos sempre evoluindo cada vez mais.
É com erros anteriores que acertamos futuramente.

Outros textos que podem ajudar:
1 - Para mulheres que querem escrever
2 - Manual do escritor
3 - Algumas dicas pensamentos e observações sobre a escrita e a literatura (este me contradiz em alguns aspectos, então lembre que nós nos baseamos naquilo que funciona conosco).


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...