Sobre o Spirit Fanfics e Histórias

O Spirit é uma plataforma de autopublicação de livros, sejam eles no formato de Fanfics ou de Histórias Originais.

Constantemente atualizado com novas funcionalidades e adaptado a novos padrões de programação e de tecnologia, que visam melhorar a estrutura do site e aperfeiçoá-lo, o Spirit procura garantir aos seus adeptos uma boa navegação e um ambiente ideal, para que possam se relacionar e se divertir com as ferramentas disponibilizadas.

Para manter a ordem nesse espaço de produção e de conhecimento, os administradores estão sempre zelando pela aplicação dos termos e regras de envio nos conteúdos adicionados, visando que o ambiente seja condizente com as regras criadas e mantendo o bom funcionamento da plataforma.

VANTAGENS DA AUTOPUBLICAÇÃO

Na autopublicação você mesmo publica sua história rapidamente sem precisar de uma editora, em um processo simples e rápido.*

No Spirit você não precisa ter concluído a história antes de publicá-la, pois, pode ir postando os capítulos de pouco e pouco e, assim, pode receber o feedback de cada um deles, conseguindo, desta forma, saber o que está dando ou não certo, conhecendo seu público alvo e com isto, melhorando sua história.

Por causa destas vantagens, muitas pessoas conseguiram começar suas carreiras de escritores profissionais.

Exemplos de grandes escritores que começaram como escritores amadores de fanfics: Kimberly Mascarenhas (autora de Soul Rebel, Ed. Leya); Cassandra Clare (autora de Instrumentos Mortais, Ed. Galera Record); Erika Leonard James (autora de Cinquenta Tons de Cinza, Ed. Intrínseca), Anna Todd (autora de After, Ed. Paralela), entre outros.

* Para uma maior segurança do autor, é recomendável que ele registre a obra dele nos órgão competentes de seus respectivo país.

O QUE É FANFIC?

Fanfics, ou seu termo em inglês fanfictions, são histórias criadas por fãs baseadas em animes, bandas, celebridades, séries, mangás, games, músicos, livros, filmes, histórias em quadrinhos e outros diversos assuntos. Os personagens e ambientes das obras servem de inspiração para a criação dos enredos das ficções, porém, essas são desenvolvidas segundo as ideias do autor, podendo criar relacionamentos e realidades paralelas completamente diferentes das vistas nas histórias originais.

As fanfics são um fenômeno sociocultural disseminado pelas redes sociais e sites, e estimulam o desenvolvimento e amadurecimento da expressão escrita e da leitura, por meio da produção de conteúdo narrativo baseado em temas da cultura pop. Sua relevância é confirmada pelo crescimento da publicação de trabalhos acadêmicos abordando a importância das fanfictions para a cultura e produção literária.

IMPACTO SOCIAL

Nosso maior orgulho é saber que muitos dos nossos leitores passaram a gostar de ler e escrever depois de conhecer o Spirit, pois, antes disto, nunca haviam lido um livro na vida. São milhares de jovens que não tinham acesso à literatura e/ou não tinham interesse nos conteúdos publicados, pelas editoras tradicionais.

ESTATÍSTICAS

Atualmente (06/03/2017) a média diária é de 1.500 novas histórias, 8.500 novos capítulos e 2.400 novos cadastros de usuários. No total, são mais de 507.993 histórias, 3.305.925 capítulos e 1.761.630 usuários cadastrados.

Abaixo, para referências, seguem algumas estatísticas providas pelo Google Analytics*, do período entre 11/12/2015 e 10/01/2016:

11.377.354 Visitas
1.819.063 Visitantes únicos
92.988.376 Visualizações de página
00:20:58 Tempo médio no site
13,05% Porcentagem de novas visitas

O Spirit Fanfics e Histórias tem um alcance de público nacional e em países de língua portuguesa, como Portugal e Angola. No Brasil, o número de acessos mais expressivos vem de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com o lançamento do aplicativo Spirit para dispositivos móveis, a rede foi ampliada de maneira expressiva, facilitando a portabilidade da utilização das mesmas ferramentas disponibilizadas pelo site.

*Google Analytics: https://www.google.com/analytics/