~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Sinopse (Parte 1)


Postado

Frases & Parágrafos - Sinopse (Parte 1)

Não é de hoje que, toda vez que vamos postar uma nova fanfic – independente de qual o gênero ou categoria -, temos que elaborar uma sinopse. E, infelizmente, não é de hoje que muita gente costuma escrever o que não tem nada a ver com a história.

Antes de começarmos a nossa “aula básica sobre sinopse”, vamos conhecer três coisas muito importantes:

1. O que é sinopse?
É um texto curto que apresenta um relato breve ou visão geral de algo, uma espécie de resumo que soma os pontos mais importantes de uma obra (literária, científica, etc). É uma forma de conscientizar o leitor sobre o tema abordado e o gênero escolhido de forma argumentativa, podendo conter características de personagens e motivos pelos quais a obra foi feita. Não apresenta visão crítica (positiva nem negativa), pois deve-se manter-se neutra.

2. A regra do Social Spirit é:
“1.4 - Sinopse é um campo obrigatório, no qual é proibido conter apologia às drogas, violência, racismo e sexo, assim como palavras de baixo calão. Também não será permitido que haja conteúdo vulgar/obsceno ou que ofenda a moral. A sinopse deverá conter um breve resumo ou um pequeno trecho da história. Fanfics cujo campo estiver escrito “Leia e descubra” ou qualquer derivado serão editadas pela administração. Caso a sinopse esteja em branco, a fanfic será excluída;” (LEIA AS REGRAS AQUI)

3. O que é apologia?
Primeiramente, deve-se ter em mente que apologia é crime e também é uma regra prevista na lista do site. Às vezes a pessoa lê as regras e não procura saber o que significam os termos usados e acabam deixando isso de lado. Apologia não é insinuação. Apologia é um discurso defensivo a favor de alguém ou alguma coisa. O que as regras do site proíbem é apologia à algo errado – como a violência e o uso de drogas – e a “conteúdo impróprio para menores” – como o sexo.


Agora que aprendemos o que sinopse e apologia significam e sabemos a regra do Social referente à elas, vamos debater um pouco sobre isso, começando sobre os erros mais comuns.

Para início de conversa, eu sou bem chata quando se trata de sinopses. Não posso dizer que não julgo uma fanfic pela capa porque mentir é feio, mas é a terceira coisa que costuma chamar a minha atenção é a sinopse. A primeira? O título, mas isso é assunto para outro jornal.

O que eu quero dizer é que há erros tão bizarros que me pergunto o motivo de alguém cometê-lo. Veja uma lista dos erros mais comuns que eu já encontrei:

1. Apologia à violência e/ou drogas;
Imagine defender a violência? As drogas? Não é porque a classificação indicativa é para maiores de idade que é liberado apologias. Em nenhum ponto do texto ela é aceita, nem nos capítulos, nem no título, nem na sinopse.


2. Apologia ao sexo, algumas vezes dotada de conteúdo e linguagem imprópria para menores;
Uma vez eu encontrei uma fanfic que tratava a pedofilia como algo normal, algo bom. Gente, onde que isso é normal e bom, pelo amor de Deus? Pode não ser proposital fazer uma apologia à pedofilia, mas um senso do certo e errado é mínimo aqui.

Outra coisa que acontece bastante é o autor colocar uma cena de sexo explícito ou insinuação de sexo na sinopse. Primeiro que qualquer um pode ver a sinopse sem precisar abrir a fanfic. Segundo que algumas pessoas não gostam desse tipo de linguagem ou dessa exposição. Claro, é contra as regras também.

“Ah Tay, mas e se minha história for sobre sexo?”

Aí, meu bem, vai ter que aprender a lidar com isso e criar uma sinopse que não interfira nas regras. Tudo o que precisa fazer é escrever algo que convide o leitor a ler a sua história sem precisar usar termos inadequados ou cenas explícitas, dar a ideia do que se trata sem revelar realmente. É como contar quem é o culpado do crime sem precisar apontar.

Mas entraremos em detalhe mais tarde.


3. Pedir comentário ou favorito;
Além de ser contra as regras, mostra o quanto o autor é desesperado para receber reconhecimento. Muitas vezes, o autor impõe que só vai postar com um certo número de comentários e favoritos, como se isso fosse o seu salário.


