~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - O método "Figura e Fundo"


Postado

Frases & Parágrafos - O método "Figura e Fundo"

Antes que me perguntem onde que eu li ou quem me contou sobre isso, só apelidei um método que uso assim depois de estudar um pouco sobre Gestalt no semestre passado na faculdade de psicologia.

Na Gestalt, Figura e Fundo é uma forma de percepção. Enquanto Figura é o que nos chama atenção, Fundo é toda a bagagem cultural, experiências, lembranças, conceitos, nosso modo de encarar e perceber a vida a nossa volta ou, resumindo, o que não nos chama a atenção no momento. Por exemplo, se você está conhecendo Londres e vê nas ruas um elefante cor de rosa com bolinhas azuis, o que te chamaria a atenção primeiro? Com certeza o elefante seria a Figura.

“Mas Tay, o que isso tem a ver com escrever histórias?”

Pensem no momento em que estão escrevendo. Lembram que é preciso descrever cada cena como um todo? Agora imaginem se puderem se dedicar a cada elemento da cena de cada vez. Não seria mais fácil?

Esse método consiste em descrever usando a percepção de Figura e Fundo seja no momento da escrita ou como forma de correção/adaptação quando estiver fazendo uma betagem ou uma simples releitura antes de postar. Enquanto uma ação, um sentimento, uma descoberta é a figura em determinada cena, o cenário e o que acontece à volta torna-se o fundo. Quando você precisa descrever o cenário, por exemplo, Figura e Fundo são invertidos e a ação dos personagens viram Fundo enquanto o cenário torna-se a Figura.

Não entendeu? Observe a imagem:




O que você vê primeiro? Um homem tocando um saxofone ou o rosto de uma mulher?

Para uns pode ser uma coisa, para outros outra, mas imaginem que essa imagem é uma cena qualquer. O que você viu primeiro é a figura e o que não conseguiu ver ou viu depois é o fundo. Uma vez que se foque em descrever uma coisa por vez, terá uma cena escrita por inteiro.


Espero que tenham entendido e gostado de mais esse jornal.


DÚVIDAS OU SUGESTÕES?
Mensagem privada | [email protected] | Ask.fm
OBS.: Não avalio fanfics, isso é trabalho dos betas e eu não tenho tanto conhecimento pra isso.

Lendo: Gravidade - Tess Gerritsen <3

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...