~UCanCallMeLeo

UCanCallMeLeo
Nome: Leonardo
Status: Usuário
Sexo: Masculino
Localização: Serra, Espírito Santo, Brasil
Aniversário: 13 de Novembro
Idade: 18
Cadastro:

Literatura: O Realismo e o Naturalismo no Brasil Parte II: O Naturalismo


Postado

Literatura: O Realismo e o Naturalismo no Brasil Parte II: O Naturalismo

Juntamente com o Realismo na prosa, e do Parnasianismo na poesia, o Naturalismo foi uma escola literária que se opôs ao Romantismo. Ele tinha uma ótima muito científica sobre o ser humano, impulsionada principalmente pela teoria Determinista de Hippolyte Taine, que dizia que o comportamento humano é determinado por três aspectos básicos: o meio, a raça e o momento histórico. O marco inicial do Naturalismo foi a obra "Germinal", do escritor francês Émile Zola.
Os romances naturalistas, também chamados de romances de tese, tentavam provar a teoria Determinista de Hippolyte, encarando o homem e a sociedade como objetos a serem estudados, como se os romances e as personagens fossem um laboratório de experiências, os escritores naturalistas usavam conhecimentos da Psicologia, Sociologia e Biologia para explicar casos patológicos individuais, perdendo, muitas vezes, o todo da realidade brasileira. Apesar de o Naturalismo, em razão de seu determinismo, ser muitas vezes estreito e reducionista, foi ele que, pela primeira vez, pôs em primeiro plano o negro, o mulato descriminado, o homossexual, o celibato, os deficientes físicos e mentais, etc., isto é, a literatura era engajada.
No Brasil, a primeira obra naturalista foi "O mulato" de Aluísio Azevedo (também autor de um dos mais importantes romances de nossa literatura "O cortiço"), um dos expoentes da prosa naturalista no Brasil, mas ela também foi cultivada por vários outros escritores, como Inglês de Sousa, Adolfo Caminha, Júlio Ribeiro, entre outros.


Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...