~xhasashi

xhasashi
Kemi
Nome: Akemi Hasashi
Status: Usuário
Sexo: Feminino
Localização: São Paulo, São Paulo, Brasil
Aniversário: 22 de Março
Idade: 24
Cadastro:

Precisamos falar sobre relacionamentos abusivos


Postado

Precisamos falar sobre relacionamentos abusivos

Novamente estamos aqui para problematizar, afinal é assim que começamos a fazer as pessoas enxergarem alguma coisa, não é? E não tem essa de ''se não gosta, não leia'' porque é algo extremamente sério que sinceramente não rola de deixar quieto. Não sou a pessoa mais experiente desse mundo, mas posso adiantar que já passei por poucas boas com pessoas que julguei confiáveis, uma delas inclusive chamei de "melhor amigo".

Imaginem a seguinte situação: Se você começa a namorar com alguém e gosta realmente dessa pessoal, você não precisa prendê-la e nem deve aceitar que façam o mesmo contigo, nascemos livres, certo? Não somos metades, somos inteiros que encontram outros inteiros para partilhar nossas vidas. Até aí, ok e lindo.

A coisa começa a estar errado quando o seu parceiro começa a te prender, você deixa de ver amigos, família ou sair pra qualquer lugar por causa do ciúmes dessa pessoa. Você deixa de viver. Com isso começam os problemas, ele sempre te diminui pra crescer.

''Como assim, Hasashi?''
Respondo:

Imagine você namorar uma pessoa que detone sua autoestima todos os dias, acabe com tudo que você faz, detona tudo que vem de bom seu...para olhar para você e dizer: Você tem sorte de estar comigo, outra pessoa jamais te aceitaria. Faz você se sentir um lixo, a pior pessoa do mundo. Daí vocês dois brigam: Você tinha certeza que estava certa, mas ao final da briga você está pedindo desculpas e se sentindo culpada. Mas você não estava certa? A pessoa não fez algo que te magoou? Porque você está pedindo desculpas?

Namoros, noivados, casamentos...ou até mesmo qualquer relacionamento que envolva sentimentos precisam ter reciprocidade, amor, cumplicidade e principalmente: Respeito. Se você está com alguém que só te diminui, te agride psicologicamente e fisicamente, te proibi de ver amigos, família, tem um ciúmes enorme...isso é um relacionamento abusivo.

''Relações abusivas são caracterizadas por jogos de controle, violência, ciúmes, abstinência sexual e frieza emocional. É difícil identificar uma pessoa abusiva. Costuma ser esperta e pode facilmente fazer com que você pense que não é boa/m o suficiente e que tudo é por sua culpa. É tão difícil recuperar-se de um abuso emocional como é de um abuso físico. O abuso emocional provoca baixa auto-estima e depressão. Uma pessoa abusiva pode dizer que ama você e que irá mudar, portanto você não tem que deixá-la. No entanto, quanto mais vezes você a recebe de volta, mais controle ela ganhará sobre você. Promessas vazias tornam-se a norma. Tenha certeza de prestar atenção em suas ações e não apenas em suas palavras. Relacionamentos abusivos nunca são abusivos no início.''


''Mas miga, qual raio do motivo que você está falando tudo isso?''

Eu não sou nova e muito menos criança e já estou na casa dos 20. Mas vejo a quantidade de meninas e meninos novos que leem e escrevem fanfics...vocês tem noção do que escrevem? Romantizar relacionamentos não saudáveis não é legal gente.

Vamos usar um caso recente: Coringa e Arlequina.

Tenho um orgulho absurdo de ler leitora de quadrinhos a um certo tempo, e já ter lido muitas coisas da Arlequina. Deixa eu contar uma coisa: O Coringa e ela não tem relações. Sim, não existe sexo, beijo, abraço, carinho ou coisa do tipo: Ele manipula ela por MALDADE. Ela é o saco de pancada dele, ele sabe que a Harley vai voltar quando ele quiser.

(Recomendo a leitura de Paixões Perigosas, dela e da Hera Venenosa).

Se você não lê gibi, as animações antigas do Batman, Liga da Justiça e afins sempre mostraram que não tinha nada de bonito: Só um agressor com sua vítima.Tenho certeza que ninguém deseja ser agredido, preso, sofrer tortura psicológica ou ser manipulado: Então PORQUE escrevem sobre isso? Falam sobre isso como algo bonito? Vocês tem noção do quão prejudicial isso é?

Parem com isso, sério.

Caso você não tenha entendido ainda...deixo aqui uma lista de 20 coisas que são sinais de um relacionamento abusivo.

1 – Seu parceiro te humilha e faz piada a seu respeito quando vocês estão entre amigos;
2 – Ele está frequentemente discordando das suas opiniões e desconsidera suas ideias, sugestões e necessidades;
3 – Ele tem a habilidade de fazer com que você se sinta mal a respeito de si mesma;
4 – Quando você reclama, ele diz que você é “muito sensível”;
5 – Ele tenta te controlar e te trata como uma criança
6 – Ele quer controlar a maneira como você se comporta;
7 – Você sente que precisa pedir permissão para sair sozinha;
8 – Ele controla seus gastos financeiros;
9 – Ele tenta e muitas vezes consegue, diminuir seus sonhos, suas conquistas e esperanças;
10 – Ele faz com que você se sinta sempre errada;
11 – Ele olha para você com reprovação;
12 – Ele adora apontar suas falhas e defeitos;
13 – Ele costuma fazer acusações mentirosas a seu respeito;
14 – Ele não consegue rir de si mesmo e se sente irritado se é alvo de algum tipo de piada;
15 – Ele age com intolerância e desrespeito. É do tipo que não consegue se desculpar pelos próprios erros e coloca sempre a culpa nos outros;
16 – Ele acaba fazendo o que quer, independente da sua opinião e de seu consentimento;
17 – Na maior parte do tempo, ele age com distanciamento emocional e parece ser incapaz de demonstrar sensibilidade;
18 – Ele não demonstra empatia e compaixão;
19 – Ele divide as suas informações pessoais com outras pessoas;
20 – Ele nega que age de maneira abusiva quando é confrontado;
Link: http://goo.gl/Axafvf


Existem milhares de pessoas que passaram e passam por isso, não tratem isso com romantismo...isso é sério.
Acordem pra vida.

Escutando: Beyoncé - Best thing i never had

Gostou da Jornal? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...