~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Coesão e Coerência


Postado

Frases & Parágrafos - Coesão e Coerência

Todos nós já ouvimos essas duas palavrinhas, principalmente aqueles que já passaram por uma aula sobre redação. Indispensáveis para melhor transmissão das ideias de um texto, são parecidas, porém não iguais.

Você sabe diferenciar as duas?

Vamos colocar em prática a lógica. Lembra aquela história de um escritor não poder descrever uma chuva de pregos numa história que leva em conta o meio em que vivemos? Por questões óbvias, uma chuva de pregos dificilmente aconteceria, tanto que ela não faria sentido nesse tipo de enredo; mas e se isso acontecesse no meio em que vivemos com a única diferença de que, nessa mesma história, o dia que chove pregos seria um dia super estranho que acontece um monte de coisas estranhas e o motivo disso acontecer fosse o grande foco da história, o mistério?

Pois é isso que acontece na trama de Sob a redoma, do Stephen King, onde uma cidade pacata é misteriosamente envolvida numa redoma, a qual ninguém sabe quem fez, porque está lá ou se vai sair (isso começa a gerar vários conflitos, mas isso não vem ao caso). Eu estou lendo esse livro (e já recomendo) e acho que esse serve como exemplo de coerência: a relação lógica entre as ideias de um texto, fazendo com que se completem e, EM HIPÓTESE ALGUMA, se contradigam.

Por isso, nunca escreva que fulano estava em casa, ouviu passos e não viu quem entrou, mas que, na linha seguinte, descreve o intruso. Isso não faz sentido e é pra isso que a coerência existe: fazer sentido. O que seria de Sob a redoma se o King não houvesse usado a coerência? #Medo

Já a Coesão textual, de vez dar sentido aos acontecimentos/ideias de um texto, vai dar sentido à junção de palavras, frases, parágrafos e por aí vai. Resumindo, é uma organização harmoniosa das partes de um texto, dando sequência lógica, mantendo uma relação de significância. Sabe aquela frase que você lê e na hora nota que tem algo errado porque ela não faz muito sentido? Essa frase sofre de uma doença chamada de “falta de coesão aguda”.


Tipos de coesão:

1. Coesão por referência: Evita repetições de termos.
Ex.: Os leões ficaram trancados na jaula o dia todo. Eles fugiram durante a noite”. Note que “os leões” e “eles” têm o mesmo significado. Isso pode ajudar a deixar o se texto mais suave e mais fácil de ler.

2. Coesão por substituição: são empregadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados.
Ex.: “Os alunos foram advertidos pelo mau comportamento. Caso isso [o mau comportamento] volte a acontecer, eles serão suspensos”.

3. Coesão por elipse: ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavras sem que isso comprometa a clareza de ideias da oração.
Ex.: JongIn estava parado em cima do parapeito do prédio mais alto de Seoul. Após beijar a mão da moça ao seu lado, empurrou-a precipício abaixo, enquanto dizia em tom sarcástico:
― Vá com Deus”
(Fanfic “O prólogo das almas” - Kai; O Sedutor).

Note que, nesse exemplo, não é preciso escrever “JongIn empurrou-a” e depois “JongIn dizia [...]”. Com esse tipo de coesão, torna-se possível juntar essas duas afirmativas numa só sem relembrar o sujeito das ações.

4. Coesão por conjunção: Possibilita relações entre os termos do texto através do emprego adequado de conjunções.
Ex.: Como não consegui ingressos, não fui ao show. Contudo, assisti pela televisão”.

5. Coesão lexical: ocorre pela utilização prática de sinônimos, pronomes, etc.
Ex.: Machado de Assis é considerado o maior escritor brasileiro. O carioca nasceu no dia 21 de junho de 1839 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1908. Gênio maior de nossas letras, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras”.
Exemplo de coesão lexical por pronome.


Espero que tenha dado pra entender um pouco mais sobre coesão e coerência, ambas muito cobradas em qualquer tipo de texto. O jornal de hoje foi baseado num post do Mundo Educação.


Dúvidas ou sugestões?
Mensagem Privada | [email protected] | Ask.fm

Escutando: Lightsaber - EXO <3
Lendo: Sob a redoma - Stephen King <3

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...