~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Leitor Fantasma?


Postado

Frases & Parágrafos - Leitor Fantasma?

Você pode não saber, mas há – sempre – ao menos um leitor fantasma acompanhando uma história. Existem aqueles que dizem que estão acompanhando sua fanfic quando te veem online, mas a grande maioria acompanha as histórias e não deixam suas opiniões, tanto que é como se nem estivessem lendo.

É errado?

Não, não é. As regras do site não preveem punição àqueles que não comentam, mas também não é muito legal você curtir tanto uma história (às vezes mais de uma do mesmo autor) e não deixar seu rastro por ali. Um comentário não é apenas a sua opinião. Se for um comentário bem feito – lê-se sua opinião na íntegra, não um “gostei, continua” – o autor em questão saberá o que você realmente está achando do que ele escreveu, o que precisa melhorar, qual seu personagem preferido, essas coisas. Isso tudo é um incentivo a mais para o autor continuar escrevendo.

Quando tocamos nesse assunto, não podemos deixar de lado o fato de muita gente não comentar porque não quer magoar o autor fazendo uma crítica. Antes de ponderar sobre isso é importante entender que, não necessariamente, uma crítica é ruim. Chamamos de crítica “boa” aquela que é construtiva. Esse tipo é caracterizado pelo apontamento de erros e pontos que podem ser melhorados, ao mesmo tempo que se dá formas de melhoria, tudo SEM ATACAR O AUTOR com ofensas.

“Ah, Tay, eu quero ler, mas não quero perder tempo comentando”.

Não posso generalizar e escrever aqui que todos que escrevem tem trabalho pra isso porque estaria mentindo. Hoje em dia é fácil encontrar cada história mal escrita que me dá até vontade de jogar tudo para o alto e desistir de escrever algo decente. Mas vamos parar pra pensar: quanto tempo será que aquele autor demorou pra terminar aquela história que você gostou tanto? Da idealização até a última revisão?

É... Coisa bem feita dá trabalho. É exatamente como aquele ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. Se for o caso de uma crítica, não tenha medo em dizer. A única forma de ajudar o escritor a melhorar sua escrita é informando onde estão seus erros e o que poderia ser melhorado. Seja gentil, ofereça formas melhores e/ou ajustes para se escrever determinada coisa. Até porquê, se você enxerga erros é porque sabe fazer melhor, então não custa nada ajudar.

E quem nunca teve ou nunca foi um daqueles leitores que favoritam uma história pra ler depois e nunca mais aparecem por lá? É, todo mundo tem um pouco de leitor fantasma. Eu mesma sou assim e faço isso com muita frequência, mas é porque esqueço de ler e só lembro quando vou fuçar minha lista de favoritos.

Então, se sempre há um leitor fantasma e se nós mesmos somos um de vez em quando, que tal tentarmos acabar com isso? Eu desafio a quem quiser participar, a criar um jornal “Meta de leitura” com apenas uma história a ser lida e COMENTADA.

Nada de “tá bom, continua”, “tá ruim, não gostei” ou coisas do gênero. Seja mais expressivo e não poupe palavras. Você pode começar escrevendo o motivo de ter escolhido aquela história pra ler, se foi indicação de alguém ou não, o que mais gostou, talvez o que pensou que aconteceria e não aconteceu. Vale até confessar que não queria que acabasse logo naquela parte ou que aquele personagem não houvesse aprontado tal coisa. Dá trabalho, mas vale a pena.

Portanto, você – leitor fantasma – trate de deixar seu rastro, sua marca. Nós escritores somos caçadores de fantasmas e adoramos uma boa pista.



Gostou do post? Que tal sugerir uma dica ou um assunto? ➙ Ask.fm | [email protected] | MP
#PorComentáriosComConteúdo

Escutando: Foxes - Body Talk

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...