~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Revisão: 6 perguntas


Postado

Frases & Parágrafos - Revisão: 6 perguntas

Revisão é um processo trabalhoso e, às vezes, demorado, para o qual é necessário paciência e foco para ser executado. Ao contrário do que se pensa, revisão não é apenas o ato de reler e corrigir meros erros de português, mas um conjunto de ações que vão desde a correção à melhoria.

Não é de hoje que noto que grande parte dos autores aqui do Social encontram certa dificuldade para fazer revisões, e é por isso que decidi voltar as postagens já com uma dica que foi me dada recentemente, mas que já está trazendo bons resultados.

Chamei essa dica de “6 perguntas” porque é exatamente isso que se faz aqui, sendo esta útil para inúmeras coisas dentro da revisão – é quase como um exame de sangue: é o mesmo sangue, pra vários tipos de testes.

Como funciona?

Simples! Separe o texto que será revisado. Feito isso, releia e se faça as seguintes perguntas:

1. Quem?
2. O que?
3. Quando?
4. Onde?
5. Como?
6. Por que?

Pode parecer besteira, mas isso funciona mesmo.

Se preferir, pode anotar as respostas em um papel a parte ou onde quer que seja.

As perguntas 4, 5 e 6 costumam ser menos importantes dependendo do que está sendo revisado e, se for uma história, do contexto que ela apresenta.

Por exemplo: se for uma cena num cinema, provavelmente a pergunta 6 não seria tão importante, mas e num contexto policial? Saber os motivos de um assassinato é algo crucial.

No entanto, deve-se levar em conta o que realmente precisa ser revelado naquele momento e o que precisa continuar em segredo para cenas futuras. Não é legal estragar o suspense todo num só capítulo – ninguém quer saber quem é o assassino antes do crime ser cometido.

O importante é aplicar as perguntas independentemente do tipo de texto e contexto de história que está sendo revisado. Mesmo que não precise revelar alguma coisa, ter todas as 6 respostas é útil para saber se está seguindo o rumo certo, se está deixando de lado informações relevantes, saber se as justificativas das ações de seus personagens e de acontecimentos são boas ou se os acontecimentos não condizem entre si, havendo divergências com datas, lugares, esse tipo de coisa.


Espero que tenham gostado da dica e que ela torne suas revisões mais fáceis e produtivas.

Até a próxima!


Tem dúvida ou dificuldade em alguma coisa relacionada à fanfics? Mande-a no Ask.fm!
Veja mais dicas na Lista de Projetos!

Escutando: Scorpions - Tease me Please me

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...