~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Pesquisa e escrita


Postado

Frases & Parágrafos - Pesquisa e escrita

Eu costumo dizer que, para se escrever uma boa história, principalmente as mais complexas, é necessária uma boa dose de pesquisa e paciência. Se você é daqueles que gostam que a história passe a ideia de que pode, um dia, realmente acontecer (ou que pode já ter acontecido), o importante é montá-la de uma forma que faça sentido com a nossa realidade.

Vamos pegar como exemplo uma história de ficção científica à moda high-tech. Você precisa ter em mente que, para propiciar um ambiente que condiz com a realidade, você deve ter conhecimento sobre ela.

“Você tá me dizendo que eu preciso ter uma bola de cristal pra ver o futuro?”

Não. Estou dizendo que você precisa fazer pesquisas sobre os avanços tecnológicos e o que a ciência pode trazer pra nós um dia. Cura de doenças ou novos vírus, por exemplo, também podem render uma boa pesquisa.

O que você precisa saber é que, por mais que seu enredo seja fictício, pesquisar sobre não vai fazer mal. Já encontrou aquelas histórias que falavam sobre mitologia ou religião e nem sequer faziam sentido porque o autor não conhecia os mitos e a religião direito?

No caso de fanficstotalmente UA/AU” (Universo alternativo), onde os personagens se encontram, sei lá, numa realidade paralela, num planeta diferente ou seja lá o que for, a coisa muda, fica mais complicada. Criar um enredo do zero (e com isso quero dizer o ambiente completo da história, filosofia, religião, ciência, química e todo o mais) é complicado exatamente porque tudo tem que fazer sentido, mesmo numa história de ficção.

Afinal, não dá para falar de doenças se você não sabe quais são os sintomas, se tem cura/tratamento ou não, se há complicações e etc.

Portanto, a dica de hoje é sobre pesquisa. Isso pode cansar, dar dor de cabeça, mas não mata; só faz bem para o enredo, enriquece a inteligência.

Espero que agora façam uso do Sr. Google, ele ensina bastante se souber procurar.


Dúvidas ou sugestões?
Mensagem Privada | [email protected] | Ask.fm
OBS.: NÃO avalio histórias. Isso é trabalho dos betas e eu não tenho tanto conhecimento pra isso.

Escutando: Story of my life (One Direction - Piano/Cello cover) - ThePianoGuys
Lendo: Fanfic: Vermelho é a cor mais fria - @Mizukisanlover

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...