~ace- - Clan Wasahira

ace-
It's almost org[as]mic
Nome: Agie
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: Brasilia, Distrito Federal, Brasil
Aniversário: 24 de Março
Idade: 16
Cadastro:

[K-Project] Aula III


Postado



Bom pessoal de novo eu decidi postar a aula antes pelo mesmo motivo que comentei na aula anterior. De novo, se o feedback for alto eu postarei a segunda parte das aulas de consoante ainda esta semana. Pessoal vou fazer um apelo àqueles que se inscreveram nas aulas mas não comentaram: eu estou fazendo isso de bom grado, repassando de graça o conhecimento que está me sendo passado por 100 R$ ao mês no curso e tudo o que pedi/peço para vocês em troca é um simples comentário. Eu fico muito agradecida àqueles que comentam, mostra que pelo o menos alguns estão acompanhando, até porque não dá para eu saber quem está acompanhando se a pessoa não comentar, entendem? Enfim, eu não pararei as aulas porque têm algumas pessoas que realmente estão interessadas e continuarei o projeto por essas pessoas.


Aula III

+ Consoantes, nome, som, escrita.


Bom galerinha a aula hoje é sobre consoantes. Ao todo são 19, elas servem para auxiliar o som das vogais, não seguem uma ordem como o nosso abc e diferente das vogais, cada uma tem um nome. Como são muitas, hoje eu vou vos apresentar somente 5, de forma que essa aula de consoantes será dividida em 3 ou mais partes dependendo do desenvolvimento de vocês.

Ah mas Ace, eu já aprendi tudo sobre consoantes em um vídeo/site etc.

Se eles te ensinaram direitinho então tudo bem, mas vale a pena dar uma olhada nessa aula pois eu realmente estou explicando em detalhes, coisa que a maioria dos professores online não explicam. (experiência própria)
Sem falar que eu mesma já vi muitos lugares ensinando que, por exemplo o ㅎ é "h" quando na verdade tem som de "rr", mais uma vez uma coisa mal explicada graças ao embasamento no romanizado. De novo: Romanizado não é coreano.




Acima temos o nome da consoante e um áudio com a pronúncia do nome dela. Essa consoante tem som de "g" de gato.




Acima eu coloquei algumas fontes diferentes dessa mesma consoante para que vocês possam a reconhecer em grafias diferenciadas. São as fontes: "Dotumche" "Batangche" "Gulimche" "gungsuhche" e "Malgum.

PS: corrigindo um errinho da aula passada, a fonte "gungsuhche" aquela de pincel, não está nas "oficiais" de pc mesmo já que ela é feita apenas para pincel, o certo seria a "Malgum" no lugar dela, mas eu a (gungsuhche) coloquei aqui nos exemplos também.


Como dito aula passada, existe uma ordem para se escrever as letrinhas em coreano. Com essa não é diferente, é uma das mais fáceis para se escrever (se não a mais fácil) e você só precisa de um movimento (diz-se não precisará desgrudar o lápis do papel) para escrevê-la. Começa da esquerda para direita e então você pode descer.

PS: Para essa aula estou usando a fonte "Malgum" para demonstrar.




Acima uma demonstração de como pronunciar os encontros entre essa consoante + vogal, e uma representação escrita de como ela se comporta perante vogais verticais e vogais horizontais.

Percebe-se que ela tem uma curvatura quando escrita com vogais verticais e é completamente reta se tratando de vogais horizontais. Fiquem atentos à isso e escrevam ela corretamente, certo?

Ps: Como visto, as vogais são maiores que a consoante, e isso serve para toda consoante. A vogal sempre deve ser maior, pois é ela quem manda.


Alguns exemplos de palavras que são escritas com ㄱ:

그 -> Ele 기 -> bandeira, energia 구 -> nove

Áudio

고기 -> carne 가구 -> móvel/movéis

Áudio





Esta tem som de "n" de nada. O nome dela é até fácil de se pronunciar.




Como podem ver ela é muito parecida com a consoante anterior, parece mais o reverso dela não é? É porque é mesmo. Para escrevê-la basta um movimento: de cima para baixo e então para a direita. Bem simples.




