~Okaasan

Okaasan
Mãe do Kurama
Nome: Shiori Minamino
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Indisponivel
Aniversário: 22 de Maio
Idade: 29
Cadastro:

O autismo de Inuyasha em "Louco de Esperança"


Postado

O autismo de Inuyasha em "Louco de Esperança"

Oi, pessoal. Viva a primavera!

Resolvi postar este pequeno jornal para mostrar a fanart do Inu delícia sensualizando, ops, para falar um pouquinho sobre as características do tipo de autismo que o Inuyasha de “Louco de Esperança” apresenta.
Um detalhe importante que eu gostaria de ressaltar para vocês é que esta não é uma história feita de qualquer jeito. Nós, autores, estamos estudando mesmo o autismo para criar o enredo de forma coerente e respeitosa. Eu sou pedagoga e atualmente faço pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
E, como, o meu amigo e co-autor #MarcianoF é um malégno, ops, um psicólogo, ele elaborou o perfil de cada personagem da fanfic e, para o Inuyasha, designou o diagnóstico de autismo leve.
O autismo leve, conhecido também como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou Síndrome de Asperger, partilha muita das características conhecidas do autismo, mas habitualmente num grau menos profundo. Ao contrário dos autistas “clássicos”, que normalmente estão ausentes e desinteressados do mundo que os rodeia, muitos “aspies” querem ser sociáveis e gostam do contato humano. Têm, no entanto, dificuldade em perceber sinais não-verbais, incluindo os sentimentos traduzidos em expressões faciais, o que levanta problemas em criar e manter relações com pessoas que não percebem esta dificuldade.
Geralmente, aprendem a se comunicar repetindo o que o outro diz, o que gera certa dificuldade na comunicação caso o interlocutor não esteja acostumado. Outro detalhe importante é que os “aspies” podem falar com fluência, mas parecem não ligar às reações das pessoas com quem falam. Podem falar sem parar nem mudar de assunto, independentemente do interesse mostrado pelo seu ouvinte, e podem parecer insensíveis aos seus sentimentos. Apesar de poderem dominar a linguagem verbal, têm problemas em entender anedotas, metáforas e entoações. Normalmente falam e leem com pouca entoação e traduzem as palavras de forma literal. Para ajudar um “aspie” a perceber o que se diz, devemos tentar manter uma conversação com frases curtas, precisas e concisas.
Pessoas “aspies” podem ser excelentes na memorização de fatos e números mas têm normalmente dificuldade ao nível do pensamento abstrato. Isto é causa frequente de problemas na aprendizagem, em ambiente escolar, de matérias como o português ou filosofia. No entanto, podem ser excelentes na matemática ou geografia. Um autista leve sofre mais com barulhos incômodos, ambientes agitados, roupa de tecido não tão confortável ou comida com espessura, cheiro ou gosto diferente do que está acostumado. São frequentes outras alterações sensoriais, como hipersensibilidade a luzes e ao toque. No caso, o nosso Inuyasha tem hiperacusia, que nada mais é do que uma acuidade auditiva exacerbada, com audição dolorosa de certos sons (sobretudo os agudos).

Atenção

Lembre-se de que nem todo autista é igual. As limitações do nosso Inuyasha não serão iguais às de outra pessoa autista ou “aspie”, até porque cada ser humano é único e os graus de autismo diferem bastante de pessoa para pessoa.

Vou disponibilizar os links que consultei para escrever o texto.
http://lagartavirapupa.com.br/autismo-leve-nao-e-tao-leve-assim/
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/adultos-convivem-com-o-autismo-sem-saber-e3lpm5x6uftjmtiv09jsashu6
http://habilidadesespeciais.blogspot.com.br/2007/10/sndrome-de-asperger-ou-autismo-leve.html

Então, é isso! Hehe. Se houverem dúvidas, sugestões para o enredo (ou reclamações), sintam-se à vontade para comentar conosco.

Beijos da Mamãe!

~Okaasan



Assistindo: Patati Patatá

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...