~VenusNoir

VenusNoir
MANDA REQUEST
Nome: Venus Noire
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Fortaleza, Ceará, Brasil
Aniversário: 31 de Março
Idade: 25
Cadastro:

MASHUP: Percy Jackson x Candomblé x MAMA Era Pt I


Postado

Esse é o primeiro jornal de uma série de jornais cujo objetivo é especular/analisar/discutir a possível filiação orixáica (??) de cada membro (ou ex-membro huehe /cretina) do EXO.

Eu sei que a maioria das pessoas que vai ler isso aqui provavelmente não vai ler esperando que o texto seja próprio de uma entendedora pica das galáxias do assunto, mas só pra esclarecer: eu não sou nenhuma expert em candomblé. Umbanda muito menos. O que eu sei eu, eu aprendi lendo artigos na internet e através da minha tia e dos amigos dela que também são do candomblé. Dito isso, o que eu pretendo fazer aqui é o seguinte: cada integrante do EXO tem um poder bem louco, né? Daí, tendo em vista esse poder, o elemento desse poder (?) etc, a gente vai relacionar os meninos com os orixás que mais tem a ver com a mitologia (??) que foi criada em torno deles logo no debut do grupo.

É como se fosse um mashup Percy Jackson x Mama Era x Candomblé. Espero que essa explicação seja o suficiente. Kk :<

Vou começar com aqueles sobre os quais não me resta muita dúvida. Suho e Kris.

O poder do Suho é a manipulação da água. No candomblé, existem vários orixás que tem alguma coisa a ver com água, indo desde chuva a oceano, passando por rio e lagoa e sei lá mais o quê. Tem orixá pra tudo que é tipo de água. Só alguns exemplos pra vocês sentirem o drama: Iemanjá, Obá, Nanã, Oxum, Oloxa, Oloka. Deve ter outros que eu não conheço também. Mas, pra resolver esse impasse, a gente precisa ir um pouco mais além. Talvez a escolha mais óbvia seja Iemanjá, que é provavelmente a orixá mais conhecida no Brasil. Ela é sereia, rainha do mar, todo mundo conhece Iemanjá. Só que ela tem características que eu não consigo relacionar ao Suho. Por exemplo, os filhos de Iemanjá são conhecidos por serem rancorosos, orgulhosos, possessivos, exigentes. Eles têm toda uma vibe impetuosa em torno deles. Talvez vocês que são mais ligadas no EXO saibam mais do que eu, mas eu particularmente não sinto muito isso da parte do Suho?

Obá, Nanã, Oloxa e Oloka eu nem conto pra Suho, apesar de eu a princípio ter levado em conta esses também. Mas foi só por causa do elemento água mesmo hehe Enfim, nessa realidade alternativa, Suho é de Oxum. E olhe lá se não for de Oxum na vida real também.

Escutem só o que eu vou falar de Oxum. Depois vocês me dizem se não tem muito a ver com Suho. Escutem só: Oxum é a orixá da beleza, do amor (tem muito de romântico no amor que Oxum representa, eu ouso dizer, mas não só. Ela encarna todo tipo de amor, e quão grande é esse amor), da feminilidade e da fertilidade. O domínio dela é a água doce, cachoeiras etc. Ela é chamada de mamãe Oxum, porque tem algo de muito maternal e doce nela. Basta dizer que ela protege as criancinhas e recém-nascidos. Ah, ela também é puro luxo & riqueza. A cor dela é amarelo e dourado, eu já li por aí que rosa também, mas é mais comum ouvir falar em amarelo e dourado. Eu acho que ela é bem rica. Em toda imagem de Oxum, ela é representada cheia de ouro e enfeite, ela é super vaidosa. Ele deve ter tanto do ouro, meu povo. Oxum é nossa sugar mama. Oxum é rainha, você é nadinha.

Agora Kris!!! Ele é de Ogum. Por quê? Porque Ogum é São Jorge no sincretismo e São Jorge tem um dragão. Ou matou um dragão, sei lá. Diferentes versões de uma mesma história só servem pra confundir. Enfim. Ogum é tipo, muitas coisas: cavaleiro, guerreiro, ferreiro, forja armas de metais (é por isso que ele quase sempre é representado com uma espada ou uma lança, aliás), tem quem diga também que ele é senhor da guerra, dobrador de fogo da nação do fogo. Mas, mais do que tudo isso: Ogum é pai. Ogum protege seus filhos. A frase mais comum que eu ouço sobre Ogum é essa: Meu pai vence demandas. E é verdade. Sabe o Zeca Pagodinho? Filho de Ogum. Pergunta pra ele se o santo de cabeça dele não é poderoso. E aqui algumas características dos filhos de Ogum: obstinados, perseverante, possuidores de grande fibra moral, criativos e impulsivos. É daquele tipo de gente que do nada vira a pá, e você que tá de fora fica só na sua, observando sem entender porra nenhuma do que tá acontecendo?? Mas na verdade eles são bem coerentes, mesmo nessas mudanças de humor. Eles são muito ativos também. É aquele pessoal que vence na vida, enfrenta todas as dificuldades e no fim triunfa. Um povo guerreiro mesmo.

Hoje mais cedo eu estava no twitter falando que Kyungsoo devia ser filho de Nanã. Mas essa declaração foi motivada por um desejo íntimo do meu coração de ter alguma coisa em comum com meu bias, sabe? Ele é de um signo de terra muito do uó e eu sou do signo de fogo mais massa do zodíaco, e eu sou INFP e ele provavelmente é ISTJ (mesmas funções, SooSoo, mas na ordem errada. fdp). Que pelo menos nós compartilhássemos o mesmo santo de cabeça?? Mas, nessa realidade alternativa, Kyungsoo é de Omolu. Eu disse que não conhecia nenhum orixá relacionado à terra? Agora eu conheço!! Omolu. Omolu é meio bizarro. Ele é o orixá da doença, mas também da cura. Aliás, ele parece ser padroeiro ou alguma coisa assim de um monte de doença tensa. Joga no google. Pra vocês que curtem aquele zoeira de SatanSoo. Ele tem uma coisa meio Nanã de ser orixá da vida e da morte, pelo que eu entendi?? E quando a gente diz que o domínio dele é a terra, não é a superfície da terra, mas as entranhas da terra. Uau. Omolu é muito louco. Mad respect for Omolu. Tem muita coisa interessante sobre Omolu (e também sobre os filhos de Omolu) na web, mas eu sugiro que vocês pelo menos passem uma vista por isso aqui: https://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/omulu/

E por enquanto é isso, pessoal. Até o próximo jornal com Kaexu, Chengô e companhia!!! Bsj

Escutando: Deixe a gira girar
Lendo: A WIKIPÉDIA E TODOS OS RESULTADOS DO GOOGLE SOBRE OGUM OXUM OMOLU #n00b

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...