~Hemy_Hathaway

Hemy_Hathaway
*Crítica*
Nome: Vitória
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Manaus, Amazonas, Brasil
Aniversário: 17 de Janeiro
Idade: 15
Cadastro:

Dicas para aperfeiçoar a escrita


Postado

Dicas para aperfeiçoar a escrita

*-* Olá humanóides o/
Estou aqui para apoiar e divulgar uma iniciativa muito bacana da usuária @Tikaett. A ideia do jornal é fazer uma coletânea de dicas para escrever melhor feitas por autoras de fanfics mais experientes. É algo bem interessante e eu particularmente achei muito útil, afinal para quem vai escrever uma fic pela primeira vez ajuda nunca é demais. E não há ninguém melhor para ensinar do que quem faz isso a mais tempo certo?
A última usuária a acrescentar sua dica pessoal foi a @OlivieneBlack15 e ela me marcou para acrescentar a minha. Lá vai o jornal:

1ª DICA - SEMPRE QUE FOR LER ALGO, OBSERVE BEM A GRAFIA DAS PALAVRAS.

Pode parecer meio bobo, mas ajuda bastante. Sempre que você for ler algo (E imagino que se você quer ser escritor você é um leitor fluente), observe bem a Grafia das palavras. Se você prestar bem atenção nesses detalhes, você vai acabar levando isso consigo e na hora de escrever você já vai ter uma noção do que está certo e do que está errado. O que pode ajudar bastante também, é você não só prestar atenção na grafia, mas também prestar atenção na pontuação. Querendo ou não, pontuação é uma coisa muito importante na hora de escrever. Um erro muito grotesco na pontuação pode dificultar muito o entendimento do leitor e vai tornar a leitura uma coisa confusa e consequentemente chata. Quem vai querer ler algo que não entende?

2ª DICA - USAR UM PROGRAMA ADEQUADO PARA ESCREVER.

Faça uso de programas de escrita que te ajudem. Eu pessoalmente uso o Microsoft Word e acho ele muito eficiente, (Além de já vir instalado na maioria dos computadores, ou pelo menos com o meu foi assim). Claro que de vez em quando mesmo com o auxilio desse tipo de programa você acaba deixando passar uma coisinha aqui e ali, mas mesmo assim, acredito que não vai ser nada muito grave e com revisões bem feitas da pra corrigir.

3ª DICA - TER UM CADERNINHO PRÓPRIO PRA SE ORGANIZAR.

Eu acho importante você ter uma boa parte das coisas que você faz nas suas fanfics ou histórias notificadas em um caderninho, principalmente se for uma história completamente original sua por que geralmente, como é você quem cria, ela fica com uma quantidade de detalhes imensa e as vezes nosso HD não dá conta né? Escreva tudo o que você acha importante: Sinopse, nome e sobrenome dos personagens, nome das ruas, fatos históricos ou lendas que você inventou especialmente pra o mundo em que sua história se passa, acontecimentos que ainda vão ser escritos e que você não quer esquecer, coisas desse tipo! Eu acho bem divertido se organizar dessa forma por que você se sente realmente comprometido com aquilo que tu tá fazendo, além de ajudar muito futuramente. Já pensou ter que reler todos os capítulos anteriores só pra lembrar o Sobrenome de um personagem secundário? Não da né...

4ª DICA – OS TRÊS C’s: COESÃO, COERÊNCIA E CONCISÃO

A dica é aquilo que o título aborda. Seja coeso, sempre busque aperfeiçoar e ampliar o seu vocabulário para evitar a repetição de palavras. Ficar repetindo o mesmo termo muitas vezes se torna muito cansativo para o leitor e transforma seu texto em um atentado à língua portuguesa:
Ex: Perola saiu da sala raivosa. A menina estava possessa, não acreditava no que acabara de ouvir. Raiva tomou a menina fazendo o corpo da menina tremer. A consciência havia deixado seu corpo, e por um instante a menina não era a mesma menina justa e gentil tão conhecida pelos amigos...
Não faça isso. A história pode ser boa, mas acaba ficando maçante para qualquer um. Seja coerente, depois de colocar um fato na história que serve se base para o leitor não o contradiga futuramente. Tenha ideias fixas sobre o que quer fazer e coloque em prática. Nunca pule os fatos nem embaralhe nada, se a sua história não for uma coexistência de passado, presente e futuro, não há necessidade de deixar os fatos desorganizados cronologicamente. Coloque tudo em ordem de acontecimento, ou o texto acabará confuso. Também evite misturar assuntos que não se relacionam de forma alguma.
Ex: O amanhecer despontava sobre a montanha, os olhos do garoto estavam na lua que o encarava como se zombasse de sua desgraça.
Acho que deu para entender o que eu quero dizer. E, por fim, seja conciso. Não é necessário ficar repetindo a mesma ideia de formas diferentes, isso torna o texto grande, mas um verdadeiro pandemônio. Você não precisa fazer um texto muito extenso, e se ele for grande deve ter conteúdo. Domine o assunto do qual escolheu, pesquise e tenha uma base sobre o que falar, seu texto será um sucesso!

Eu espero muito ter ajudado essa iniciativa para os fanfiqueiros novatos. É algo muito interessante e que vale a pena tomar nota. Agora eu desafio a @carolmunhoz e a @LuACosta que são duas autoras muito boas com dicas excelentes para compartilhar.
Bjão

Escutando: Beautiful Pain - Eminem ft Sia
Assistindo: O jogo do Brasil e do Canadá.... Vai Brasil
Comendo: Sopinha de carne *-*

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...