~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Formas & Melodias - Pra quê uma capa?


Postado

Formas & Melodias - Pra quê uma capa?

Segundo a crença popular atual, ainda se acredita que as capas de fanfics são meramente um charme à mais, algo desnecessário que está ali só pra ocupar espaço, ilustrar e "embelezar" uma história. Só que esse pensamento é ultrapassado, uma vez que a capa não serve apenas para isso.

Atualmente, a capa de uma fanfic serve, principalmente, para ilustrar uma história. O diferencial é a maneira usada para fazer isso. Traduzindo, é um espaço em branco que pode - e deve - ser aproveitado como forma de ambientação e informação ao leitor. É quase como uma sinopse, só que de uma forma mais visual.

Ainda não acredita? Veja alguns exemplos:



A capa por si só é uma metáfora, misturando os elementos usados na edição (como pedra, pó e fogo) à imagem de um homem. O significado é puramente metafórico, não há um indivíduo realmente feito de pedra e fogo, mas sim um homem que precisa passar por provações para mostrar seu valor. O sentido da metáfora é pura e somente uma forma de mostrar ao leitor a força do personagem.




Como se trata de retratar algo que aconteceu há muito tempo atrás, optei por fontes mais simples e menores, uma frase de impacto e uma silhueta, onde são retratadas "cenas" da história.




Deixando na capa apenas três dos personagens principais, aderindo à eles uma prévia do que pode ser esperado, como a edição no rosto do YongGuk (à direita).




Reunindo elementos da história como os dois personagens principais, a neve e o lobo branco na tentativa de ambientar o leitor ao universo da história. No subtítulo uma frase de efeito que faz todo o sentido ao ler a fanfic.




Feita somente de texturas, com uma mistura de preto e branco e uma única cor em destaque, deixando a capa neutra, uma vez que se trata de uma coleção de contos avulsos.



• As capas exibidas aqui são apenas amostras de como podem ser feitas e para que fim cada uma delas serve. A capa não é só um capricho de autor, mas serve de ilustração, forma de ambientação da história, retratação de algo presente nela, apresentação de personagens ou ao gênero da história. Se você encontra uma fanfic, um livro ou seja lá o que for com uma capa divertida, misturando várias cores, fontes enfeitadas e imagens engraçadas é o mesmo que entender que aquela história segue aquele padrão. É como ver um zumbi e ter certeza de que ele quer te comer.



Espero que tenham gostado, até a próxima dica!

Frases & Parágrafos é uma coluna do meu blog, Borboleta Sonhadora. Consiste em levar dicas sobre montagem de enredo, criação de personagens convincentes e tudo o que você precisa saber para escrever bem.

Edite Comigo está vindo aí, reunindo tutoriais de edições de imagem, áudio e vídeo. Não deixe de acompanhar as dicas dessa coluna, voltadas para quem escreve. (BREVE)

❖ Quer mais dicas de escrita? Que tal visitar os jornais da @young_jae? Com seu jeito super animado, ninguém fica sem aprender no "Ajudando a organizar as ideias"! Os jornais já contam com dicas de enredo, tipos e tempos de narrativa, além de criação de personagens. Vai ficar de fora?

Escutando: Coldplay - Miracles

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...