~tayfofanms

tayfofanms
Metralhadora de corações
Nome: Taynã Silva
Status: Usuário Veterano
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 26 de Setembro
Idade: 22
Cadastro:

Frases & Parágrafos - Voz alta e senso crítico


Postado

Frases & Parágrafos - Voz alta e senso crítico

Uma coisa que uma parcela pequena de autores costuma fazer regularmente é revisar o próprio texto, principalmente antes de postar. Uma parcela menor ainda é formada por aqueles que leem em voz alta enquanto fazem a revisão.

Dessa vez, decidi trazer essa dica porque encontrei, recentemente, alguns erros de pontuação que poderiam ser corrigidos apenas em fazer isso, assim como algumas passagens que realmente não fazem tanto sentido quanto aparentam.

Por exemplo, imagine que você escreveu um dos capítulos de sua história. Antes de postá-la, o recomendável é fazer uma primeira revisão naquele momento mesmo. Aqui não é necessária voz alta, mas preste atenção ao que você lê. Nesse momento, é provável que encontre poucos erros e que ache todo o texto incrível (ou, em alguns casos, horrível demais), afinal escrever deu trabalho e é provável que já esteja cansado. Mas espere aí! Apenas corrija erros de pontuação, digitação, essas coisas. Deixe a parte estética e sua opinião própria pra mais tarde.

Espere um ou dois dias. Pode parecer que não, mas isso te fará deixar um pouco o que acabou de escrever de lado, se concentrar em outras coisas e desenvolver seu próprio senso crítico, a capacidade de fazer por si mesmo uma crítica sem a opinião alheia sobre algo que você mesmo escreveu.

Mas Tay, por que eu preciso esperar dois dias? Minha fanfic vai atrasar e meus leitores vão reclamar.

Lembra aquelas sensações que você possivelmente teve na primeira revisão, sobre estar tudo incrível demais ou ruim demais? É aqui que se “conserta” isso. Vamos lá, hora de reler o que escreveu. Dessa vez, leia em voz alta e preste muita atenção. Analise seu próprio texto como se este houvesse sido escrito pelo seu escritor rival. Você quer achar erros, você precisa achar algo que possa apontar como se fosse um defeito, algo que seu rival não fez direito.

Fazer esse tipo de revisão te fará enxergar com mais clareza seus próprios erros, com a ajuda de seu senso crítico. As sensações que você teve antes devem ser questionadas neste processo e ler em voz alta te fará descobrir se a sua narrativa está cansativa, se a pontuação está correta ou não (perceberá isso se não conseguir ler uma frase inteira sem perder o fôlego). Tente fazer entonações, interpretar as falas de seus personagens para saber se soaria estranho ou não.

Corrija o que achar que está errado, perceba onde estão seus erros e tente não cometê-los novamente. Depois dessa revisão, releia tudo só para ter certeza. Daí está pronto, você decide o que fazer a seguir.

Quanto aos seus leitores, provavelmente eles preferem algo bem escrito.


Dúvidas ou sugestões?
Mensagem Privada | [email protected] | Ask.fm

Escutando: Hurts - Somebody to Die For <3
Assistindo: Doctor Stranger

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...