~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Insegurança


Postado

Frases & Parágrafos - Insegurança

Eu confesso que não pensei muito sobre o “tema” de hoje porque é uma coisa que vem acontecendo comigo de uns dias pra cá e com certa frequência: algumas pessoas vieram até mim por MP ou mesmo por outros tipos de mensagens aqui no Social pedindo pra eu avaliar alguma coisa, que não estavam satisfeitas e/ou que sabiam que haviam algo errado e que não se sentiam seguras escrevendo.

Bem... Minha opinião sobre isso é bem clara.

Quando eu comecei a escrever pensando em “mostrar ao mundo o que eu era capaz” (final de 2009), decidi que queria que as outras pessoas lessem, comentassem, que eu queria criar histórias que fizessem os outros se divertirem.

Na época, eu lia muitas fanfics aqui no Social. O sistema de postagem era diferente (as histórias precisavam ser “aceitas” pelo staff), mas mesmo assim haviam histórias de péssima qualidade, assim como aquelas que se destacavam entre as outras.

Óbvio que eu nem sempre entendia o que essas histórias bem escritas queriam me mostrar, isso porque eu não interpretava o texto direito – outro erro meu, confesso.

Uma dessas histórias ruins era a minha primeira fanfic.

Deus, como eu cometia tantos erros num capítulo só? Hoje olho pra trás, reviso o que eu escrevi e me vejo como uma adolescente que não sabia nada e queria escrever sobre tudo. Tanto é que essa história (assim como outras mais antigas) foram excluídas por mim.

O que quero dizer é que quando você decide escrever e mostrar o texto para alguém, deve deixar de lado a insegurança. Se é isso que você quer, tem que mergulhar de cabeça e não esperar que os outros te mandem comentários gigantescos para postar o próximo capítulo. O seu esforço vai determinar o tipo de resposta que vai receber. Claro que críticas construtivas podem aparecer uma vez ou outra, mas aceite-as, é assim que consegue ver onde errou e melhorar da próxima vez. Além disso, pedir ajuda de um Beta Reader não é como derrotar um bicho de sete cabeças.

“Ah Tay, é minha primeira fanfic, não sei fazer direito”.

Ninguém nasce sabendo falar. Ninguém nasce sabendo contar, andar ou trocar de roupa. Só se aprende a escrever na tentativa e erro e é certo que não vão haver apenas acertos. A dica que eu dou é ler sempre, de preferência textos bem escritos. Estude as histórias que gosta de ler, descubra o que elas agregam à você, o que você viu nelas que chamou tanto sua atenção a ponto de gostar delas.

Mas alerta vermelho para quem está começando a escrever! Não se compare aos seus escritores favoritos. Isso é o mesmo que comparar um jogador de futebol profissional com um “perna de pau” e nós não queremos isso. Imagine que a comparação é como um jogo de final de campeonato: o seu ídolo é seu adversário, seu rival jurado, e você não quer perder. O que você faz para descobrir os pontos fracos e os fortes? Estuda cada movimento dele, tenta descobrir as jogadas, as estratégias. É como um jogo de xadrez: você precisa descobrir o que o inimigo está pensando.

Pensando assim, desistir não é a resposta, é a consequência. Já pensou se todos desistissem de continuar uma história porque são inseguros sobre o que escrevem e acham que aquilo está ruim demais para merecer um fim?

Vou contar uma coisa e isso é pra guardarem pra sempre: livros bons não são escritos de uma vez só. A melhora vem com a releitura e a revisão, então não se estresse se tiver tudo ruim no começo. Lembre-se de que a história ainda pode ter um fim melhor e você pode reescrevê-la a qualquer momento.

“Mas Tay, minha história está realmente ruim. Eu releio e vejo muitos erros”.

Peça ajuda de um Beta Reader, eles estão aqui pra isso. Aqui no site, no Nyah! e em blogs de auxílio aos escritores de fanfics, opções não faltam. Eu não sou Beta Reader, não sei todas as regras de português que existem, então não me peçam para avaliar alguma história. Sinopse, enredo, essas coisas eu até posso avaliar, mas prefiro que peçam a algum Beta porque é mais garantido e, com certeza, vai te dar uma avaliação mais adequada.

Resumindo, se sua fanfic será um sucesso ou acabará como mais uma entre tantas abandonadas, só depende de você.

O que vai fazer agora?


DÚVIDAS OU SUGESTÕES?
Mensagem Privada | Ask.fm | [email protected]

Escutando: BTS - DOPE <3
Assistindo: Doctor Stranger (K-Drama)

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...