Assim como a anterior, essa consoante também se comporta diferente com vogais verticais e tem uma leve curvatura para cima, enquanto que com vogais horizontais ela continua retinha.


Exemplos:

나 -> Eu 너 -> Você

Áudio

Exemplos de palavras que englobam consoante ㄱ e ㄴ:

그녀 -> Ela 누구? -> Quem?

Áudio


Ps: Tomem muito cuidado ao pronunciar esse "ela" em coreano pois se você acabar acrescentando um som de "n" no final, vai estar xingando a garota de puta/vagabunda/cadela. .-.







Como visto acima ela tem som de "d" e como ouviram ali no áudio da pronúncia do nome, deve-se pronunciar o "di" como se pronunciaria "dado" não como "dia", se você pronunciar com som de "dia" vai cair em outra consoante. Prestem atenção!




Essa é uma das mais chatinhas pra escrever (na minha opinião). Ah mas Ace é só fazer tchutchutchu de uma vez, ué. Não, meus caros, não é. Ela é escrita em dois movimentos: primeiro o pauzinho deitado de cima que tem que ser E para D, depois vc desgruda o lápis do papel e vai de C para B e então para D de novo. Facilitando: Você primeiro vai fazer ㅡ e depois ㄴ.




Como podem ver ela se alonga um pouco mais e tem uma leve curvatura para cima quando em conjunto com VV e com VH ela continua retinha e do tamanho original.


Exemplos de palavras com ㄷ:

도구 -> Ferramenta 구두 -> sapato

Áudio





Perceberam que essa é a primeira dessa lista que começa com um som (l) e termina com outro (r)? Isso é coisa para se explicar em outra aula (lê-se consoantes de suporte). Como visto acima, você pode pronunciar ela como "l" ou "r" tanto faz. Mas o "r" que deve ser pronunciado em questão não é o "r" de rato e sim o "r" de "laRanja", esse "r" meio tremido. De acordo com minha professora Suna Kim, você pode deixar puxado mais para o "l" ou para o "r" que é aceitável, massss como ela disse, o som original é de "L".




Essa ganha o prêmio de chata para se escrever. É um saco. Para escrevê-la você precisa fazer 3 movimentos sendo eles: primeiro da esquerda para a direita e descendo, segundo você vai puxar o pauzinho do meio da E para D e terceiro você vai puxar de cima para baixo e então seguir para a direita. Facilitando: Primeiro você vai fazer um ㄱ, depois um ㅡ e então um ㄴ.




Acima temos um áudio com ambas as pronúncias (L e R), mas a original é a primeira pronúncia. Como podem ver ela também se alonga e tem uma leve curvatura com VV e continua reta e com o tamanho original em conjunto com VH.


Alguns exemplos de palavras com ㄹ:

도로 -> estrada 나라 -> país

Áudio





Para pronunciar o nome, no final sua boca tem de estar completamente fechada. Essa possui som de "M" de mulher.




Sim, é um quadrado mas não se escreve igual um quadrado simples (-.- tem que complicar essa pleura né?). Ele é feito em 3 movimentos, sendo eles: primeiro de cima para baixo, segundo pega-se daquela partezinha de cima e puxa pra direita e depois pra baixo, terceiro pega da parte de baixo do 1 e vai da E para D. Facilitando: primeiro faça um ㅣ depois um ㄱ e então um ㅡ.




É bem simples de pronunciar e bem chatinha de escrever. Assim como as anteriores, essa fica mais "alta" quando conjunta à VV mas não tem nenhuma curvatura, e com VH ela apresenta o tamanho original, mas fica menor quando em conjunto com ㅜ e ㅠ.


Exemplos de palavras com ㅁ:

모기 -> Pernilongo 나무 -> Árvore 고구마 -> Batata doce

Áudio



E essa foi nossa aulinha de hoje pessoal, espero que tenha sido produtiva e de fácil compreensão. Espero comentários sejam eles de dúvida ou não.

Kissus e até a próxima aula <3




Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...