4. Contar “vitórias”, dizendo que tem certa quantidade de comentários e favoritos, que a história foi destacada e blá, blá, blá;
Sério? Isso não é uma sinopse, é propaganda colada no campo errado. Quer impressionar? Faça algo bem feito. Não fique tentando convencer o leitor de que sua história é boa o suficiente pra ser lida e receber um comentário. Prove que ela é, que você tem capacidade de escrever algo decente numa sinopse para chamar a atenção de quem passar por ela.


5. Dizer que a sinopse está ruim, mas a história está boa;
Ok, se você não sabe escrever uma sinopse, mas se sabe disso, por que dizer?


6. “Revelar” que não sabe escrever uma sinopse e não se importa com isso;
A impressão que eu tenho quando leio isso é que o autor não está nem aí pra sinopse e menos ainda para a história em si, o que me desanima a continuar lendo. O que importa é continuar tentando, ninguém aceita de primeira.

7. Falta de informação sobre o tema abordado;
Sabe aquela história que aborda religião e o autor não sabe do que está falando? Aquela que é sobre corridas, mas quem escreveu não conhece as regras de trânsito, os tipos de carro nem os itens que se pode personalizar? Pior é quando a pessoa acha que tá escrevendo o roteiro de Velozes e Furiosos, faz o personagem sofrer um acidente (que mais parece uma bomba atômica) e sair ileso, sem nem um arranhão. Acho que alguém precisa frequentar aulas de anatomia pra aprender que o ser humano é mais frágil do que se pensa.

8. Confusão ou duplo sentido;
Essa é engraçada. Sabe aquela sinopse que começa informando uma coisa e acaba informando outra?

“Foi há dois anos atrás, eu não sabia o que estava acontecendo, eu queria ir embora. Meu pai me mandou ficar e eu fiz com medo de ficar de castigo.
Estou em casa e a festa acabou, eu fui pra casa, tinha deveres a cumprir com os anões do jardim”.


Você entendeu alguma coisa?


9. Sinopse de uma linha;
“Os anjos viram as trevas e se apaixonaram por elas”.

Não sei se a intenção foi causar impacto. Confesso que eu já cometi esse erro várias vezes porque queria causar essa sensação, mas com o tempo notei que não era por aí. As frases de impacto são bem vindas nas sinopses, mas devemos saber usá-las de maneira adequada, encaixando-as num ponto estratégico. Tocaremos no assunto com mais cuidado em breve.


Como a regra do site já especifica, se a sinopse estiver fora das regras o usuário pode ter punido com exclusão de fanfic ou banimento. Você quer arriscar?

“Mas Tay, eu não sei escrever sinopse. Como eu faço isso?”

É aí que a coisa começa a ficar interessante! Isso parece ser difícil, mas não é tanto assim. No começo, as coisas podem sair diferentes do que se imagina, soarem estranhas ou não fazerem sentido, mas é tudo uma questão de prática. Com o tempo, vai notar que ficará cada vez melhor em construir sinopses e nem sentirá mais esse drama.

Duvida?

Pois bem. Vamos tentar fazer isso juntos. Você que tem uma sinopse que julga ser ruim, mande-a como um comentário. Se a história estiver postada, melhor ainda. Vou provar que não é tão difícil assim no próximo jornal.



Obs.: Todas as “sinopses” foram apenas exemplos criados para exemplificar os erros abordados nessa lista, portanto nenhuma história real foi usada como exemplo.



Frases & Parágrafos é uma coluna do meu blog, Borboleta Sonhadora. Consiste em levar dicas sobre montagem de enredo, criação de personagens convincentes e tudo o que você precisa saber para escrever bem.

Edite Comigo está vindo aí, reunindo tutoriais de edições de imagem, áudio e vídeo. Não deixe de acompanhar as dicas dessa coluna, voltadas para quem escreve. (BREVE)

❖ Quer mais dicas de escrita? Que tal visitar os jornais da @young_jae? Com seu jeito super animado, ninguém fica sem aprender no "Ajudando a organizar as ideias"! Os jornais já contam com dicas de enredo, tipos e tempos de narrativa, além de criação de personagens. Vai ficar de fora?


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...