~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Formas & Melodias - Escrever ouvindo música: "música ambiente"


Postado

Formas & Melodias - Escrever ouvindo música: "música ambiente"

Quando eu falo que não escrevo sem ouvir música, algumas pessoas me olham estranho como se se perguntassem como eu consigo me concentrar no texto. O fato é que isso depende de algumas coisas e, para explicar melhor, comecemos com uma regrinha básica:

• Escutar música para entrar no clima da história, não ao contrário: pode parecer sem sentido eu escrever isso agora, mas não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. Escutar música e escrever podem ser duas coisas aliadas, como também podem ser inimigas.

Veja bem: eu estou, atualmente, escrevendo uma fanfic de Sci-Fi (Ficção científica), então não adianta eu colocar para tocar Hannah Montana, não vai dar certo. Para escrevê-la, preciso entrar no clima da história, já que boa parte dela se passa no espaço.

“Mas Tay, como vai se ambientar ao espaço?”

Boa pergunta! E é nela que está a graça. No ano passado, descobri uma fonte interminável de sons que servem para ambientar tanto o autor, como possíveis leitores que também ouçam as músicas. Ou seja, também serve para colocar no Soundtrack, no trailer ou seja lá o que queira fazer - eu, particularmente, sempre escuto música quando leio uma fanfic, então sempre procuro ouvir algo que combine.

Chamados como música ambiente (mais fáceis de encontrar como “Ambient music”), aquelas que são focadas em tipos diferentes de ambientes (óbvio!). Por exemplo, para minha fanfic Sci-Fi, estou ouvindo algumas coletâneas de músicas que se classificam como “Space Ambient”. Esse tipo serve, principalmente, para cenas de contemplação de um personagem, drama, ou o que eu gosto chamar de “Battle” (que vou explicar um pouco mais depois, mas são chamadas assim por se tratarem de músicas que lembram cenas de ação).

Claro que a coisa não para por aí. É possível encontrar música ambiente para um monte de coisas, inclusive terror (conhecidas como “Dark ambient”), QUE SUPER RECOMENDO porque até eu fico com medo - sou medrosa de nascença. Mas falando sério, já param pra pensar em escrever cenas de terror num quarto escuro, só com a luz do computador, no meio da madrugada e ouvindo músicas que contenham sussurros, passos e todo o mais? Pois é. Isso me assusta, mas dá certo.


Ficou confuso?

Vamos ilustrar esse exemplo de ficção científica. Separei algumas coletâneas que podem ser usadas, tanto para Sci-Fi, quanto para outros tipos de enredos. É só clicar, deixar tocar e mandar ver na escrita.

» Space ambient:

Cosmos - Volume I
Space amvient music
Clint Mansell - Moon OST #1 - Welcome to Lunar Industries

» Dark ambient:

Dark Ambient Playlist I
Dark Ambient Playlist II
Dark Music Juro que essa me lembra cenas de ação ou com algum tipo de tensão, como um surto psicótico!

» Fantasy ambient:

1 Hour of Fantasy Music
1 Hour of Celtic Music

» “Vampire” Music:

Dark Vampire Music - The Vampire Masquerade

Obs.: Não é só no Youtube que conseguimos encontrar esse tipo de áudio. Sites como o 8tracks e o SoundCloud também contém músicas assim, embora esse último raramente tenha coletâneas.


É obrigatório? Não, de jeito nenhum! Cada um tem seu “ritual de escrita” e não estou aqui para mudar o de ninguém. Trouxe essa dica porque foi o que mais me ajudou a escrever, pois com elas entro no clima da história e acabo isolando alguns sons externos, como os pais conversando e o primo que assiste o jogo de futebol no último volume e xinga meio mundo quando o time está perdendo, por exemplo.

Espero que essa dica ajude vocês e não fique triste se não encontrar uma música compatível com o tipo de história que você está escrevendo. Falaremos sobre isso mais tarde e trarei mais exemplos de músicas que podem ajudar vocês a escreverem, inclusive mais sobre as “Battles” e “Emotionals”.

Até o próximo jornal!


Dúvidas ou sugestões?
Mensagem Privada | [email protected] | Ask.fm
Saiba mais sobre o #PROJETODicas

Escutando: Tegan and Sara - Love They Say <3

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...