As olimpiadas de 2012


Postado

Foram realizados, na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura ocorreu no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorreu em 12 de agosto. O lema dos jogos foi "Live is one" ("Viva como se fosse o único").

O principal palco das Olimpíadas foi o Estádio Olímpico de Londres, construído no Parque Olímpico. Sua capacidade é de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio recebeu a cerimônia de abertura em 27 de julho. A cerimônia de encerramento (12 de agosto) assim como todas as provas de atletismo ocorreu neste estádio.

As cerimônias de abertura e encerramento foram vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo.

Tocha Olímpica

A Tocha Olímpica foi anunciada em 26 de maio de 2010. Ela passou pelas mãos de, aproximadamente, 8.000 pessoas, durante 70 dias antes do evento. A tocha saiu da Grécia em 18 de maio e chegou a Londres no dia 21 de julho de 2012. Antes da cerimônia de abertura, a tocha olímpica foi conduzida por sete dias dentro da cidade de Londres.

Medalhas Olímpicas

As medalhas foram confeccionadas pela empresa Royal Mint (situada no sul de Gales). Foram produzidas 4.700 medalhas que teve como designer um artista britânico.








Os ingressos




Ingressos das Olimpíadas 2012






Os ingressos tiveram cores diferentes, de acordo com o local onde a modalidade esportiva será disputada. Cada ingresso apresentou também um desenho que simboliza um esporte. Para que não houvesse falsificações, os ingressos apresentaram recursos como, por exemplo, código de barras, holograma e nome do comprador impresso.



Ao todo foram disputadas 29 modalidades de 26 esportes:

· Atletismo
· Badminton
· Basquetebol
· Boxe
· Canoagem
· Ciclismo
· Esgrima
· Futebol
· Ginástica artística, rítmica e Trampolim
· Handebol
· Halterofilismo
· Hipismo
· Hóquei na grama
· Judô · Luta (livre e greco-romana)
· Natação
· Nado Sincronizado
· Saltos Ornamentais
· Pólo Aquático
· Pentatlo Moderno
· Remo
· Taekwondo
· Tiro
· Tiro com arco
· Tênis
· Tênis de Mesa
· Triatlo
· Vela
· Voleibol e Vôlei de Praia


Mascotes das Olimpíadas de Londres 2012




Wenlock e Mandeville







Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.



Sedes onde ocorreram as competições:

- Parque Olímpico (Zona Olímpica)

- Zona do Rio (Zona Fluvial)

- Zona Central

Participação do Brasil

Organizada pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), a delegação brasileira, que participou das Olimpíadas de Londres, foi composta por 259 atletas. Foram 136 homens e 123 mulheres que disputaram 32 modalidades olímpicas.

Atletas brasileiros que ganharam medalhas nas Olimpíadas de Londres 2012 (até 12/08/2012):

Medalhas de ouro

- Sarah Menezes no judô (categoria ligeiro, até 48 kg).

- Arthur Zanetti nas argolas.

- Seleção Feminina de Vôlei.

Medalhas de Prata

- Thiago Pereira na natação masculina (400 metros medley)

- Alison e Emanuel no Vôlei de Praia.

- Esquiva Falcão no boxe (categoria até 75 kg).

- Seleção brasileira de futebol masculino.

- Seleção masculina de vôlei.

Medalhas de Bronze

- Mayra Aguiar no judô (categoria até 78 kg).

- Rafael Silva no judô (categoria acima dos 100 kg).

- Cesar Cielo na natação (50 metros livres).

- Robert Scheidt e Bruno Prada na Vela (classe Star).

- Felipe Kitadai no judô (categoria até 60 kg).

- Adriana Araújo no boxe (categoria até 60 kg)

- Juliana e Larissa no vôlei de praia.

- Yamaguchi Falcão no boxe (categoria até 81 kg)

- Yane Marques no pentatlo moderno.

Você sabia?

- Durante toda história dos Jogos Olímpicos Modernos várias modalidades esportivas foram excluídas do quadro de esportes olímpicos. Alguns exemplos: cabo de guerra, croquet, críquete, raquets, esqui aquático, golfe, hóquei sobre patins, patinação artística, pelota basca, motonáutica, pólo equestre, roque e rugbi.

