~Maicka

Maicka
Down under
Nome: Tatiane Maicka
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 10 de Agosto
Idade: 15
Cadastro:

Como escrever uma boa sinopse?


Postado

Oi gente!!!
Primeiramente, digo que nesse jornal irei dar algumas dicas de como fazer sinopse, o que fazer ou não em um prefácio, ficha de personagem e roteiro.
Segundamente, dedico esse jornal ao lindo malaviloso @azul_escarlate que havia me perguntado sobre as coisas acima e que me deu uma ideia de respondê-lo em forma de jornal para que outras pessoas vejam e, consequentemente, que tirem algum proveito.
Vamos ao que interessa então:

1 – Como fazer uma boa sinopse de fanfic?
Sinopse é um breve resumo da sua fanfic que vai ajudar ao leitor à se decidir se vai ou não lê-la. Portanto, a gente tem que ser ninja na hora de escrever uma sinopse, tentando ao máximo deixá-la breve e atrativa.
Tá bom, Maicka, eu sei o que é sinopse... Mas eu não sei o que devo ou não colocar.
Primeiro, vou enumerar coisas que você NÃO deve colocar numa sinopse. São dicas simples que fazem TODA a diferença.

O que não colocar

1 – NUNCA coloque na sinopse algo como “Leia e descubra” ou “A sinopse tá uma bosta, mas a história é legal”, porque É CLARO QUE A GENTE VAI DESCOBRIR SE A HISTÓRIA É BOA LENDO e se o próprio autor sabe que a sinopse é uma bosta, porque raios ele colocou ela!

2 – É ACONSELHAVEL não colocar perguntas na sinopse. Exemplo:

E se você perdesse os seus pais num acidente de carro? E se você descobrisse que o seu namorado é um vampiro e blá blá blá.

Deixo claro que não é errado, mas pra quem está procurando uma fanfic pra ler e encontra uma sinopse assim, essa pessoa vai deixar a sua fanfic passar longe e ele não vai ter interesse nenhum em lê-la.

3 – Ela é pianista. Ele é guitarrista.
Ela gosta de estudar. Ele gosta de festas.
Ela é uma moça comportada. Ele é um badboy...

Isso é uma coisa que você deve evitar a todo custo na sua fanfic. Até porque esse tipo de sinopse está bem ultrapassado e ele não chama nem um pingo de atenção. Seja criativo, faça diferente.

4 – Maria é uma garota de dezoito anos, pele branca, olhos azuis como o oceano, cabelos cacheados escuros e corpo esbelto que nasceu nos Estados Unidos e que se mudou para o Brasil devido ao divórcio dos pais...
EVITE DESCRIÇÕES AO EXCESSO. O leitor que está lendo uma sinopse assim não sabe da personagem e não vai ter interesse em ler algo que fala da vida de alguém que ele nunca leu. Seja BREVE, conte os fatos principais. Não perca tempo falando de aparência e passado do personagem – caso seja extremamente necessário -. Não vale a pena.

5 – Evite que sua sinopse vire um texto gigante. Além de não atrair leitor, não é uma sinopse “de verdade”. Sinopses são breves.

Beleza, agora você já sabe do que não deve colocar numa sinopse... Mas como escrever uma sinopse?
Antes de qualquer coisa, esteja ciente de que a sinopse é o cartão de visita da sua fanfic. No Social Spirit, você tem três linhas para chamar a atenção do leitor (Sim, três linhas antes de o leitor ter a curiosidade de apertar em “ver mais”) Então, você deve usar todos os artifícios para chamar a atenção dele.
Mas para chamar a atenção, você tem que escrever uma boa sinopse.
Mas como? Simples.

1 – A sua fanfic tem muitos detalhes, tem história e vários personagens como todas as outras. É difícil resumir tudo isso em poucas linhas. Então, o modo mais eficaz que eu uso para escrever as minhas sinopses é:

Se você for falar com alguém sobre um pouco da sua fanfic, como você falaria?
Ah, a minha fanfic fala de um garoto chamado Bryan que, nas férias de verão, descobre que a sua família inteira foi abduzida por seres extraterrestres e que, para salvá-los, precisa encontrar os cinco diamantes vermelhos nos cinco continentes.

