~ace- - Clan Wasahira

ace-
It's almost org[as]mic
Nome: Agie
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Brasilia, Distrito Federal, Brasil
Aniversário: 24 de Março
Idade: 16
Cadastro:

[K-Project] Aula II


Postado



Bom pessoal, eu resolvi postar a aula antes de segunda porque no meu curso já estou entrando em consoantes de suporte, ou seja, já está um pouco à frente desse assunto das vogais; então resolvi postar antes que me esquecesse de detalhes importantes. À propósito, se o feedback for alto depois desta aula eu postarei a terceira nessa semana (segunda/terça).


Aula II

+ Vogais principais, fonemas, forma bucal e o jeito correto de se escrever.


Bom galerinha a aula hoje é sobre as vogais principais. Sim, eu sei que muitos de vocês já as conhecem por conta de aulas online, doramas, músicas etc. Mas como estão sendo alfabetizados, eu irei lhes explicar o que as aulas online e o romanizado vilão não lhe explicaram. acreditem, eu também achava que manjava de vogal antes de entrar no curso


As vogais principais


As vogais em Hangul são ao todo 21, mas existem 10 principais e dentre esse grupo seleto há um grupo ainda mais seleto das mais "comuns", por assim dizer. Estas são as 6:






Atenção: A forma bucal na hora de ser pronunciar as vogais é de suma importância.



A primeira vogal (vamos representar o fonema desta e das outras romanizadamente apenas para ilustrar
) {a}, não é nenhuma novidade para nós brasileiros, apenas pronuncie como se pronunciaria um "a" nosso.

A segunda vogal {ó}, também não é novidade em vista que pronunciamos o nosso "o" da mesma forma. Ex: (* 0 *)

A terceira {o}, pode ser um tanto nova para alguns de nós que na escola aprenderam que "o" tem som de "ó" e não de "o" mas para pronunciá-la basta fazer um círculo perfeito (e pequeno) com a sua boca. Ex: (* o *)

Não confundam os fonemas desses dois, confundi-los pode causar confusão à quem escuta.

A quarta {u}, é muitíssimo familiar, apenas pronunciem como o nosso "u".

A quinta é uma grande novidade para nós e para alguns pode ser bem pentelha na hora de se pronunciar; {ü}. Para pronunciá-la sua língua e seus dentes devem estar retos como se você fosse pronunciar "i" mas ao invés de falar "i" você fala "u" e sairá uma espécie de onomatopeia de nojinho.

Tomem muuito cuidado pessoal. Tem muitos lugares que ensinam que essa vogal é na verdade "eu" assim como dizem que a de fonema {ó} é "eo". Por favor, esqueçam o romanizado! Como essas vogais poderiam ter esses sons ou como consoantes poderiam ter os mesmos sons das nossas se é uma língua completamente diferente? Eu te respondo: não tem como. Então esqueçam o romanizado, a vogal tem o som da vogal e acabou ok? Só usamos algumas representações para facilitar mas não confiem no romanizado.

A sexta e última dessa listinha tem fonema {i} e é bem familiar à nós.


As outras quatro vogais principais



Áudio


Se você já se familiarizou com as vogais de cima, pronunciar estas será moleza, mas atenção: nunca pronunciem "i a" separadamente, se você pronunciar essas vogais separadamente será considerado hiato e dois sons de vogal na mesma sílaba em Hangul é proibido.



A forma correta de escrever as vogais


Sim, existe uma ordem para escrever as vogais. Elas sempre devem ser escritas de cima pra baixo e da esquerda para a direita. Todas elas começam de cima para baixo exceto a vogal de fonema {ó} em que o pauzinho menor ganha prioridade e na vogal de fonema {u} em que o pauzinho de cima (sim porque nessa vogal os pauzinhos são do mesmo tamanho) ganha prioridade. E assim como essas duas vogais, as suas "filhas" {yó} e {yu} devem ser escritas da mesma forma quando os pauzinhos menores ganham prioridade e o pauzinho de cima também é rei.

Quando escritas em conjunto com as consoantes para formar vocábulos, as vogais SEMPRE devem ser maiores (o pauzinho maior) que as consoantes. Porque Ace? Para te lembrar mais uma vez que a vogal é quem manda.


As quatro fontes coreanas


Aqui no ocidente é fácil achar várias fontes diferentes, umas mais quadradas, outras mais cheias de frufru, quem edita que o diga. No entanto na Coreia existem apenas 4 fontes! Imagina você querendo editar uma coisa bonitinha usando coreano e só ter quatro fontes... desesperador ao meu ver. Vou apresentar à vocês as quatro fontes e explicar um pouco sobre elas.




Essa é bem bonitinha, tem umas firoulinhas em cima, aqui e acolá e é uma das preferidas dos coreanos que apreciam uma escrita bonita. Sim, você pode usar ela para escrever normalmente em coreano MAS pra gente que é iniciante em alfabetização o ideal é deixar esta para depois, ok?




Essa já é completamente quadradona e é uma das que geralmente usamos para iniciantes já que é fácil de se escrever.




Percebam como esta é bem parecida com a primeira, no entanto ela parece mais rústica não é mesmo? Essa fonte é de pincel, você pode até tentar escrever usando ela mas no final sairá a primeira, ou seja, esta aqui é exclusivamente para pincel.




Esta foi a que eu utilizei para dar os exemplos mais cedo. É bem parecida com a segunda, a diferença é o arredondamento das pontinhas que quando passados pro papel são meramente ignorados e o que conta mesmo são as proporções e a distância entre os pauzinhos menores.



Então pessoal esta foi a aula de vogais principais, aula que vem vamos partir para as consoantes. Mas Ace e as outras vogais? Bem, eu ainda não cheguei nelas no curso, mas quando chegar eu venho explicar para vocês, certo? Enfim espero que tenha ficado de fácil entendimento <3


Dever de casa: Treinar a escrita das vogais, a pronuncia e esquecer de uma vez o romanizado.


Nos vemos na próxima aula, espero comentários. Kissus
<3



Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...