- Para participar dos Jogos Olímpicos, um atleta tem que ser aprovado pelo Comitê Olímpico de seu país e também pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Deve também participar de competições oficiais classificatórias (torneios pré-olímpicos). Nestes torneios, o atleta deve obter índices e/ou classificação determinados pelos comitês, de acordo com sua modalidade esportiva, , que lhe garantam a participação.

- Participaram das Olimpíadas 2012, cerca de 10.500 atletas de 191 países e 13 territórios


wenlock e madeville
leão mascote

O transporte público era bastante completo, mas ele precisava de melhorias urgentes para os Jogos. Os principais projetos são a expansão do metrô de Londres, com a expansão e alteração das linhas East London line, Docklands Light Railway, North London line e do novo "Javelin", o serviço ferroviário de alta velocidade, utilizando o trem-bala. O LOCOG, em seu projeto entendeu, que pelo menos 80% dos atletas tenham que viajar menos de 20 minutos para os locais de competição. O Parque Olímpico será um "hotspot" de linhas ferroviárias separadas com uma capacidade combinada de 240 mil passageiros por hora. As preocupações foram expressas na logística de espectadores que viajariam para Londres. Em particular, os eventos que acontecem em Portland, estarão numa área sem qualquer ligação viária principal, e com estradas afetadas pelo trânsito no verão (período em que acontecem os Jogos). Também existe apenas um alcance limitado para os serviços extras no sudoeste britânico,já a linha principal do sistema ferroviário britânico que vai até Southampton. Os organizadores dos Jogos dizem ter analisado o passado recente dos Jogos, mais precisamente o público dos eventos de vela e devido a limitação de acomodações na cidade, esperam que haja menos espectadores do que os que têm assistido a acontecimentos recentes, como o Carnaval de Notting Hill e a Tall Ships Race
Estes Jogos irão utilizar vários espaços para acolher as competições. Áreas novas e existentes, instalações temporárias e zonas históricas (como o Hyde Park) foram parte dos Jogos de 2012. Para garantir um bom “Legado de 2012”, a preparação da cidade quer evitar problemas como aqueles que atingiram a arena The O2, proporcionando que todas as infraestruturas sejam úteis para a cidade de Londres. Das instalações construídas, algumas manterão o espírito olímpico, enquanto outras irão sofrer alterações, como o Estádio Olímpico que verá a sua capacidade de 80 mil lugares reduzida. O estádio passará a ser utilizado pela equipa inglesa West Ham em 2016. A renovação do bairro de Stratford e dos bairros vizinhos fazem parte do projecto de preparação da cidade

A renovação levou a desapropriação de várias propriedades. De modo a construir o Parque Olímpico, era necessário demolir para construir. Os proprietários sentiram-se afectados porque afirmam que as indemnizações eram baixas e não correspondiam ao valor real do terreno. Além disso, existem preocupações sobre os impactos directos que o aumento do Turismo nos seculares Jardins Allotments, o que inspirou uma campanha da comunidade local, além das demolições de casas na Clays Lane Estate que foram contestadas por vários inquilinos.

A maioria dos locais, foram divididos em três zonas na Grande Londres: a Zona Olímpica, a Zona do Rio e a Zona Central. Além desses locais, algumas subsedes estão fora da Grande Londres. A Acadêmia Nacional de Portland, Buckinghamshire e o Castelo de Hadleigh e as subsedes do futebol: Manchester, Coventry, Newcastle, Glasgow e Cardiff.




Estádio Olímpico de Londres, utilizado nas cerimônias de abertura, encerramento e nas provas de atletismo.


Wembley Stadium, local onde se jogaram os jogos de futebol mais importantes.


The O2, local onde se realizaram as provas de ginástica.


Wimbledon, local onde decorreram os torneios de ténis.


Arena de Basquetebol, feito de estruturas temporárias, foi desmontado logo após os jogos.


Velódromo de Londres.


Riverbank Arena, hospedou eventos de hóquei.


Centro Aquático de Londres sediu provas de natação.


Estrutura montada no House Guards Parade para vôlei de praia. "o evento foi bastante lucrativo'' diz prefeito da cidade


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...