Esse é um exemplo meio tosco, eu sei :v Mas é só para mostrar que você não precisa escrever um texto de trezentas mil palavras pra ser sua sinopse. Até porque detalhes demais afugentam leitores. Se você for breve, o leitor vai ter a curiosidade de ler um capítulo para saber da história. Além de quê, você está escrevendo uma sinopse e não a redação do Enem.

2 – Escreva o essencial. Não coloque detalhes como “O clima da cidade era frio” “Os cabelos de Ana eram cor-de-rosa” “Seus pais morreram”. Afinal, os detalhes estão na história propriamente dita.

3 – Quanto à personalidade dos personagens principais, aconselho colocar um pouquinho delas na sinopse. Nem que seja “Godofredo era um garoto inteligente” “Beatriz era uma jovem sonhadora”. Até por que, se sua fanfic for principalmente um romance, a personalidade dos personagens vai dar alguma ideia no leitor. Mas não abuse muito. Vou usar a sinopse da minha fanfic como exemplo:

Com descrição de personalidade:

Lucy é uma garota popular e sem compromissos que recorre a Natsu, um garoto tímido e estudioso, pedindo a ele que lhe dê aulas particulares para passar de ano. O que eles nem imaginam é que suas personalidades diferentes não será uma grande barreira pra que uma paixão cresça a cada dia.

Tipo, a miss popular e o nerdezinho... Hum... Tem treta aí.

Sem descrição de personalidade:

Lucy recorre à Natsu, pedindo a ele que lhe dê aulas particulares para passar de ano. O que eles nem imaginam é que suas personalidades diferentes não será uma grande barreira pra que uma paixão cresça a cada dia.

Tipo, “Qual personalidade diferente”. Quem é quem?

Em romances, é fundamental uma LEVE descrição de personalidade. Nos outros gêneros nem tanto.

3 – Na sinopse, busque colocar os fatos principais da trama. Se a fanfic fala de uma menina que foi presa injustamente, fale ISSO e algumas poucas coisas a mais.

4 – Corrija mil vezes sua sinopse. Não tem nada mais desagradável do que sinopse com erro gramatical, mesmo sendo um erro pequenininho.

5 - Coloque um “agradinho” para o leitor. Quando eu digo agradinho, quero dizer que você deve/aconselhável colocar algo que o incite a ler a história. Algo que o faça dizer: “Uou, preciso ler isso!”. Geralmente, é aconselhável colocar esses agradinhos no final da sinopse e em itálico. Pode ser o trecho de uma fala, uma frase de impacto de grandes escritores, um pensamento... Enfim. Vejam o exemplo que eu coloquei na minha fic.
(Adianto que o motivo de eu ter colocado isso foi devido, principalmente, por ser um romance mais caliente. Percebeu? Tudo depende do seu estilo de escrita e do gênero que você está escrevendo... Além do público que você deseja que leia a sua fanfic).

“Quer conhecer o mundo comigo, Juvia?”
“Sim... – Ela disse. Seus olhos brilhavam cada vez mais intensamente.”
“Mas tem outra coisa que eu quero que você conheça”
“O quê, exatamente?”
Simplesmente a puxei para perto de mim e disse em seus ouvidos:
“O sabor dos meus lábios, Juvia... O sabor do pecado”.


São essas coisas impactantes que atraem leitor.

SEJA BREVE
USE ARTEFÍCIOS QUE ATRAEM LEITOR
SEM ERROS GRAMATICAIS
SEM A MESMISSE QUE SE VÊ EM SINOPSES
“AGRADINHOS”
RESUMO BÁSICO DO BÁSICO DE SUA HISTÓRIA
SEU TOQUE PESSOAL.


Voalá! Você tem uma sinopse perfeita!

Gente, eu sei que ficou um pouquinho MUITO grande e que não vai dar para falar sobre o prefácio por esse motivo. Mas amanhã falarei sobre o prefácio, fichas de personagens e roteiro. O QUANTO ANTES.

Espero que o meu jornal tenha ajudado um pouco e que vocês tenham tirado algo de bom dele. Comenta aí se lhe foi útil.
Ah, e uma dica boa que dou é pesquisar no YouTube vídeos de como escrever uma boa sinopse.

Um beijo, um queijo e até mais!

Escutando: Meus pensamentos
Lendo: O que estou escrevendo nesse exato momento
Assistindo: Nada
Jogando: Quem me dera ter tempo pra isso :v
Comendo: Mingau :v
Bebendo: saliva

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...