~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - O que é um plot twist?


Postado

Frases & Parágrafos - O que é um plot twist?

Olha eu achando jornal pronto sem postar...

Hoje vim falar um pouco mais sobre plot twist, que eu tenho certeza que alguém já entrou em contato ao menos uma vez, mesmo que seja como telespectador ou leitor e mesmo que não saiba o que é. Pra começar, esse tipo de enredo não é, necessariamente, feito por clichês, mas pode servir pra dar um “quê” a mais na história, sendo sua característica, independentemente do tipo de história que você escreve, se é clichê ou não, inverter (literalmente) o que o leitor acha que vai acontecer.

Não entendeu? Imagina aquela história em que você pensa que o mocinho vai ganhar no final, mas ele perde. Ou aquela que o vilão não é bem o vilão, mas um herói enrustido e o vilão de verdade é o carinha que você achava que era o herói. Ou ainda aquela em que, de vez a menina nerd ficar com o carinha mais popular da história, perceber que ele não a merece e ficar com seu melhor amigo.

Resumindo, plot twist é o enredo caracterizado pela revolução, sendo dois tipos principais:

1. No fim da narrativa: É o mais comum tipo de plot twist. É a surpresa da reviravolta que afeta aquele pequeno período de tempo (como descobrir que o vilão, na verdade, é o mocinho). A graça é deixar o leitor sem palavras, sem saber imaginar o que pode acontecer a seguir.

2. No início ou no meio da narrativa: Esse tipo serve principalmente para desencadear novos problemas, de forma que sejam resolvidos até o fim da história. Por exemplo, imagina que o enredo estava na metade, mas aí entra na história a prima do personagem principal que sabe de alguma coisa da namoradinha dele ou coisa assim. Ela vai gerar novos problemas à serem resolvidos.


Fora isso, também existem maneiras menos “óbvias” de plot twist, uma vez que pode ser usado várias vezes durante uma história (o que eu costumo chamar de “enredo montanha-russa”, porque você nunca sabe o que vai rolar na cena seguinte). Nesse grupo se enquadram mortes de personagens que a gente acha que vai viver até o final da história, inclusive a morte do herói (ou a farsa de sua morte).


E por hoje é só, espero que tenham entendido e gostado de saber mais um pouco sobre esse tipo de enredo.

Até o próximo jornal!


DÚVIDAS OU SUGESTÕES?
Mensagem privada | [email protected] | Ask.fm
OBS.: Não avalio fanfics, isso é trabalho dos betas e eu não tenho tanto conhecimento pra isso.

Lendo: Gravidade - Tess Gerritsen <3

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...