~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Capítulo tem tamanho ideal?


Postado

Frases & Parágrafos - Capítulo tem tamanho ideal?

Há aqueles que escrevem demais, aqueles que escrevem de menos, mas o que importa, em tal assunto, é o necessário.

Ok, pra quem não entendeu nada que eu escrevi aí em cima, quer dizer que não precisa ser um capítulo enorme e nem um minúsculo. O que os leitores querem é algo completo, que satisfaça e que, principalmente, provoque neles a vontade de continuar a ler, o famoso “gostinho de quero mais”.

Lógico que terá alguns leitores que vão reclamar, dizer que querem mais, que precisam saber o que acontece depois e isso e aquilo, mas, gente... Vamos parar para pensar: O que um capítulo precisa ter? O início, meio ou fim da história (na teoria, claro). Se é o primeiro capítulo, precisa dar uma boa introdução à história, ambientar o leitor, apresentar alguns dos personagens e, óbvio: o problema a ser resolvido.

O fato é que não existe história sem um problema (muitas vezes caracterizado por um vilão), até porque não existe um herói sem um causador de problemas. Pensando nisso, é assim que funciona. Tudo o que é necessário num capítulo é mostrar algo que aconteceu desde o capítulo anterior.

Por exemplo: Fulano de Tal recebeu uma notícia bombástica, saiu às pressas dirigindo um carro e sofreu um acidente.

Dica: Termine capítulos num ponto estratégico. Usando como exemplo a situação acima, imagine que o capítulo termina com a descrição do acidente, mas sem revelar se o fulano de tal morreu ou não. Você não ia querer ler o próximo só para saber?

Voltando ao assunto, como dá para notar se o capítulo está completo?

Simples! Releia e compare. Digamos que o capítulo acabou naquela situação, sem saber se o Fulano de Tal estava morto ou não. Comece o próximo dando as respostas, mas não todas de uma vez. Que tal contar qual foi a notícia bombástica que ele recebeu? Contar o socorro (se é que teve um) e, por fim, dê a resposta da dúvida mais cruel: ele morreu?

Também não se esqueça das consequências disso. Se o cara morre, quem e o que ele deixou pra trás? Herança, família, amigos ou ninguém/nada? Para quem ficou, quais as consequências disso? E se Fulano de Tal não morreu, há alguém tentando mata-lo ou, no mínimo, desejando que ele estivesse morto? As visitas ao hospital, as conversas com os médicos, esse tipo de coisa.

O capítulo só está completo quando você muda um pouco o assunto. "Ah, Tay, como assim?" Pense comigo: o “tema” deste capítulo era informar o que aconteceu e as consequências. Usando a dica anterior, termine o capítulo em um trecho com uma nova revelação, seja num acontecimento logo depois disso, no dia seguinte, ou uma simples fala de um dos personagens, referindo-se a algo de forma indireta. Enfim, algo que deixe o leitor intrigado e instigado a continuar a leitura.

E essa é minha dica de hoje. Caso haja dúvidas, pergunte nos comentários que eu respondo. Até a próxima, espero que eu tenha ajudado!



Frases & Parágrafos é uma coluna do meu blog, Borboleta Sonhadora. Consiste em levar dicas sobre montagem de enredo, criação de personagens convincentes e tudo o que você precisa saber para escrever bem.

Edite Comigo está vindo aí, reunindo tutoriais de edições de imagem, áudio e vídeo. Não deixe de acompanhar as dicas dessa coluna, voltadas para quem escreve. (BREVE)

❖ Quer mais dicas de escrita? Que tal visitar os jornais da @young_jae? Com seu jeito super animado, ninguém fica sem aprender no "Ajudando a organizar as ideias"! Os jornais já contam com dicas de enredo, tipos e tempos de narrativa, além de criação de personagens. Vai ficar de fora?


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...